Nesta segunda-feira (26), Jadson André revelou em suas redes sociais que está abrindo mão de sua vaga na primeira etapa do Challenger Series, que ocorre na Austrália, a partir do dia 2 de junho.

O brasileiro precisou abrir mão do evento após uma crise de hérnia de disco na cervical. O problema de Jadson acabou criando uma polêmica nos bastidores, já que a WSL precisou definir quem ficará com a vaga do brasileiro.

Oficialmente, como a saída aconteceu com o prazo de inscrição já encerrado, a WSL deve seguir a ordem global de alternates. Porém, essa escolha causou polêmica após a liga ignorar o brasileiro Kauê Germano.

O problema de Jadson André e a polêmica por conta de sua vaga

Em vídeo em sua rede social, Jadson André lamentou o fato de precisar abrir mão da disputa da primeira etapa do Challenger Series, na Austrália, e ainda revelou que chegou a embarcar para o evento.

Fala, galera, passando aqui para informar vocês sobre essa lesão que eu estou tendo. Não vou participar da primeira etapa do CS, lá na Austrália. Eu venho sofrendo com uma crise de hérnia de disco na minha cervical, especificamente na minha C7.

Tentei até o fim, até o último minuto, ir para a Austrália. Eu já estava a caminho, inscrição feita, passagem comprada. Porém, eu estou sofrendo com essa crise há uns dias. Eu cheguei a embarcar nessa madrugada para a Austrália com escala em São Paulo. Porém, foi o pior voo que eu peguei na minha vida em relação a conforto.

O veterano também desabafou ao afirmar que optar por não participar do primeiro evento do Challenger Series foi uma decisão dura.

Foi uma decisão muito difícil e dolorosa para mim, como vocês me conhecem, não faz parte da minha personalidade desistir de um objetivo meu. De fato, eu não desisti, esse ano são cinco etapas, vou perder a primeira. Agradeço a todos de coração pelas mensagens”, encerrou Jadson André.

WSL cometeu injustiça com o brasileiro Kauê Germano?

Como dito anteriormente, a saída de Jadson André aconteceu com o prazo de inscrição já encerrado. Assim, a WSL seguiu a lista de alternates em ordem global.

Essa fila é composta pelos melhores surfistas do ranking do Challenger Series de 2024 que ainda não estão garantidos na etapa. Por essa lista, os próximos da vez seriam:

  1. Alister Reginato (AUS)

  2. Joshua Burke (BAR)

  3. Kolohe Andino (EUA)

  4. Kauê Germano (BRA)

Porém, apesar de ter sido convidado pela WSL para a disputa do Challenger Series de 2025, Jadson André aparece como um dos cabeça-de-chave da América do Sul para o primeiro evento.

Em sua rede social, Kauê Germano explicou todo o ocorrido e a decisão da WSL.

Jadson André está fora da primeira etapa do CS e WSL ignora brasileiro na fila por vaga
Kauê Germano em sua rede social [WSL]

Vamos explicar… na manhã de hoje, recebi uma mensagem da WSL Brasil falando da desistência do Jadson André na etapa da Austrália. Como eu fui o 8º do ranking do ano passado, automaticamente a vaga é minha.

Porém, eles têm um livro de regras dizendo que, no caso de um atleta do seu continente que se inscreveu e não cancelou a inscrição no prazo final, automaticamente a vaga vai para o próximo alternante — que, nesse caso, é o australiano. (Até aí, ok. A vaga, pelo livro de regras, é dele.)

Porém, fomos a fundo e analisamos melhor: a vaga do Jadson é um wildcard da WSL South America. Então, por ser South America, como vão dar o wildcard do nosso continente para um australiano?

Em conversa exclusiva com a Surf News Brasil em parceria com o Esportelândia, Kauê trouxe mais detalhes e revelou que recebeu apenas respostas curtas e grossas da WSL.

Tive respostas curtas e grossas do pessoal da WSL de fora. Porém, nenhuma resposta sobre o que eu perguntei de certo: ‘Por que dar uma vaga South América para um australiano?’.

O surfista também destacou que espera receber um convite para disputar os próximos eventos do Challenger Series.

O mínimo agora é dar um wildcard (convite) para as próximas etapas. Alguma coisa eles precisam fazer.

Calendário do Challenger Series

O circuito que garante vaga ao tour principal da WSL começa no início deste mês de junho. Confira as datas e as etapas.

  1. Jun 02-08 – Merewether Beach, Newcastle, Austrália
  2. Jun 30-06 Jul – Willard Beach, Ballito, KwaZulu-Natal, África do Sul
  3. Jul 29-03 Ago – Huntington Beach, Califórnia, Estados Unidos
  4. Set 29-05 Out – Praia de Ribeira D´Ilhas, Ericeira, Portugal
  5. Out 11-19 – Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.