Multicampeão pela Seleção Brasileira, Ricardo Lucarelli, mais conhecido como Lucarelli, iniciou sua caminhada no vôlei ainda bem jovem. Atualmente, com a carreira consolidada, o ponteiro se tornou um dos principais nomes do voleibol brasileiro.
Brilhando tanto em solo nacional quanto internacional, Lucarelli conquistou inúmeros títulos ao longo de sua carreira no vôlei. Aproveite para conhecer tudo sobre um dos principais ícones do esporte brasileiro.
Carreira de Lucarelli
Os primeiros passos no vôlei
Assim como vários atletas, Lucarelli passou por alguns esportes antes de se apaixonar pelo vôlei. Durante a infância, o ponteiro praticou basquete, futebol, natação e handebol.
Se encantando pelo voleibol por meio de sua família, especialmente sua irmã, o ponteiro deu seus primeiros passos em quadra através de um projeto social em sua cidade natal. Ganhando destaque, o atleta foi chamado para treinar nas categorias de base do Meritus Vôlei.
Em 2005, o jovem minero já começou a participar de torneios estaduais, ganhando seu espaço em quadra e chamando a atenção dos adversários. Dando um passo importante na carreira, três anos depois, o ponteiro chegou ao Minas Tênis Clube.
Avançando pelas categorias infantil e juvenil até chegar ao time principal adulto, Lucarelli ajudou o Minas a conquistar bons resultados na Superliga Masculina de Vôlei.
Assumindo a titularidade em 2010, o ponteiro foi considerado um dos melhores atacantes do voleibol brasileiro.
Chegada ao SESI-SP
Deixando o Minas Tênis Clube sem conquistar nenhum título, Lucarelli assinou com o SESI-SP em 2013. Dando um passo importante na carreira, o ponteiro teve uma temporada marcante em sua estreia.
Além de conquistar o Campeonato Paulista, o jogador foi vice-campeão da Superliga 2013/24 e da Copa Brasil de Vôlei. No entanto, ao final da temporada seguinte, ele saiu do SESI-SP após conquistar o vice-campeonato nacional.
Passagem vitoriosa pelo Taubaté
Lucarelli teve uma passagem marcante pelo Taubaté Vôlei, onde se consolidou como um dos principais jogadores do voleibol brasileiro.
Se juntando ao time paulista na temporada 2015/2016, o ponteiro rapidamente se tornou uma peça fundamental, ajudando a equipe a conquistar importantes títulos em quadra.
Durante sua passagem pelo Taubaté, Lucarelli contribuiu significativamente para os títulos do Campeonato Paulista e na Superliga, além de desempenhar um papel importante nas conquistas da Copa Brasil de Vôlei e da Supercopa.
Atuando em alto nível como ponteiro, o atleta também foi reconhecido individualmente, recebendo diversos prêmios de melhor atacante.
Sua passagem pelo Taubaté Vôlei solidificou sua reputação como um dos principais talentos do voleibol brasileiro, tanto no âmbito nacional quanto internacional.
Trajetória de Lucarelli na Itália
Assumindo um novo desafio na carreira, Lucarelli aceitou o convite para atuar na Europa. Deixando Brasil no final de 2019, o ponteiro fechou com o Trentino Volley, um dos principais times do voleibol italiano.
Se notabilizando em quadra em sua primeira temporada internacional, o mineiro foi vice-campeão da Liga dos Campeões. Mudando de ares dentro da Itália, o ponteiro fechou com o Cucine Lube Civitanova em dezembro de 2021.
Comemorando seu primeiro título internacional no Civitanova, o craque brasileiro fez parte da campanha brilhante no Campeonato Italiano 2021/22.
Deixando o Cucine Lube Civitanova, Lucarelli chegou ao Piacenza para mais uma temporada na Itália. Em 2022, ele colocou mais um título no currículo: a Copa Itália 2022/23.
Encerrando o ciclo no voleibol italiano junho de 2024, Lucarelli foi anunciado oficialmente pelo JTEKT Stings, do Japão. De olho na temporada 2024/25, o mineiro espera continuar atuando em alto nível técnico para fazer história no Oriente Médio.
Ver essa foto no Instagram
Carreira na Seleção Brasileira
Frequentando a Seleção Brasileira desde o início da carreira, Lucarelli já marcava presença nas categorias de base. Apontado como uma das principais promessas do voleibol nacional, o ponteiro conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-21 de 2010.
Aos 19 anos de idade, ele entrou para a história da Seleção Brasileira de Vôlei em 2012. Brilhando em quadra, o mineiro se tornou o jogador mais jovem a vestir a camisa amarelinha no time adulto.
Na temporada seguinte, representando o Brasil no Campeonato Mundial Sub-23, Lucarelli conquistou mais um título na carreira.
