Um momento um tanto quanto curioso aconteceu com Fernando Alonso neste domingo (28). O piloto da Aston Martin foi aos boxes na volta 55, quando a chuva começou no principado, para realizar a troca dos pneus. No entanto, o espanhol colocou um novo jogo de compostos duros, ao invés dos intermediários.

Bastou uma volta para que o campeão tivesse que retornar aos boxes e pôr os pneus de faixa verde. Após a etapa, Alonso esclareceu o ocorrido: “Para mim, ficou muito claro que a pista naquela volta em que paramos estava completamente seca, exceto nas curvas sete e oito.”

Estava completamente seca, 99% da pista, então parei para colocar pneus secos. A previsão do tempo era de pouca chuva também. E tínhamos grande vantagem para os carros atrás se quiséssemos colocar os pneus secos e, se necessário, os intermediários.

Mas naquele minuto e meio que levou para passar pelas curvas cinco, seis, sete e oito, novamente, o clima mudou completamente”, explicou Alonso na coletiva de imprensa após a etapa.

Alonso explica escolha por pneus duros com a chuva em Mônaco
Icon sport

Também, sobre a escolha em iniciar a prova com os pneus duros, Alonso destacou:

Não acho que tivemos chance [de vencer], para ser honesto. Acho que fomos corajosos com a estratégia. Não é normal que você comece na primeira fila do grid e escolha o pneu duro, tentando fazer o oposto dos líderes. Isso mostra o comprometimento da equipe e a agressividade de todos na Aston Martin para tentar a vitória”, acrescentou.

Confira a classificação da temporada 2023 de Fórmula 1 após a 6ª etapa, o GP de Mônaco:

Mundial de pilotos

1) Max Verstappen, 144 pontos
2) Sergio Pérez, 105
3) Fernando Alonso, 93
4) Lewis Hamilton, 69
5) George Russell, 50
6) Carlos Sainz Jr., 48
7) Charles Leclerc, 42
8) Lance Stroll, 27
9) Esteban Ocon, 21
10) Pierre Gasly, 14
11) Lando Norris, 12
12) Nico Hülkenberg, 6
13) Oscar Piastri, 5
14) Valtteri Bottas, 4
15) Zhou Guanyu, 2
16) Yuki Tsunoda, 2
17) Kevin Magnussen, 2
18) Alexander Albon, 1
19) Nyck de Vries, 0
20) Logan Sargeant, 0

Mundial de construtores

1) Red Bull/Honda RBPT, 249 pontos
2) Aston Martin/Mercedes, 120
3) Mercedes, 119
4) Ferrari, 90
5) Alpine/Renault, 35
6) McLaren/Mercedes, 17
7) Haas/Ferrari, 8
8) Alfa Romeo/Ferrari, 6
9) AlphaTauri/Honda RBPT, 2
10) Williams/Mercedes, 1

Matheus Carvalho

Matheus Carvalho é um profissional multifacetado com experiência em marketing, comunicação e nas areas esportivas.  Atualmente, Matheus é redator no site Esportelândia, cobrindo diversos esportes pelo Brasil e o mundo, seja Futebol, Tênis, Vôlei, Basquete, Fórmula 1, entre outros. Além de ser um apaixonado por esportes, como todo brasileiro.