Nesta terça-feira (4), às 21h, Sada Cruzeiro e Apan Blumenau se enfrentam pela segunda partida das quartas de final da Superliga masculina. O jogo ocorre no Ginásio do Riacho, em Minas Gerais. Se a equipe mineira vencer o duelo avança para a semifinal. Já o Blumenau precisa ganhar para forçar a terceira partida.
Como foi a primeira partida
O primeiro jogo das quartas de final foi com mando do Blumenau, e foi realizado no Ginásio Galegão, em Santa Catarina. Porém, a vitória ficou com o time visitante, o Cruzeiro venceu por 3 x 1, com parciais de 25/19, 17/25, 25/22 e 25/12. Dessa maneira, a equipe mineira, dona da melhor campanha do campeonato, abriu 1 x 0 na série melhor de três.
Assim, a segunda partida ganha contornos de emoção, já que para o Cruzeiro vale a classificação para a semifinal. Por outro lado, para o Blumenau é tudo ou nada, vencer hoje e o terceiro jogo se quiser alcançar a fase seguinte. Diante desse enredo, o Esportelândia conversou com Filipe Ferraz, técnico do Sada Cruzeiro, sobre a preparação e as expectativas para o jogo.
Preparação para o jogo
O esporte de alto rendimento e competição exige muito dos atletas. Além da parte técnica, dos ataques e defesas, a parte mental é muito importante. Sobre esse tema, Filipe falou como ele prepara a equipe para o momento de pressão.
O treinador contou que se faz atividades específico de pontuação. Além de artimanhas para driblar a pressão natural dos jogos e competição. E como manter o equilíbrio para o time performar da melhor maneira possível.
“O trabalho por si só é o treinamento. Nós colocamos a situação adversa de 17 a 21 e os atletas tem que receber todas as bolas e tem que pontuar para buscar e virar o jogo.”
Além disso, é procurar o equilíbrio do time para melhor performance. “Já que cada atleta tem o seu momento de lidar melhor com a situação pressão, seja no início, no meio ou fim do set.”
“A pressão natural já existe que o Sada Cruzeiro tem que ganhar, o Sada Cruzeiro é o favorito.”
Pressão externa
Sobre a pressão externa, problemas do dia a dia, dias ruins, Filipe Ferraz disse:
“Somos seres humanos, dentro de quadra as coisas funcionam a gente que procura ao máximo tentar separar o que acontece extra quadra”
“Como é difícil, por causa da parte emotiva, familiar e várias outras situações do dia a dia recorrentes. Então é procurar entender a situação, contornar ela com uma conversa, um apoio de um amigo ou um conselho, sugestão. E assim o tentar desvincular o máximo possível o que acontece fora de quadra para desempenhar bem durante o trabalho.”
A expectativa para o jogo
Sobre a expectativa para o jogo o treinador disse que “as quartas de finais são as mais difíceis, na obrigação, na pressão do primeiro ganhar do oitavo. Isso sempre vai existir. Então é jogar sob a pressão e tentar controlar ela.”
Também elogiou o time do Blumenau, mas também depositou a confiança na sua equipe.
“Eu vejo um jogo muito equilibrado, muito difícil, a equipe do Apan Blumenau é muito qualificada, mas acredito que a nossa equipe está muito preparada para enfrentar e quem sabe se classificar já nesse segundo jogo. Mas o caminho é longo e temos algumas coisas a fazer ainda.”
A preparação pessoal para o jogo
Agora sobre a preparação pessoal para o jogo ele disse que gosta de refletir sobre os jogos, preparar os planos, pensar maneiras de executar o plano A, dependendo da situação o plano B. A preparação é essa para todos os jogos.
“O Filipe é sempre em casa tentando estudar e deixar o caminho mais livre para que os atletas possam executar da melhor maneira. É o Filipe o dia inteiro buscando soluções para resolver os problemas da equipe”.
A partida
Sada Cruzeiro e Apan Blumenau se enfrentam nesta terça-feira às 21h. O jogo é válido pela quartas de final da Superliga masculina de vôlei. A equipe do Cruzeiro se classificou com a melhor campanha da primeira fase, com 19 vitórias e três derrotas. Já o Blumenau avançou com a oitava melhor campanha, com 10 triunfos e 12 revezes.
A partida ocorre no Ginásio do Riacho, em Contagem. Se a partida terminar com a vitória do time mineiro, o confronto acaba, mas se o Blumenau ganhar acontece a terceira partida, também no Riacho, no dia 8 de abril.
Foto destaque: Reprodução/Sada Cruzeiro Vôlei
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.