Na etapa de Mônaco, um novo rosto marcou presença no pódio: Esteban Ocon. O francês herdou a terceira posição de Charles Leclerc, após o piloto da casa sofrer uma punição, e aguentou firme até o final, retornando ao top-3 depois de dois anos.

A Alpine estava enfrentando um momento difícil na competição. Antes de chegar a Monte Carlo, era a sexta colocada no campeonato de construtores. O executivo-chefe, Laurent Rossi, chegou a classificar as atuações da equipe como “inaceitáveis” e “amadoras”.

Com a atuação em Mônaco, terceiro e sétimo, Ocon espera que o pódio marque o início de uma nova fase no time. “Trouxemos algumas atualizações (para Mônaco) que deveriam ser bem pequenas, mas tudo o que tínhamos funcionou”, disse o francês.

Ocon espera que pódio em Mônaco marque o início de uma nova fase na Alpine
Icon sport

Definitivamente me senti bem e espero que seja o começo de algo, mas acho que precisamos manter os pés no chão, ver onde estamos no próximo fim de semana (na Espanha). Será um bom teste”, acrescentou.

Ainda sobre a disputa no principado, Ocon teve parte do carro danificada após toque com Carlos Sainz no início da prova e no final lidou com a pressão de Lewis Hamilton colado atrás.

Hoje foi uma corrida um pouco mais difícil. Mantivemos o pódio por um tempo, estávamos seguros, mas tive um toque com Carlos que danificou a traseira do carro. E aí a chuva embaralhou tudo de novo, tivemos que escolher colocar os pneus intermediários na hora certa e assim fizemos. A partir daí eu estava sob muita pressão de Lewis”, comentou.

Ocon espera que pódio em Mônaco marque o início de uma nova fase na Alpine
Icon sport

Nós nos conhecemos bem nessas condições. E sim, até a última volta, ele estava pressionando o máximo. Ele foi mais rápido na parte molhada das curvas cinco a oito, e eu fui mais rápido nas seções secas”, relembrou Ocon.

Confira a classificação da temporada 2023 de Fórmula 1 após a 6ª etapa, o GP de Mônaco:

Mundial de pilotos

1) Max Verstappen, 144 pontos
2) Sergio Pérez, 105
3) Fernando Alonso, 93
4) Lewis Hamilton, 69
5) George Russell, 50
6) Carlos Sainz Jr., 48
7) Charles Leclerc, 42
8) Lance Stroll, 27
9) Esteban Ocon, 21
10) Pierre Gasly, 14
11) Lando Norris, 12
12) Nico Hülkenberg, 6
13) Oscar Piastri, 5
14) Valtteri Bottas, 4
15) Zhou Guanyu, 2
16) Yuki Tsunoda, 2
17) Kevin Magnussen, 2
18) Alexander Albon, 1
19) Nyck de Vries, 0
20) Logan Sargeant, 0

Mundial de construtores

1) Red Bull/Honda RBPT, 249 pontos
2) Aston Martin/Mercedes, 120
3) Mercedes, 119
4) Ferrari, 90
5) Alpine/Renault, 35
6) McLaren/Mercedes, 17
7) Haas/Ferrari, 8
8) Alfa Romeo/Ferrari, 6
9) AlphaTauri/Honda RBPT, 2
10) Williams/Mercedes, 1

Matheus Carvalho

Matheus Carvalho é um profissional multifacetado com experiência em marketing, comunicação e nas areas esportivas.  Atualmente, Matheus é redator no site Esportelândia, cobrindo diversos esportes pelo Brasil e o mundo, seja Futebol, Tênis, Vôlei, Basquete, Fórmula 1, entre outros. Além de ser um apaixonado por esportes, como todo brasileiro.