Ayrton Senna é um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. Conhecido por seu espírito competitivo nas pistas, o tricampeão mundial também tinha um lado bem-humorado.
Principalmente quando se tratava de seu ex-companheiro de McLaren, Gerhard Berger. Os dois costumavam fazer pegadinhas um com o outro, mas uma delas quase colocou Senna na cadeia.
Na última corrida da temporada de 1992, Berger alterou o passaporte de Ayrton e colou uma foto de uma Playboy no documento. Isso quase fez Senna ser preso em uma escala na Nova Zelândia.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
A quase prisão de Ayrton Senna por conta de uma pegadinha de Gerhard Berger
Durante a última corrida da temporada na Austrália, Ayrton Senna havia avisado a Gerhard Berger que, após aquela prova, voltaria direto para o Brasil e só retornaria perto do início da temporada seguinte.
Quando Senna deixou o motorhome, Berger, conhecido pelas suas pegadinhas, viu a mala de Ayrton aberta, encontrou os dois passaportes do brasileiro, o diplomático e o comum, e decidiu “brincar”.
A última corrida da temporada na Austrália com a McLaren foi com o Ayrton. E o Ayrton já tinha dito o fim de semana inteiro: ‘Essa é a última corrida, e depois estou fora. Vou para o Brasil. Volto só uma semana antes da primeira corrida. Você faz os testes’. Eu disse: ‘Beleza’.
Aí ele saiu do motorhome e eu vi a maleta dele aberta. Dei uma olhada e lá estavam dois passaportes, um diplomático e um normal. Então eu peguei, abri na página da foto, nos dois passaportes. E eu tinha uma Playboy com uma mulher de pernas abertas. Cortei a foto e coloquei ali dentro, fechei os passaportes e devolvi pra maleta.
Senna embarcou normalmente, mas durante a escala para troca de avião na Nova Zelândia, foi parado pela imigração. Quando os agentes abriram o passaporte e viram a imagem, o brasileiro quase foi preso.
Depois da corrida, ele falou: ‘Gerhard, estou indo para o Brasil. Te ligo depois’. Eu disse: ‘Boa viagem’. Uns dias depois, ele me ligou e falou: ‘Você é o maior idiota que eu já conheci’. Quando tive que trocar de avião na Nova Zelândia, pediram meu passaporte, e quando abriram… lá estava a mulher olhando pra eles. Quase me colocaram na cadeia’.
Ver essa foto no Instagram
Por quanto tempo Ayrton Senna e Gerhard Berger foram companheiros?
Senna e Berger foram companheiros na McLaren de 1990 até 1992.
Qual é o histórico Senna x Berger
Ao longo dos 48 GPs em que formaram dupla na McLaren, Ayrton Senna levou ampla vantagem sobre Gerhard Berger nas classificações.
O brasileiro largou à frente do austríaco em nada menos que 40 corridas, contra apenas 8 em que Berger superou o tricampeão.
Nas corridas, o domínio de Senna também foi evidente. Considerando apenas as provas em que ambos cruzaram a linha de chegada, o placar foi de 31 vitórias a 13 a favor do brasileiro.
Siga no mundo do automobilismo e confira também mais algumas notícias sobre a Fórmula 1 aqui no Esportelândia:
- Gabriel Bortoleto invade rádio de Hülkenberg no GP de Silverstone e manda recado ao veterano
- Esse piloto subestimou Ayrton Senna, mas foi ‘humilhado’ quando foi seu companheiro na F1
- Felipe Drugovich revela por que é uma escolha melhor que Bottas e Schumacher para a Cadillac
- “Naquele momento, Senna mudou o jeito como me tratava e começou a falar sobre seus problemas”
- “Na minha lista dos maiores da história da Fórmula 1, Nelson Piquet é o primeiro”