O começo de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 tem gerado muito debate entre fãs e especialistas. Correndo com um dos piores carros do grid, o brasileiro já mostrou lampejos de talento e frieza.

Quem entrou de vez na conversa foi o experiente jornalista Reginaldo Leme, que fez um forte apelo ao público e revelou bastidores inéditos sobre a confiança da McLaren no jovem piloto.

O pedido de paciência de Reginaldo Leme com Bortoleto

Logo de cara, Reginaldo Leme foi direto ao ponto: o torcedor brasileiro precisa entender que 2025 é um ano de aprendizado para Bortoleto.

Antes de começar, eu pedi ao torcedor brasileiro que não cobrasse nada dele esse ano. É um ano de aprendizado.

O jornalista listou todos os fatores que tornam essa temporada um desafio gigantesco para o novato: adaptação ao carro da Fórmula 1, complexidade técnica, trabalho com engenheiros e pistas inéditas.

Imagina: aprender a pilotar um carro de Fórmula 1, é outra coisa. E ele estreou justamente numa pista onde nunca tinha corrido: a Austrália.

Mesmo assim, Reginaldo destaca um dado importante:

Três vezes ele passou do Q1 pro Q2. O Hülkenberg passou duas.

Um comparativo justo entre Bortoleto e Hülkenberg

Ao abordar o comparativo entre Bortoleto e Hülkenberg, Reginaldo faz questão de valorizar a experiência do alemão, mas também enaltecer o que Gabriel já conseguiu.

O Hülkenberg marcou ponto duas vezes. Tem 279 corridas nas costas. Já foi companheiro do Rubinho, que dizia que ele era um dos companheiros mais fortes com quem correu.

Mesmo com esse currículo todo, em Barcelona, uma pista em que a experiência conta muito, o brasileiro chegou a andar na frente e quase marcou seus primeiros pontos.

O Gabriel ficou em 10º, depois caiu pra 12º. Foi a melhor colocação dele no ano. Tá ótimo para um estreante com esse carro.

A McLaren acredita (e muito!) em Bortoleto

Um dos momentos mais fortes da fala de Reginaldo Leme foi quando revelou os bastidores da McLaren. Segundo ele, a equipe inglesa considera Gabriel um talento raro.

Nos testes com carros antigos da McLaren, no circuito da Red Bull, na Áustria, ele foi o melhor dos três (correndo contra Piastri e Norris). Quem me contou foi alguém de dentro da McLaren.

Reginaldo fez questão de esclarecer: não se trata de dizer que ele é melhor que Norris ou Piastri, mas de confirmar que o talento é reconhecido internamente.

A McLaren foi muito clara com ele: “Temos dois pilotos maravilhosos que vão ficar por muito tempo, então aqui vai ser difícil”. Mas mesmo assim, queriam mantê-lo como piloto de testes.

O vínculo com a equipe só foi rompido após uma longa negociação com a Audi, futura equipe de Gabriel.

Foi uma negociação de meses. Eles não queriam soltar. Acreditam muito no futuro do Bortoleto.

O respeito de Verstappen, Alonso e do paddock inteiro

Outro ponto abordado por Reginaldo foi o respeito que Gabriel conquistou nos bastidores da F1. Além da performance, Borto impressiona pela maturidade fora da pista. Reginaldo encerrou com um recado claro:

Ele é muito respeitado por todo mundo. O Verstappen se tornou um grande amigo dele. O Alonso é empresário dele. As entrevistas dele são anormais. Ele fala com todo mundo de forma tranquila. Pros ingleses, o inglês dele é perfeito. Esse menino vai dar muita coisa pra gente ainda. Acreditem muito nele.

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Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.