Repetindo o ritmo do terceiro treino livre, Lewis Hamilton conquistou a pole position no Catar. Assim como nas duas sessões anteriores, a Mercedes obteve um bom ritmo na pista, mas não conseguiu uma dobradinha para a largada da corrida. Confira os detalhes da classificação.

O que você vai conferir neste post:

Q1

No início da primeira parte do qualificatório, o carro de Nikita Mazepin apresentou problemas na asa dianteira, o monoposto apresentou problemas durante todo o final de semana. A princípio, Carlos Sainz Jr. foi o primeiro a marcar tempo, virando em 1.23.323. Assim que o restante do pelotão começou a abrir suas voltas, a disputa de Hamilton e Verstappen pelo melhor tempo começou.

O inglês levou a melhor, marcando o tempo de 1.21.901. Embora o trafego tenha ficado intenso no final do Q1, nenhum incidente ocorreu. Dessa forma, os eliminados foram: Raikkonen (16), Latifi (17), Giovinazzi (18), Schumacher (19) e Mazepin (20).

Q2

O primeiro a sair para a pista na segunda parte da classificação foi George Russell, que abriu sua volta com o tempo de 1.22.925. Em seguida, Hamilton virou em 1.21.682, voltando ao topo da classificação.

Quem se destacou durante o fim de semana foi Pierre Gasly, que transitou entre os quatro primeiros em todas as sessões. Em contrapartida, Charles Leclerc não se encontrou no Circuito de Losail, em diversos momentos, cometeu erros que lhe custaram o Q3. Todavia, os eliminados foram: Perez (11), Stroll (12), Leclerc (13), Ricciardo (14) e Russell (15).

Q3

Lewis Hamilton sobrou na última parte da classificação. Com todos os pilotos andando de pneus macios, os tempos foram abaixando. Assim, o heptacampeão fez a pole com o tempo de 1.20.262, mais de um segundo abaixo do estimado pela simulação. A última pole de Hamilton havia sido conquistada em julho, no GP da Hungria.

Contudo, a distância entre Hamilton e Verstappen, foi de apenas 0.162. Mas, os problemas no DRS do carro da RBR nesse final de semana podem ser um fator determinante, já que em grande parte de todas as sessões, a Mercedes manteve um ritmo superior.

No final do Q3, Pierre Gasly teve o bico da asa danificado e o pneu dianteiro direito furado após passar sobre a zebra da curva 15, mas ainda conseguiu faturar o quarto lugar. Confira os 10 primeiros a largarem:

1° Lewis Hamilton

2° Max Verstappen

3° Valtteri Bottas

4° Pierre Gasly

5° Fernando Alonso

6° Lando Norris

7° Carlos Sainz Jr.

8° Yuki Tsunoda

9° Esteban Ocon

10° Sebastian Vettel

A corrida acontece neste domingo (21), às 11h no horário de Brasília.

Imagem destacada: Reprodução/ Mercedes