É possível afirmar que grande parte da população brasileira cresceu lendo e se divertindo com os gibis da Turma da Mônica. Inclusive, muitos dos atletas olímpicos do Brasil hoje também passaram por essa “formação”.

Principal evento esportivo do começo deste ano, os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon 2024 possuem relação com a turminha mais famosa do país. Afinal, uma treinadora brasileira inspirou uma das personagens de Maurício de Sousa.

Personagem da Turma da Mônica em Gangwon 2024

Turma da Mônica - Mirlene Picin
Capa da revista da Turma da Mônica Jovem com a personagem Mika – Divulgação/Maurício de Sousa Produções

A participação do Brasil no biatlo de Gangwon 2024 se encerrou na última terça-feira (23), com o fim da disputa da prova de 6 km Sprint. Representante do país, Mariana Silva ficou com o 89º lugar, terminando como a melhor sul-americana.

No entanto, um dos grandes destaques da prova é a treinadora de Mariana, Mirlene Picin. Aos 43 anos, a multiatleta é considerada como uma grande referência em Ski Cross Country e Biathlon. Contudo, talvez hoje ela seja mais conhecida por ser uma personagem da Turma da Mônica Jovem.

Entre as mais irreverentes personalidades já criadas pela equipe de Maurício de Sousa, Mirlene Picin inspirou a esquiadora Mika, conhecida da versão jovem da turminha de Mônica, Cascão, Magali e Cebolinha.

É um pouco engraçado e estranho porque na maioria das vezes me esqueço da personagem por estar sempre junto com os demais atletas do Brasil.

É muito natural, corriqueiro, mas sei que as novas gerações que vão chegando para a equipe provavelmente me conhecerão primeiro pela personagem.

A reação de Mariana Silva ao descobrir o fato

Atleta treinada por Mirlene Picin, Mariana Silva revela a surpresa que teve ao descobrir que aquela era a pessoa que inspirou Mika.

Quando eu vi que ela postou que viria para Gangwon, pensei: Meu Deus, é a Mika! É incrível ter uma técnica que é personagem da turma da Mônica. Nem acreditei quando vi.

Ler a história dela na revistinha e depois ter ela pessoalmente me dando dicas, me orientando para melhorar foi muito legal. Não é todo dia que a gente está do lado de um personagem de desenho.

Para Mirlene, a importância da personagem em um dos conteúdos mais consumidos por jovens no Brasil é refletida nas palavras de Mariana. A treinadora acredita que participar da Turma da Mônica é, de certa forma, um incentivo para as crianças.

A intenção da Mauricio de Sousa Produções é justamente inspirar e motivar pelos exemplos. Vendo que a Mariana falou, acredito que de alguma maneira atingimos isso.

Através da minha história que é real, os mais jovens podem se dar conta de que podem construir a própria história dentro ou fora do esporte, batalhando pelos seus sonhos.

A Turma da Mônica possui diversas produções voltadas para o esporte

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: