Neste final de semana, acontece o GP São Paulo de Fórmula 1. A expectativa é de uma prova eletrizante em Interlagos, já que as corridas no Brasil costumam ser históricas e trazem resultados improváveis.

Max Verstappen está dominando esta temporada da F1 com sua Red Bull, pois venceu 16 das 19 etapas da categoria em 2023. Entretanto, o neerlandês não deve ter vida fácil no próximo Grande Prêmio, que carrega uma curiosidade inusitada.

Isso porque o vencedor da prova no Brasil já está escrito nas estrelas com base nas coincidências que têm acontecido nos últimos anos da categoria.

GP São Paulo já tem vencedor decidido?

Como adiantado pelo Esportelândia, os campeões da F1 não têm confirmado o favoritismo no GP São Paulo. Nas últimas 11 temporadas, os vencedores do Mundial de Pilotos da categoria venceram no Autódromo de Interlagos em apenas duas oportunidades: 2013, com Sebastian Vettel, 2018, com Lewis Hamilton.

Mais do que isso, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 tem uma ligação curiosa com a prova da Hungria desde 2017. Desde 2017, quem conquista a pole position no circuito europeu acaba vencendo a corrida de São Paulo.

Naquele ano, Vettel largou em 1º no Hungaroring com sua Ferrari. Mais tarde, o piloto alemão foi o vencedor do GP do Brasil. Já em 2018, foi a vez de Hamilton conquistar a pole com sua Mercedes na etapa europeia. O britânico também acabou ganhando a corrida em Interlagos.

Em 2019, Verstappen conseguiu a 1ª posição no classificatório da F1 pela primeira vez na carreira no Grande Prêmio da Hungria com a Red Bull. O neerlândes foi o ganhador do GP São Paulo no mesmo ano.

Vale lembrar que em 2020, a etapa em Interlagos foi cancelada devido à pandemia da Covid-19. A título de curiosidade, Hamilton foi o pole position no Hungaroring naquela temporada da categoria. O britânico também largou na dianteira em 2021 no circuito europeu.

No Brasil, o heptacampeão de Fórmula 1 acabou subindo no lugar mais alto do pódio. Por fim, no ano passado, George Russel conseguiu seu 1º lugar inédito no classificatório da categoria com a Mercedes na Hungria.

Em São Paulo, o jovem piloto conquistou a primeira vitória da carreira na F1. Já em 2023, Lewis Hamilton largou na frente no Hungaroring. Agora, resta saber se ele manterá a sina para vencer em Interlagos, assim como tem acontecido desde 2017.