O formato do WSL Finals está dando adeus ao circuito mundial nesta temporada de 2025 para ser substituído pelos pontos corridos em 2026.
No entanto, mesmo com sua edição já agendada e planejada para Fiji, a WSL resolveu fazer uma mudança importante no formato do evento decisivo pelo título mundial.
Durante a transmissão do evento de Jeffreys Bay, a WSL anunciou que o líder do ranking terá uma vantagem a mais no Finals de 2025. Uma vitória na primeira bateria já garantirá o título mundial.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
WSL muda regra do Finals de última hora, entenda a alteração
Antigamente, era necessário vencer duas baterias para ser campeão mundial, mesmo sendo líder do ranking. Essa mudança dará ainda mais poder ao primeiro colocado.
Ver essa foto no Instagram
Agora, quem chegar em Fiji com a lycra amarela terá uma vantagem essencial. Caso o cabeça de chave vença a primeira bateria, não será necessário a disputa de um segundo duelo.
Ou seja, o desafiante do líder do ranking precisará vencer a primeira bateria para forçar mais duas. Confira como seria o WSL Finals se essa regra estivesse em vigor nos últimos anos.
2021
- Masculino: Gabriel Medina teria vencido Filipe Toledo em 1 bateria em vez de 2.
- Feminino: Sem alterações, Carissa Moore teria vencido Tatiana Weston-Webb em 3 baterias.
2022
- Masculino: Filipe Toledo teria vencido Italo Ferreira em 1 bateria em vez de 2.
- Feminino: Sem alterações, Stephanie Gilmore venceu em 2 baterias.
2023
- Masculino: Filipe Toledo teria vencido Ethan Ewing em 1 bateria em vez de 2.
- Feminino: Sem alterações, Caroline Marks venceu Carissa Moore em 2 baterias.
2024
- Masculino: John John Florence teria vencido Italo Ferreira em 1 bateria em vez de 2.
- Feminino: Sem alterações, Caitlin Simmers venceu Caroline Marks em 3 baterias.
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas informações sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- WSL ignora pedido de Gabriel Medina e tricampeão mundial está oficialmente fora da temporada
- Italo Ferreira surpreende e revela quando pretende se aposentar: “Faço isso desde os 8 anos”
- “Filipe Toledo é o melhor surfista dos últimos 15 anos em termos de performance”
- “Estava sentindo muito a pressão”, Tatiana Weston-Webb desabafa sobre pausa na carreira
- Gabriel Medina escolhe seus dois favoritos ao título mundial em Fiji: “São grandes nomes”