Se tem um surfista que provavelmente vai comemorar a mudança de formato da WSL para 2026, esse cara é o australiano Jack Robinson, que perdeu novamente para Italo Ferreira.
Robinson participou de quatro edições do WSL Finals, colecionou derrotas e não conseguiu vencer nenhuma bateria que disputou.
Curiosamente, três das quatro derrotas de Jack Robinson no Finals foram diante de Italo Ferreira.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Mais uma derrota para Italo Ferreira, Jack Robinson é a grande decepção do formato da WSL Finals
É difícil encontrar algum surfista que goste realmente do WSL Finals. O formato acaba em 2025 e dá lugar ao retorno dos pontos corridos para 2026.
Em cinco edições, o Finals coroou quatro campeões: Gabriel Medina, Filipe Toledo, John John Florence e Yago Dora.
Longe dos campeões, o australiano Jack Robinson é o extremo oposto nesse formato. Jack nunca conseguiu vencer um confronto, perdendo quatro vezes para brasileiros.
- 2022 – Italo 16.10 x 13.30 Jack
- 2023 – João Chianca 15.33 x 11.87 Jack
- 2024 – Italo 14.57 x 9.94 Jack
- 2025 – Italo 14.33 x 5.83 Jack
Ver essa foto no Instagram
A única boa atuação de Jack Robinson no Finals foi em 2022, quando até chegou a assustar Italo Ferreira em Trestles. Porém, a energia do brasileiro tirou qualquer chance do australiano.
Em 2023, Robinson acabou superado por um surf poderoso de João Chianca na primeira bateria. Na temporada seguinte, mais um encontro com Italo e outra derrota.
Na ocasião, Jack até tentou vencer na estratégia e no jogo psicológico. Porém, acabou não se conectando com o mar e pareceu fugir de sua característica como surfista de ser um cara frio.
Já nesse ano, a mudança para Fiji colocou o australiano como favorito diante de Italo Ferreira. Ondas grandes, tubulares. Esse é o cenário perfeito para Robinson.
No entanto, o duelo aconteceu em um momento que o mar estava pequeno, azar para Jack. Porém, isso não apagou sua atuação pífia. Robinson não conseguiu ficar em pé até o final de nenhuma onda e terminou com seu pior somatório no WSL Finals: 5.83.
Jack Robinson foi a grande decepção do formato WSL Finals?
Jack tinha a concorrência de Griffin Colapinto como maior decepção do formato WSL Finals. Foram duas participações do norte-americano no seu quintal em Trestles.
Com toda a expectativa, Griffin ficou abaixo nas duas últimas temporadas. Porém, o surfista se redimiu em Fiji, vencendo Italo Ferreira e Jordy Smith com boas atuações.
Assim, o posto de surfista que mais decepcionou durante os cinco anos no WSL Finals fica para Robinson e suas quatro participações sem nenhuma vitória.
Pontos corridos retornam em 2026
Após cinco temporadas de WSL Finals, o formato acabou em 2025. Em 2026, o retorno dos pontos corridos já está confirmado.
Na última vez em que o circuito mundial foi disputado dessa forma, o campeão foi Italo Ferreira, em 2019. Será que esse é um sinal para o bicampeonato mundial do Brabo em 2026?
Vamos aguardar ansiosamente por sete meses até o retorno do circuito mundial da WSL.
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Bolada milionária! Veja quanto Yago Dora faturou com o título mundial no WSL Finals 2025
- Yago Dora e Molly Picklum são campeões mundiais! Veja como foi o WSL Finals 2025
- Yago Dora fala pela primeira vez sobre o título mundial inédito no WSL Finals 2025
- Italo Ferreira fala pela primeira vez após eliminação no WSL Finals 2025
- Quem é Yago Dora, surfista que se tornou o 5º campeão mundial brasileiro da WSL? (2025)