A Seleção Brasileira Feminina de goalball repetiu o feito e conquistou a medalha de bronze na Copa Malmö 2023. A equipe treinada Gabriel Goulart segue com boas chances de conquistar a vaga para os Jogos Paralímpicos 2024 após fazer boa campanha neste tradicional torneio que reúne alguns dos principais países na modalidade.
Seleção Brasileira feminina de goalball repete resultado de 2022
A gente está muito satisfeito com mais uma participação nesta competição e com o resultado. As melhores do mundo participaram desse torneio, então é muito importante nossas meninas estarem entre elas…
Foi muito bom ver a união das meninas, a equipe querendo jogar junto. Isto será fundamental para conseguirmos a vaga à Paralimpíada. – disse Gabriel Goulart após o bronze.
Por curiosidade, tanto o técnico como as paratletas Kátia Silva, Jéssica Vitorino e Ana Gabriely Brito são do Distrito Federal, mostrando a força e apoio da região na modalidade. Cabe dizer que Goulart também treina a Seleção Brasileira Masculina de goalball.
Com o bronze das paratletas, a grande missão agora é buscar a vaga em Paris 2024 pelos Jogos Mundiais IBSA em agosto ou no Parapan-Americano em novembro para ficar entre as oito equipes classificadas para os Jogos Paraolímpicos. A seguir, confira os duelos da Seleção no tradicional torneio Copa Malmö 2023:
- Fase de grupos: Seleção Brasileira 10 x 0 Seleção Ucraniana, Seleção Israelense 7 x 7 Seleção Brasileira, Seleção Brasileira 8 x 5 Seleção Dinamarquesa, Seleção Canadense 4 x 10 Seleção Brasileira;
- Semifinal: Seleção Turca 7 x 4 Seleção Brasileira;
- Disputa do bronze: Seleção Estadunidense 2 x 4 Seleção Brasileira;
O que é o goalball?
O goalball surgiu em 1946 pelo austríaco Hans Lorenzen e o alemão Sepp Reindle. A ideia era usar como método de reabilitação dos deficientes visuais veteranos da Segunda Guerra Mundial.
De fato, é um esporte apenas para atletas com deficiência visual. Tanto que os atletas que fisicamente possam ter algum tipo de vantagem, recebem vendas para praticar o goalball, certificando-se de que o jogo seja justo para todos.
A título de informação, em uma partida oficial, as equipes são formadas por três em cada lado e o objetivo é lançar uma bola com sinos embutidos no gol adversário. Detalhe: a bola só pode ser lançada com a mão, nunca chutada.
+ Filipe Marins desafia atleta para confronto na Men’s: “na Classic não dá para pedir”
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.