Em um começo perfeito na Copa do Mundo da FIBA, o Canadá agora está com as costas contra a parede após abrir a segunda rodada com uma derrota para o Brasil.

Em um jogo de baixa pontuação e muita intensidade física, o ataque do Canadá congelou no último quarto, enquanto o Brasil voltou de uma desvantagem de 10 pontos para vencer por 69-65.

A vitória manteve uma escrita significativa do duelo direto entre Brasil e Canadá em Copas do Mundo. Confira.

+ Entrou na mente! Brasil faz imprensa canadense calcular vaga olímpica

Brasil enfrenta a surpreendente Letônia

Dois arremessos decisivos do armador Yago Santos provaram ser a diferença, já que o Canadá não conseguiu marcar no final. O Brasil superou o Canadá por 23-13 no último quarto.

Esta sexta-feira (1) foi o primeiro dia da segunda rodada de ação para determinar quais equipes avançarão para as quartas de final. O Brasil teve um desempenho de 2-1 na fase de grupos inicial, com vitórias sobre Costa do Marfim e Irã, e uma derrota para a Espanha.

O Brasil foi o calcanhar de Aquiles do Canadá na AmeriCup de 2022, perdendo duas vezes no torneio para os brasileiros, incluindo uma derrota nas semifinais por 10 pontos que os eliminou da disputa.

Com a vitória maiúscula contra um dos favoritos, o Brasil mantém sua invencibilidade diante dos canadenses em Copas do Mundo FIBA. São 6 confrontos diretos e nenhuma derrota brasileira.

+ Copa do Mundo de Basquete: Vitória do Brasil racha elenco do Canadá e técnico critica atletas

Virada brasileira para a história e grupo embolado

A história do primeiro tempo foi a defesa do Canadá, que segurou o Brasil a 27 pontos. No entanto, o Canadá não conseguiu se distanciar do Brasil no terceiro quarto, como fez contra seus oponentes da primeira rodada.

Um arremesso de três pontos no estouro do cronômetro de Lucas Dias e um lance livre técnico reduziram a vantagem do Canadá para seis pontos, indo para o quarto período.

O ataque do Canadá parou completamente no último quarto, já que a defesa interior do Brasil não permitia nada no garrafão. O Brasil superou o Canadá em rebotes, com uma vantagem de 43-37 no jogo, e obteve alguns rebotes ofensivos importantes que permitiram posses de bola extras.

Com a vitória da Letônia sobre a Espanha, todas as quatro equipes do Grupo L têm um recorde de 3-1. Isso configura um cenário de vencer ou sair no domingo (3), já que o Canadá precisará derrotar a equipe número 1 do mundo, a Espanha, para avançar.

+ Qual a situação do Brasil na Copa do Mundo de Basquete?

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.