A temporada de estreia de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 tem sido de altos e baixos. No entanto, Christian Fittipaldi decidiu dar sua opinião sobre o desempenho do piloto da Sauber em 2025.
Em entrevista recente ao Motorsport Brasil, o ex-piloto defendeu o jovem brasileiro e lamentou as críticas exageradas que circulam nas redes sociais.
Em alguns aspectos, eu até enxergo isso com um pouco de tristeza, porque são 20 pilotos que estão na Fórmula 1. Se você pegar o currículo de todos, todos já foram campeões de alguma coisa nas categorias de acesso em algum momento da carreira deles.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Christian Fittipaldi defende Gabriel Bortoleto das críticas na Fórmula 1
Questionado sobre algumas críticas e comentários como “Bortolento”, Fittipaldi fez questão de defender o jovem piloto brasileiro.
Segundo Christian, Bortoleto mostrou maturidade e talento em diversos momentos da temporada, como no GP do México, recentemente.
Bortolento, não sei, esse final de semana no México, no final da reta, para mim não tinha nada de Bortolento lá. Aquela pressão que ele deu lá no Hadjar, que na minha opinião foi o novato da temporada na Fórmula 1, não é para qualquer um.
Ver essa foto no Instagram
Fittipaldi ressaltou que a adaptação de um estreante é sempre marcada por altos e baixos, e que julgar um piloto apenas por uma corrida é injusto.
Qualquer piloto na primeira temporada vai passar por isso. Vão ter pistas mais fáceis e outras mais difíceis. E daí fica a critério de todo mundo que está julgando ele achar que tem que fazer o julgamento baseado naquela última corrida. Infelizmente as coisas não funcionam assim, porque todos nós somos seres humanos.
O ex-piloto ainda fez um paralelo com Ayrton Senna, lembrando que até o tricampeão foi alvo de críticas no início da carreira.
O Ayrton foi muito criticado quando ele bateu o carro em Mônaco, antes de entrar no túnel, a 50 segundos na frente do Prost. Aconteceu. Agora, as pessoas que criticam não pararam para pensar se elas são capazes de sentar dentro de um carro de Fórmula 1 e fazer o carro sair do boxe.
Para Fittipaldi, o mais importante é entender que errar faz parte do processo de evolução de qualquer atleta.
Quando você lê isso daí sem fundamento nenhum, sinceramente, me deixa um pouco triste”, finalizou.
Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a Fórmula 1:
- Ayrton Senna perdeu mais de 1 milhão em um cara ou coroa e mudou a história da Fórmula 1
- 42 anos depois, Max Verstappen vive a mesma missão que transformou Nelson Piquet em lenda da F1
- Bortoleto acredita que Verstappen está fazendo um dos maiores feitos da história da F1
- POLÊMICA! Ex-McLaren dispara: “O auge de Max Verstappen superaria o de Ayrton Senna”
- Gabriel Bortoleto quebra o silêncio sobre interesse da Ferrari: “Estou aqui para ganhar”