A Superliga Feminina de Vôlei 2023/24 começa, oficialmente, nesta terça-feira (7). E haverá dois duelos: Dentil Praia Clube x Associação Atletica São Caetano e EC Pinheiros x Sesi Vôlei Bauru. Conheça agora o formato de disputa.

Primeira fase: turno e returno

Na primeira fase, são 22 rodadas, com jogos de turno e returno. Após os jogos desta fase, as oito melhores equipes avançam para os playoffs.

Veja as partidas da 1ª rodada da Superliga Feminina de Vôlei:

Quartas de final: melhor de 3

As equipes se enfrentam na série melhor de 3. Os confrontos das quartas de final são definidos da seguinte maneira: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Caso uma equipe vença as duas primeiras partidas, não haverá a necessidade do terceiro jogo.

Semifinal: melhor de 3

Na semifinal, os duelos também são no formato melhor de 3. E, assim como na fase anterior, se uma equipe vencer os dois primeiros jogos, não haverá o terceiro.

A grande final

Já a final é disputada em um jogo único. O local é definido pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

Equipes rebaixadas

As duas equipes que terminarem a primeira fase nas últimas posições serão rebaixadas para a Superliga B na temporada 2025.

Praia Clube é o atual campeão da Superliga Feminina de Vôlei

Na edição da Superliga Feminina 202/23, o Praia Clube foi o campeão ao bater o Minas por 3 x 0: 25 x 22/ 25 x 22/ 26/24. Foi segundo título nacional da equipe Veja abaixo os melhores momentos da grande final.