A Superliga masculina de vôlei já definiu as datas para as semifinais. Os confrontos começam na próxima semana e Sada Cruzeiro duela contra Farma Conde São José no sábado (15) às 21h (horário de Brasília). Expectativa de Riachão cheio.

Em conversa com o Esportelândia, jogadores como Lopez, Oppenkoski, o técnico Filipe e Isaac, um querido ex-jogador do Cabuloso, falaram da última partida e sequência de mata-mata. Confira mais a seguir.

Ex-Sada Cruzeiro, Isac Viana prestigia antigo clube contra APAN Blumenau

Atualmente jogador do Jakarta STIN BIN, Isac Viana teve passagem marcante no Sada Cruzeiro. Com a oportunidade de acompanhar seu antigo time, o central esteve presente no inflamado Riachão pela segunda partida das quartas de final da Superliga e falou com o Esportelândia.

Com tudo de mais, o Cruzeiro controlou a partida. Nos momentos em que o Blumenau pressionou, especialmente no segundo set, a torcida do Sada entrou em quadra e deu um show. Isac estava presente no Riachão e lembra bem desse suporte do sétimo jogador cruzeirense. 

Foram nove temporadas vestindo essa camisa, onde eu conquistei muitos títulos, inúmeros campeonatos jogados, mas o melhor de tudo é entrar e ser reconhecido pelo trabalho, né? Emocionante voltar aqui, até arrepia. 

Lopez convoca torcida para 1º jogo da semifinal: “espero que seja uma festa aqui para sairmos vitoriosos”

Foto: Agência i7 / Sada Cruzeiro
Foto: Agência i7 / Sada Cruzeiro

Repórter do Esportelândia, Luís Henrique Gregório perguntou sobre a dominância do Cruzeiro na última partida, especialmente com o apoio da torcida. Lopez agradece a torcida e fala com um sorriso no rosto: “é um diferencial aqui em casa, a torcida nos ajuda muito”.

É incrível jogar aqui em casa. Agora a gente tem que ter cabeça boa, teremos o 1º jogo da semifinal na próxima semana aqui em casa também…

então espero que seja uma festa como sempre. Dar essa puxada novamente para sairmos vitoriosos.

Em últimas palavras, Gregório perguntou ao camisa 19 do Sada Cruzeiro sobre foco, sideout e saber o momento de arriscar algumas jogadas.

Arriscamos muito e às vezes erramos demais. Igual o saque contra o Blumenau. Como treinamos muito, temos a confiança de buscar outras jogadas.

Afinal, o saque é uma de nossas principais armas. Ainda assim, fomos bem no bloqueio, contra-ataque… tivemos bons desempenhos em outras valências do jogo. Faz parte. 

Viva Vôlei do 2º jogo, Oppenkoski explica sucesso: “a parte mental também é muito importante”

Foto: Agência i7 / Sada Cruzeiro
Foto: Agência i7 / Sada Cruzeiro

Em conversa com Oppenkoski, o camisa 1 falou sobre o bom momento e destaque na última partida. Oppenkoski manteve a linha do grupo multicampeão ao dizer: “é treino”.

O jogo é criado no nosso dia a dia. Os treinamentos não são fiéis ao jogo, mas muito do que a gente faz aqui é treinado a semana inteira. A parte mental também é muito importante, o vôlei é um jogo muito pensado.

Tem que está toda hora pensando na próxima jogada, não ligar pros erros, nem para os acertos. É estar presente no jogo… aí os resultados vêm.

Perguntado sobre a energia incontida do professor Filipe e apoio vibrante da torcida sempre que o grupo precisou, Oppenkoski confessou ser um diferencial.

O camisa 1 finalizou com Luis Henrique Gregório dizendo que treina a parte do jogo, mas a mental tem sido importante nos últimos quatro anos. Oppenkoski aderiu mais essa ferramenta a seu jogo e os resultados estão aí.

Venho há uns quatro anos trabalhando um pouco mais a parte mental. Para mim é a parte mais importante. Muitos supervalorizam os erros ou acertos.

É uma coisa que acontece no jogo, ninguém é perfeito, ninguém acertará tudo. Hoje, por exemplo, errei algumas bolas, acertei outras e ainda pude sair com o troféu de melhor em quadra.

Filipe Ferraz sobre torcida: “nesse mundão do voleibol que eu já vivi…”

Foto: Agência i7 / Sada Cruzeiro
Foto: Agência i7 / Sada Cruzeiro

Filipe atendeu as perguntas do Esportelândia sobre classificação, preparação como um todo para essa fase do campeonato e próximo desafio.

Quartas de final a gente sabia que seria difícil. A nossa agressividade, como entramos em quadra, o saque… eles sentiram bastante.

O nosso bloqueio funcionou bem, todo o sistema defensivo, contra-ataque… Foi um dos melhores jogos nosso de contra-ataque, defender a bola e ter que rodar.

O carinho de Filipe pela torcida não é segredo para ninguém e quando perguntado sobre o apoio do torcedor cruzeirense, o professor relembra:

Desde a minha chegada como atleta e hoje como treinador… ver essa casa cheia, torcendo por nós, é sensacional. Nesse mundão do voleibol que já vivi, eles são ímpares.

A equipe toda está de parabéns, torcida e comissão técnica. Agora é pensar no adversário da semifinal para sábado (15).

Dias e horários da semifinal pela Superliga Masculina 2022/23

  • 1º Jogo — 15/04 às 18h30 (horário de Brasília): Itambé Minas x Suzano Vôlei
  • 1º Jogo — 15/04 às 21h (horário de Brasília): Sada Cruzeiro x Farma Conde São José
  • 2º Jogo — 19/04 às 18h30 (horário de Brasília): Farma Conde São José x Sada Cruzeiro
  • 2º Jogo — 19/04 às 21h (horário de Brasília): Suzano Vôlei x Itambé Minas
  • 3º Jogo (se precisar) — 22/04 às 18h30 (horário de Brasília): Sada Cruzeiro x Farma Conde São José
  • 3º Jogo (se precisar) — 22/04 às 21h (horário de Brasília): Itambé Minas x Suzano Vôlei