Na última segunda-feira (27), um atentado em uma escola na zona oeste de São Paulo chocou o país. Um aluno mascarado adentrou ao Colégio Estadual Thomazia Montoro e desferiu facadas contra professoras e alunos. A docente Elisabete Tenteiro, que lecionava ciências, acabou não resistindo e morreu no hospital.
Estudante de 13 anos foi o autor do crime
O ataque aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), e o criminoso é um aluno que frequentava o 8º ano no colégio. Além da professora que faleceu, outras três profissionais ficaram feridas, assim como um aluno que tentou impedir o crime.
Quem conseguiu imobilizar e parar o jovem agressor foi a professora de Educação Física e ex-atleta de basquete, Cinthia da Silva Barbosa, de acordo com o segundo secretário de Segurança Pública, a ação impediu que a tragédia fosse pior:
Vale ressaltar o ato heroico da professora Cinthia, de educação física. Foi ela quem imobilizou o agressor, ela que fez com que a faca fosse retirada dele. Não fosse essa ação heroica dela, certamente a tragédia teria sido muito maior”, afirmou o secretário.
– Veja o exato momento em que o aluno ataca uma professora que sofre ferimentos graves.
– Na sequência, outra professora (de educação física) imobiliza o estudante e salva a vida da colega.
– Uma terceira professora retira o boné e a máscara do agressor.
(Aviso: cenas fortes) pic.twitter.com/RrDqOydscD
— Rafael Fontana (@RafaelFontana) March 27, 2023
Cinthia tem passado no Basquete antes de lecionar
Após o ocorrido, a professora concedeu entrevista ao programa Brasil Urgente da Band e conversou com o apresentador José Luiz Datena, que perguntou se a docente era lutadora:
Eu gosto de lutas, eu gosto muito do esporte. Eu venho do esporte eu tenho toda uma história dentro do esporte, de disciplina de companheirismo, de espírito de equipe e união”.
Em seguida, Cinthia contou como foi o momento da imobilização do estudante:
Eu não pensei. Eu simplesmente agi, tentei imobilizar o adolescente, sem causar maiores ferimentos. Creio que foi o espírito de proteção, de ver a colega de trabalho ali”, afirmou a professora.
Cinthia tem formação para esportes, principalmente o basquete, modalidade em que atuou como atleta, chegando a fazer parte da importante equipe feminina BCN de Osasco.
Foto Destaque: Reprodução/Internet