John John Florence foi o único surfista que conseguiu furar o domínio brasileiro iniciado por Gabriel Medina em 2014. O havaiano se tornou tricampeão mundial pela WSL, vencendo nos anos de 2016, 2017 e 2024.

Apesar de sua ampla rivalidade com Gabriel Medina, a bateria mais tensa da carreira de John John foi contra outro brasileiro, Italo Ferreira, no WSL Finals de 2024.

Em entrevista ao canal de Rich Roll, o havaiano explicou que o evento que garantiu seu último título mundial foi o de maior pressão de toda sua trajetória no circuito mundial.

John John Florence elege o WSL Finals contra Italo Ferreira como a maior pressão de sua carreira

John John Florence explicou como faz para superar essas situações de tensão e também afirmou que o WSL Finals contra Italo Ferreira foi o evento em que se sentiu muito pressionado.

E isso é algo que, pelo menos nos últimos anos, eu tenho aprendido cada vez mais: simplesmente aceitar as situações como elas são. Um exemplo foi a bateria do Mundial em Lower Trestles, na Califórnia, [contra Italo Ferreira] no ano passado. Foi o evento de maior pressão que já surfei.

Em seguida, Florence revelou que fica nervoso com uma praia cheia, mas detalhou que conseguiu aproveitar esse momento único da vida, que era disputar um título mundial.

Quando tem muita gente, eu fico realmente nervoso. Acho que qualquer um ficaria. Mas uma coisa que lembro bem é que, quando comecei a caminhar até a areia, logo de cara, todo mundo estava gritando.

E aí eu pensei: ‘Vou bloquear tudo e fingir que estou sozinho, surfando sozinho’. Só que, de repente, eu mudei: ‘Não, espera aí, que momento incrível é esse. Eu só vou aceitar’.

Senti como se tivesse vivido um momento de abertura, sabe? Como se fosse: ‘Isso é muito legal. Todo mundo está torcendo por mim, estou indo disputar uma bateria de título mundial. Não sei o que vai acontecer, mas que momento único da minha vida’.

Por fim, o havaiano relembrou que passou boa parte da bateria esperando por sua primeira onda, mas que, quando ela veio, tudo começou a fluir naturalmente.

Acho que foi aí que consegui quase rir da situação toda. Entrei na primeira bateria, fiquei sentado 20 minutos sem entrar uma onda sequer, e consegui olhar para aquilo não como ‘minha chance é agora’, mas como: ‘Que engraçado isso estar acontecendo assim’. E então tudo fluiu’.

A decisão do WSL Finals 2024 entre John John Florence e Italo Ferreira

Chegando como líder do ranking, John John Florence viu uma performance arrasadora de Italo Ferreira, que saiu da quinta colocação derrubando Ethan Ewing, Jack Robinson e Griffin Colapinto para fazer a decisão.

Apesar de chegar empolgado, Italo não conseguiu superar John John. Na primeira bateria, as coisas foram equilibradas. O brasileiro abusou dos aéreos e abriu larga vantagem.

No entanto, Florence só precisou de duas ondas para vencer, virando com um 8.33 no estouro do cronômetro. Resultado que até hoje é muito questionado.

Já na segunda bateria, a que garantiu o título de John, o havaiano se mostrou superior do início ao fim e acabou levando seu terceiro mundial para casa.

Italo Ferreira já contestou essa decisão do WSL Finals

No início de 2025, Italo Ferreira comentou sobre a decisão diante de John John Florence e revelou que, na sua opinião, não foi derrotado pelo havaiano.

O ano passado [2024] foi bem perto, foi definido no detalhe ali. Na minha cabeça, eu não perdi para o John John Florence aquele dia. Ele só saiu com o troféu.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.