Anderson Varejão, lenda do basquete brasileiro, se tornou ícone do Cleveland Cavaliers nos brilhantes anos de NBA. Varejão compartilhou sua história em entrevista recente ao canal do YouTube Podpah. Na conversa, o ex-basqueteiro falou dos seus tempos de pivô no time do Barcelona e como Ronaldinho parava a cidade nos tempos de Barça. Confira.

Anderson Varejão comenta o status de “dono da cidade” de Ronaldinho em Barcelona

Revelado no Franca basquete, capital brasileira do basquetebol, Anderson Varejão participou de conversa no canal de YouTube com os apresentadores do Podpah. Na conversa, que durou pouco mais de duas horas, o reconhecido pivô mundial comentou sobre início de carreira, experiências na NBA, lesões e muito mais.

Um detalhe especial ficou para Ronaldinho Gaúcho. Nos tempos do Bruxo atuando pelo Camp Nou, cada partida parecia mais o Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Dinho desfilou seu talento inconfundível por bons anos, coroados com títulos, golaços e muitos dribles.

Na mesma época que Varejão defendia as cores do time de basquete do Barcelona, o craque da Seleção Brasileira de futebol chegava ao Barcelona, mas para brilhar no futebol. Varejão jogou em Franca de 1998 até 2002. No podcast do Podpah, o ex-pivô da Seleção Brasileira de basquete e do Cleveland Cavaliers comentou que poderia ter ido para a NBA na sequência.

No entanto, não havia se convencido ainda de que estava pronto. Nesse meio-tempo surgiu a proposta do Barcelona, que gostou de alguns jogos realizados por Varejão defendendo a Seleção Brasileira.

Anderson Varejão conta da chegada de Ronaldinho em Barcelona

Varejão chega em Barcelona no ano de 2002 e fica até 2004, quando inicia sua trajetória na NBA pelo marcante Cleveland Cavaliers. Enquanto jogador do Barcelona, Anderson Varejão explica que sua evolução foi significativa e que só seguiu para a NBA, pois percebeu que já conseguia jogar no mesmo nível físico e técnico que outros estrangeiros.

No entanto, um fato curioso compartilhado por Varejão no Podpah foi sobre Ronaldinho Gaúcho. Anderson disse que Ronaldinho parava a cidade, nomes como Romário e Ronaldo eram sempre lembrados na época e quando Ronaldinho chegou se tornou o dono da cidade.

Quando cheguei, Romário era Deus lá. Esses nomes Ronaldo, Romário e Rivaldo eram sempre lembrados, mas quando Ronaldinho chegou era o seguinte… Vai parecer que quero me aparecer, mas a verdade é que ele dominou aquela cidade.

Era ele na terra e Deus no céu. A moral que ele tinha era diferente e foi daí, com os holandeses, que o futebol do Barcelona mudou. — disse Anderson Varejão ao Podpah.

Jamis Gomes Jr.

Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.