Como vem acontecendo nos últimos anos, a Superliga Feminina de Vôlei começa em um ano e termina no outro, tendo, assim, uma pausa para as festas de final de ano. O jogo que encerrou 2023 ocorreu na sexta-feira (22), com o Sesc Flamengo vencendo o Osasco São Cristóvão, por 3 sets a 1.

Aliás, a equipe carioca vem fazendo boa campanha e, com isso, figurando entre os primeiros colocados. Vale lembrar que tem o mesmo número de pontos do líder, Gerdau Minas, mas tem desvantagens nos critérios de desempate.

Na parte inferior da tabela, o destaque é a Associação Atlética São Caetano, que ainda não somou pontos. Isso porque a equipe perdeu todos os oito jogos que disputou. Com isso, vive situação delicada. Veja agora os pontos positivos e os negativos desta primeira parte da Superliga Feminina de Vôlei.

Pontos positivos da Superliga Feminina de Vôlei

Minas Gerais com duas equipes nas três primeiras posições

Assim como no masculino, no feminino também temos o estado de Minas Gerais como potência nacional. Gerdau Minas é o líder, com 21 pontos, e o Dentil Praia Clube está em terceiro, com apenas um ponto a menos.

Vale lembrar que as equipes disputaram o Mundial de Clubes de Vôlei deste ano. O Gerdau Minas não fez boa campanha e foi eliminado ainda na fase de grupos. Já o Praia Clube terminou na quarta posição, repetindo a campanha de 2018, sua melhor até então.

Sesc Flamengo engatou série invicta

Entre as equipes mineiras, há o Sesc Flamengo, que ocupa a segunda posição, com os mesmos 21 pontos do Gerdau Minas. Mas a equipe carioca perdeu um set a mais que as mineiras (8 x 7).

Além disso, vale destacar que o Sesc Flamengo vem de seis jogos sem perder. A única derrota até então foi justamente para o Gerdau Minas, há mais de um mês, em jogo adiantado da 8ª rodada da Superliga Feminina de Vôlei.

Maior pontuadora da Superliga Feminina de Vôlei é gringa

O Fluminense está na sexta posição, com 13 pontos, mas tem a melhor pontuadora da Superliga até o momento. Trata-se da sérvia Aleksandra Uzelac, que já marcou 199 pontos. Uzelac também tem a melhor média, de 5,53 pontos por sets disputados, 36 ao todo.

A jovem, que também faz parte da seleção de seu país, também lidera outro ranking, o de sacadoras. Já que, até agora, foram 15 aces.

Pontos negativos da Superliga Feminina de Vôlei

Uma das equipes ainda não venceu nenhuma partida

A Associação Atlética São Caetano está na lanterna da Superliga Feminina de Vôlei. Além disso, a equipe ainda não somou pontos. Já que não venceu nenhuma das oito partidas que disputou. Além disso, venceu apenas três sets e perdeu outros 24.

Bluvôlei subiu para a Superliga A, mas não faz boa campanha

Logo acima da Associação Atlética São Caetano vem o Bluvôlei, que subiu da Superliga B. No entanto, precisa ligar o alerta. Já que está na 11ª posição, com cinco pontos, além de ter vencido apenas dois dos oito jogos que disputou.

Brasília Vôlei repete campanha ruim da temporada anterior

A equipe que também não faz um bom início de Superliga Feminina de Vôlei é o Brasília Vôlei. Com seis pontos, a equipe ocupa a 10ª posição, com apenas uma vitória em oito jogos que disputou.

Vale lembrar que, na temporada anterior, o Brasília Vôlei figurou nas últimas posições da tabela. Com isso, encerrou a temporada 2022/23 na 10ª posição, a mesma que ocupa neste momento.