Migrando novamente pela a seleção adulta, o ponteiro também festejou mais três competições: Campeonato Sul-Americano, Copa Pan-Americana e Copa dos Campeões.
Se consolidando como um dos principais nomes da Seleção Brasileira, Lucarelli disputou sua primeira Olimpíada em 2016. No Rio de Janeiro, ele fez parte da trajetória marcante rumo ao ouro olímpico, sendo eleito o melhor ponteiro da competição.
Após os Jogos Olímpicos Rio 2016, o astro do voleibol brasileiro passou por um momento delicado na carreira. Lesionado, o jogador passou por cirurgia no Tendão de Aquiles direito, desfalcando o Brasil em alguns torneios importantes.
Voltando a disputar uma competição internacional pela Seleção Brasileira, Lucarelli entrou em quadra na Liga das Nações em 2019. Entre altos e baixos durante o torneio, o Brasil acabou ficando apenas na 4ª posição.
Dois anos depois, Lucarelli disputou novamente a Liga das Nações pela Seleção Brasileira de Vôlei. Superando as dificuldades ao longo da competição, o time verde e amarelo conquistou o título inédito após vencer a Seleção Polonesa.
Características de jogo
- Lucarelli é conhecido pelo seu ataque forte e preciso. O ponteiro possui uma capacidade impressionante de acertar bolas rápidas e pesadas, dificultando a defesa adversária.
- Além de ser um atacante espetacular, o craque brasileiro também chama a atenção na recepção. Sua habilidade de passar a bola com precisão é crucial para a construção das jogadas ofensivas em quadra.
- Seu saque é outro ponto forte, sendo muitas vezes usado para desestabilizar a recepção adversária e criar oportunidades de contra-ataque para sua equipe.
- Com uma combinação de força, velocidade e resistência, Lucarelli é capaz de manter um bom nível técnico ao longo dos jogos.
Todos os clubes de Lucarelli
- Minas (2010-2013)
- SESI-SP (2013-2015)
- Itas Trentino (2020-2021)
- Cucine Lube Civitanova (2021-2022)
- Gas Sales Bluenergy Piacenza (2023-2024)
- JTEKT Stings (2024-presente)
Títulos
SESI-SP
- Campeonato Paulista (2013)
Taubaté
- Campeonato Paulista (2015, 2016, 2017, 2018, e 2019)
- Copa Brasil (2017)
- Superliga (2018–19)
- Supercopa do Brasil (2019)
Cucine Lube Civitanova
- Campeonato Italiano (2020/21)
Gas Sales Piacenza
- Copa da Itália (2022/23)
Seleção Brasileira
- Olimpíada (Rio 2016)
- Liga das Nações (Rimini 2021)
- Copa do Mundo (Japão 2019)
- Copa dos Campeões (Japão 2013 e 2017)
- Campeonato Sul-Americano (2013, 2015, 2017 e 2021)
- Copa Pan-Americana (Cidade do México 2013)
- Campeonato Mundial Sub-23 (Uberlândia 2013)
- Campeonato Sul-Americano Sub-21 (Santiago 2010)
Prêmios individuais
- 2012: Superliga Brasileira – Melhor atacante nas estatísticas e 4º maior pontuador
- 2013: Copa Pan-Americana – MVP
- 2013: Campeonato Sul-Americano – Melhor ponteiro
- 2013: Liga Mundial – Melhor ponteiro
- 2013: Campeonato Mundial Sub-23 – MVP
- 2014: Liga Mundial – Melhor ponteiro
- 2014: Campeonato Mundial – Melhor ponteiro
- 2016: Olimpíada Rio 2016 – Melhor ponteiro
- 2017: Copa dos Campeões – MVP
- 2017: Campeonato Sul-Americano – Melhor ponteiro
- 2019: Superliga Brasileira – MVP e melhor ponteiro
- 2021: Campeonato Sul-Americano – Melhor ponteiro
- 2023: Campeonato Sul-Americano – Melhor ponteiro
Curiosidades sobre Lucarelli
- Nascido em Belo Horizonte, Lucarelli torce para o Atlético-MG
- Multicampeão na Seleção Brasileira, o ponteiro é chamado de ‘Luca' por familiares e companheiros de equipe
- Lucarelli é patrocinado pela Nike, Red Bull e Bozano
- O ponteiro conquistou apenas uma vez a Superliga, defendendo o Taubaté na temporada 2018/19
Ver essa foto no Instagram
Agora que você já conhece toda a história do astro do voleibol brasileiro, aproveite para saber mais sobre outros grandes destaques da modalidade:
- Ana Carolina, a Carolana: história, títulos e clubes da central brasileira
- Lucão: biografia, títulos e curiosidades no vôlei
- Julia Bergmann: biografia e curiosidades no vôlei
- Bernardinho: biografia, títulos, livro e frases famosas
- Rosamaria: biografia e curiosidades no vôlei
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.