A Superliga Masculina de Vôlei é o principal campeonato da categoria no Brasil. Sendo assim, a edição 2022/23 chegou ao fim após o título do Sada Cruzeiro. Mas não foram apenas eles que foram premiados.

Neste sentido, toda edição de Superliga forma a sua seleção com os principais jogadores, técnico e jogador revelação. Os destaques são escolhidos por votação dos próprios clubes que disputaram a competição. Desse modo, o selecionado é anunciado após o fim do torneio.

A seguir veja a seleção e alguns números dos atletas durante a Superliga Masculina de Vôlei 2022/2023.

A seleção da Superliga Masculina de Vôlei 2022/2023

A equipe é formada por dois ponteiros, dois centrais, um oposto, um levantador e um líbero. Além disso, são escolhidos um técnico e um jogador revelação da temporada.

Ponteiros

Para essa função foram escolhidos Miguel López, do Sada Cruzeiro, e Douglas Souza, do São José Vôlei. Os dois jogadores se destacaram no volume ofensivo e de jogo que proporcionaram para os seus times.

Na Superliga, López foi o melhor sacador, com 51 aces. Assim também, foi top 10 do torneio em média de pontos e pontuação, com 338 pontos. Do mesmo modo, com 441 pontos, Douglas foi um dos maiores pontuadores da Liga. Também anotou 21 aces no torneio.

 

Centrais

Os selecionados foram: Otávio Henrique e Judson Nunes. Os dois são jogadores do Sada Cruzeiro e Suzano Vôlei, respectivamente. O bloqueio foi o ponto de destaque dos dois atletas. Sendo que ao longo da competição, Otávio fez 55 e Judson 76.

Além disso, o jogador do Cruzeiro foi top 10 em aces, com 23, e aproveitamento de ataque, com 64%. Já Judson integrou o top 20 em pontuação, positividade de recepção e excelência de ataque.

Oposto

Franco William, jogador do Vedacit Guarulhos, foi o eleito para a posição na seleção da Superliga. O destaque do oposto foi a sua pontuação, o atleta foi o maior pontuador da Liga: foram 531 pontos em 87 sets jogados. Franco também foi o 18º em aces, com 18, 15º em bloqueios, com 37.

Levantador

Matheus Brasília, atleta do São José Vôlei, foi o levantador da seleção. O levantador é responsável pela armação de jogadas do time, distribuição do jogo. Brasília se destacou nisso, visto que o São José teve três jogadores em pontuação e grande volume ofensivo durante a temporada.

Líbero

Maique Reis, do Itambé Minas, foi o escolhido para ser o líbero da seleção. A função é totalmente voltada para a parte defensiva do jogo. Então, Maique se destacou por fazer muitas defesas complicadas ao longo da Superliga Masculina. Além disso, foi top 5 em recepção positiva na Liga, com a assertividade de mais de 70%.

Técnico

Marcos Miranda, treinador do Suzano Vôlei, foi o escolhido para a função. O treinador se destacou por liderar a equipe paulista da ascensão da Superliga B até a semifinal da Superliga deste ano. A saber, foi a primeira vez que um time recém-promovido atinge a penúltima fase do torneio no ano seguinte.

Outro feito interessante do Suzano foi ter feito o set com a maior pontuação da história da Superliga. Desse modo, o recorde foi atingido na partida diante o Minas, quando o marcador apontou 46/44 para o time paulista. Porém, a equipe saiu derrotada por 3 x 1.

Jogador Revelação

Welinton Oppenkoski, do Sada Cruzeiro, foi eleito a revelação do torneio. O oposto de 22 anos se destacou na reta final da competição. Após substituir Wallace, que foi suspenso, Oppenkoski entrou muito bem, foi top 20 em aces na competição, com 17. Além disso, ajudou muito o time na parte ofensiva, tanto em volume quanto em pontuação. Dessa maneira, ganhou dois prêmios de melhor em quadra nas quartas de final da Superliga Masculina.