A Copa do Mundo de Basquete 2023 está chegando ao seu momento decisivo, a grande final da competição. O principal campeonato entre seleções da categoria entregou ainda mais emoções com grandes jogos em suas semifinais. A saber, a decisão está marcada para o dia 10 de setembro.

Neste sentido, nesta sexta-feira (8), Estados Unidos e Alemanha disputaram a segunda vaga na decisão da Copa do Mundo de Basquete. A partida foi muito equilibrada e com grandes reviravoltas. Confira!

A Copa do Mundo de Basquete 2023 dos semifinalistas

A 19ª edição do torneio está sendo disputada na Indonésia, Japão e Filipinas. O formato de disputa da competição é composto por três etapas. A 1ª fase classificatória, disputada na Indonésia, em que as 32 seleções participantes são divididas em oito grupos com quatro times cada. As duas melhores esquipes avançam para a próxima fase.

Na 2ª fase, jogada no Japão e na Filipinas, as 16 seleções classificadas são divididas em quatro grupos com quatro equipes, novamente as duas melhores se classificam. A última fase da Copa do Mundo de Basquete é eliminatória, composta por quartas de final, semifinal e a final, onde quem ganhar vai avançando.

O Estados Unidos integrou o Grupo C na 1ª fase e avançou após derrotar Grécia, Nova Zelândia e Jordânia. Na 2ªfase, no Grupo J, triunfou sobre Montenegro e perdeu para Lituânia, mas foi para o mata-mata. Nas quartas de final, a equipe estadunidense enfrentou a Itália e ganhou por 100 x 63. Assim, chegou a semifinal para enfrentar a Alemanha.

Já a equipe europeia fez parte do Grupo E na primeira fase. A classificação para a segunda etapa veio depois de três vitórias sobre Austrália, Finlândia e Japão. No grupo K, a Alemanha ganhou da Eslovênia e da Geórgia para avançar invicta para as quartas de final.  Desse modo, enfrentou a Letônia, algoz do Brasil, e ganhou por 81 x 79 e se qualificou para a semifinal da Copa do Mundo de Basquete 2023.

Alemanha derrota Estados Unidos em partida eletrizante

A segunda semifinal da Copa do Mundo de Basquete foi cheia de emoções e equilíbrio. O time alemão começou muito bem, abrindo 10 pontos, mas o Estados Unidos foi aos poucos ganhando força e virou o jogo. Logo depois, cada equipe dominou um dos quartos, a Alemanha o terceiro e o EUA o quarto. Sendo assim, a partida foi definida no detalhe e por apenas dois pontos de diferença: 113 x 111 para Alemanha. 

No primeiro quarto, o time europeu iniciou dominando as ações, marcando bem e pontuando. Assim, liderou o placar por 15 x 25. Entretanto, o Estados Unidos foi reagindo e empatou em 29 x 29 quando faltavam um minuto, mas terminou perdendo por 31 x 33. No segundo período, as equipes foram alternado a liderança do placar ao trocar cestas até o fim do quarto. Dessa maneira, o Estados Unidos virou o marcador para 60 x 59.

Na volta do descanso, as duas equipes trocaram pontuação, mas a partir da metade do terceiro quarto, a Alemanha cresceu e abriu 10 pontos de vantagem. Desse modo, o time alemão foi para o último período com o marcador em 84 x 94. No último quarto, o time europeu administrou a vantagem com eficiência e sem sustos até a metade da disputa, 96 x 106.

Na reta final o time norte-americano foi buscar uma reação e botou fogo na parte final do jogo. Assim, quando faltavam 1m35 para o fim da partida o placar estava 107 x 108 para Alemanha. Mas, a equipe europeia acordou e anotou cinco pontos seguidos e administrou o placar até o estouro do cronometro. Sendo assim, a Alemanha se classificou para a final da Copa do Mundo de Basquete após finalizar o placar em 111 x 113.

Nem Anthony Edwards foi capaz de parar a Alemanha

Estados Unidos e Alemanha disputaram três jogos na história da Copa da Mundo de Basquete, com o time norte-americano vencendo todos. Os placares foram: 81 x 68, em 1986, 104 x 87, em 2002, e 85 x 65, em 2006. Dessa maneira, o quarto encontro entre as seleções marcou o primeiro triunfo da Alemanha na história.

Um dos grandes nomes do time do Estados Unidos é Anthony Edwards, ala-armador do Minnesota Timberwolves. O jogador teve média de 18.1 pontos, 4.6 rebotes, 2.7 assistências no torneio. Neste sentido, a expectativa de que Edwards liderasse a equipe estadunidense contra a Alemanha era alta e foi suprida.

O ala-armador foi o cestinha do Estados Unidos no jogo com 23 pontos, liderou os rebotes com 8 e fez 3 assistências. Além disso, teve uma eficiência de 26% na partida, a maior ao lado de Daniel Theis, da Alemanha. Durante os 34m17s que esteve em quadra, Edwards foi o responsável por levar a melhora a equipe estadunidense. Entretanto, nem o ala-armador conseguiu frear a grande atuação alemã na semifinal.

Por outro lado, o jogo coletivo da Alemanha foi o diferencial para fazer o país triunfar pela primeira vez contra o Estados Unidos. Um fator que ilustra isso é que seis jogadores fizeram mais de 10 pontos no jogo, e três mais de 20. Os destaques no quesito foram: Andreas Obst, com 24 pontos, Franz Wagner, com 22 e Daniel Theis, com 21.

Surpresa! Alemanha elimina EUA na Copa do Mundo de Basquete

A grande final da Copa do Mundo de Basquete 2023

Com vitória contra a equipe estadunidense, a seleção alemã se classificou pela primeira vez para a final da Copa do Mundo de Basquete. A saber, o melhor resultado da Alemanha era um 3º lugar em 2002, até então a única vez que havia chegado ao pódio.

A Alemanha vai enfrentar a Sérvia na grande final. A partida é no domingo (10), às 9h40 (horário de Brasília). Os dois times já se enfrentaram uma vez na Copa Do Mundo de Basquete, o time alemão venceu por 82 x 81, em 2010. 

Avatar de Luís Henrique Gregório
Autor Luís Henrique Gregório

Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.