Antes de mais nada, aconteceu neste domingo (7) o GP do México de Fórmula 1. E mais uma vez, o holandês Max Verstappen viu a bandeira quadriculada primeiro. Assim, foi uma corrida genial do piloto nº 33, que largou de forma espetacular, assumiu a ponta logo na 1ª volta e não deu chances para o 2º colocado Lewis Hamilton. Sergio Perez fechou o pódio em 3º.

Em suma, foi a 19ª vitória de Verstappen na Fórmula 1, sendo a nona de 2021. Além disso, o holandês passa a ser o maior vitorioso do GP do México da história, com três vitórias. Por fim, com a vitória, o piloto da Red Bull amplia sua vantagem no campeonato mundial de pilotos para 19 pontos, com seu rival Hamilton tendo que correr atrás do prejuízo.

Como foi a corrida

Início do GP do México

Em suma, a largada do GP do México foi espetacular. Logo nos primeiros metros, o pole position Valterri Bottas e o 2º Lewis Hamilton fizeram uma linha horizontal, para evitar a investida dos dois carros da Red Bull (Verstappen e Perez, respectivamente) na primeira curva.

Entretanto, não adiantou de nada. Já que o holandês pegou o vácuo de Bottas (que já ia cedendo a primeira posição para Hamilton), atrasou a freada para a primeira curva e tomou a ponta da corrida. Na saída da curva, o finlandês da Mercedes acabou sendo tocado por Daniel Ricciardo, que rodou, e teve danos no carro. O australiano da McLaren também teve danos consideráveis em seu carro com o toque, e ambos pararam nos boxes logo na 1ª volta.

Contudo, não foi a única confusão nesta primeira curva do circuito. Já que Ocon acertou os carros de Yuki Tsunoda e Mick Schumacher, que abandonaram a prova. O francês da Alpine ficou na pista. Com todo este agito, o safety car foi chamado para a pista.

Relargada espetacular de Verstappen

Na relargada, Verstappen atrasou muito bem o 2º lugar, Hamilton, e acelerou bastante seu carro na reta principal. Lewis Hamilton perdeu décimos cruciais na hora de acelerar novamente, graças ao atraso de seu rival, e perdeu de vista o carro da Red Bull. Outro piloto que fez uma excelente relargada foi o francês Pierre Gasly, que manteve a 4ª posição, mesmo com a pressão de Charles Leclerc, em 5º.

Lá na frente, a vantagem de Max Verstappen só aumentava diante de Lewis Hamilton. Assim, na volta 12 a vantagem do holandês já era de três segundos e meio. E o piloto nº 44 da Mercedes se mostrava bastante preocupado no rádio com esta desvantagem crescendo cada vez mais.

Já na parte de trás do pelotão, Ricciardo e Bottas não conseguiam ganhar posições. O piloto da Mercedes subiu para 16º lugar apenas quando Lance Stroll fez seu pit-stop na volta 13. O mesmo acontecia com o piloto da McLaren, que ocupava a 15ª posição.

Com a vantagem de Verstappen aumentando cada vez mais (na volta 16, já era de quase seis segundos), Hamilton acabou sendo alcançado pelo 3º colocado, Sergio Perez. Assim, na mesma volta, a diferença entre os dois era de 1,8s.

Metade da corrida

Entre os três lideres, o primeiro a parar foi o 2º colocado, Hamilton. Então, o inglês parou na trigésima volta, com pneus duros. Entretanto, aconteceu algo que não estava em seus planos: Hamilton é ultrapassado na reta por Leclerc e cai para a 5ª posição. Contudo, acabou não sendo um grande problema. Já que o monegasco parou nos boxes na volta seguinte.

Na volta 32, Pierre Gasly parava nos boxes para trocar pneus, fazendo com que Hamilton assumisse a 3ª colocação. Logo, atrás da dupla da Red Bull.

Verstappen parou na volta 33 e entregou a liderança da corrida para Perez. O holandês voltou na segunda posição, sete segundos à frente de Hamilton. Já na volta 41, foi a vez do mexicano parar para a troca obrigatória de pneus, voltando com pneus duros.

Com os três já tendo parado nos boxes, a configuração  na volta 42 estava: Verstappen, Hamilton e Perez, respectivamente. Entretanto, a distancia entre o líder e o 2º colocado era de mais de 10 segundos. Já a distancia entre Hamilton e Perez vinha caindo volta após volta.

Fim da Corrida

Assim, na volta 55, a distância, que um dia fora de cerca de sete segundos, já estava em 3,5s. A vantagem de Hamilton caiu para 2,2s no fim da volta 58. Ainda restavam 13 voltas para o fim da corrida e o ataque de Sergio Perez parecia inevitável.

E finalmente, na volta 61, Perez chegou em Hamilton. O que fez com que a torcida mexicana enlouquecesse no GP do México. Assim, como a vantagem do inglês já era de menos de um segundo, Perez já podia abrir a asa móvel (DRS) nas retas permitidas. Vale lembrar que se Perez passasse Hamilton, não apenas faria a dobradinha no México, como a Red Bull assumiria a liderança no mundial de construtores.

Entretanto, esta ultrapassagem nunca aconteceu. Já que Perez sofria com desgaste dos pneus, que apesar terem rodado menos voltas do que os de Lewis Hamilton, foram mais forçados.

Bottas salva Mercedes com volta rápida

Nas últimas voltas, Bottas parou nos boxes para botar pneus macios e tentar fazer a volta mais rápida. Assim, tirando o ponto extra que a mesma proporciona de Verstappen. E conseguiu. Entretanto, apenas na última volta da corrida.

Então, Max Verstappen venceu com facilidade o GP do México. Em 2º, acabou ficando Lewis Hamilton e fechando o pódio, Sergio Perez. Gasly foi o 4º colocado, à frente das Ferraris de Leclerc e Sainz. Vettel foi o sétimo, enquanto Raikkonen, Alonso e Norris, respectivamente, completaram a zona de pontuação.

Como fica o campeonato após o GP do México

Mundial de pilotos

Em suma, Max Verstappen chega a 312,5 pontos com a vitória no México. Assim, liderando o campeonato mundial de pilotos. O 2º colocado, Lewis Hamilton, tem 293,5. Valterri Bottas fecha o top 3 com 185.

Entretanto, a vantagem de Bottas caiu neste fim de semana, com Sergio Perez chegando a 165 pontos e continuando em 4º. O piloto da McLaren, Lando Norris fecha o top 5, com 150 pontos. Leclerc, Sainz, Ricciardo, Gasly e Alonso fecham o top 10, respectivamente.

Mundial de construtores

Em relação ao campeonato mundial de construtores, a distancia entre a líder Mercedes e o 2º Red Bull diminuiu ainda mais. Assim, agora está em apenas um ponto (478.5 contra 477.5). Vale lembrar que se Bottas não tivesse conseguido “roubar” a volta mais rápida de Verstappen no fim, as escuderias estariam empatadas agora.

Disputando a terceira colocação de forma ferrenha, estão a Ferrari e a McLaren. Por enquanto, quem leva vantagem é a escuderia italiana, que tem 268.5 pontos. Contra 255 da equipe inglesa. Alpine e AlphaTauri também brigam entre si. Entretanto, esta disputa vale a 5ª colocação.

No momento, ninguém está levando vantagem, já que as duas estão empatadas com 106 pontos. Aston Martin, Williams e Alfa Romeo fecham, respectivamente, as equipes que pontuaram nesta temporada. Por fim, a Haas ainda não pontuou em 2021.

Foto Destaque: Divulgação/Twitter/F1