Navegar pela lista das melhores jogadoras da Superliga Feminina é também fazer uma ponte entre a tradição do vôlei brasileiro e o seu promissor futuro. No meio deste “trajeto”, constatamos a força do esporte por aqui.

Até porque só uma liga fortalecida consegue reunir esperanças olímpicas e medalhistas consagradas, destaques nacionais com talentos estrangeiros e até dois dos maiores treinadores da história da categoria.

Fora que todo o caminho em si é um barato. Fazê-lo é lembrar do que já foi feito e se animar com tudo o que pode acontecer no vôlei brasileiro. Então não perca tempo: venha com a gente e confira as melhores jogadoras da Superliga Feminina.

Melhores jogadoras da Superliga Feminina

  • Ana Cristina
  • Brenda Castillo
  • Camila Brait
  • Dani Lins
  • Fernanda Garay
  • Jaqueline
  • Macris
  • Mari
  • Tandara
  • Thaisa

Ana Cristina

Ana Cristina durante ataque do Flamengo
(Paula Reis/CR Flamengo)

Em poucos anos como profissional, Ana Cristina já era um dos destaques da Superliga Feminina. Impressionando desde o sub-18, a atacante do Sesc/Flamengo foi eleita a melhor oposto do Sul-Americano e a melhor ponteira do Mundial da categoria, ambos em 2018.

Ana venceu também o prêmio de melhor ponteira no Troféu Super Vôlei de 2020. No mesmo ano, despontou como uma das líderes das estatísticas da Superliga, especialmente no ataque, onde mostra grande potência e versatilidade.

Brenda Castillo

Brenda Castillo jogando pela Seleção Dominicana
(FIVB/Getty)

Brenda Castillo é uma das grandes jogadoras da América. Hexacampeã da Copa Pan-Americana e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019, a líbero dominicana com passagem pelo Sesi é considerada uma referência mundial em sua posição.

Camila Brait

Camila Brait em atuação pelo Osasco
(Reprodução)

A líbero Camila Brait não é somente uma das melhores jogadoras da Superliga Feminina. É também uma referência da posição no Brasil. Jogadora do Osasco desde 2008, foi bicampeã da principal competição nacional com o time em 2009/2010 e 2011/2012.

Nos últimos anos, tem mantido um espetacular nível de desempenho. Tanto que levou o prêmio de melhor líbero das duas últimas edições da Superliga (2018/2019, 2019/2020), e dos mais recentes Campeonatos Paulistas (2019 e 2020).

Dani Lins

Dani Lins em aquecimento do SESI
(Marcelo Ferrazoli/Sesi)

Seguindo a lista entre as grandes craques do passe da Superliga, temos a levantadora Dani Lins, do Sesi. Dani é uma lenda da modalidade.

Afinal, é uma das maiores vencedoras da Superliga. Foi campeã cinco vezes, quatro com o Rio de Janeiro, uma com o Osasco e em três delas levou junto o prêmio de melhor levantadora. Coroa o currículo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012.

Fernanda Garay

Fe Garay em atuação pelo Praia Clube
(Divulgação/Dentil)

Fernanda Garay é uma das melhoras jogadoras na história do vôlei feminino no Brasil. A ponteira é referência não só na Seleção Brasileira, como em diversos clubes do país.

Dentro disso, conquistou três Grand Prix, um Pan e, claro, a medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres com o Brasil.

Vá além do Vôlei! Confira:

Jaqueline

Jaqueline em atuação pelo Osasco
(João Pires/Fotojump)

Apontar Jaqueline Carvalho como uma das melhores jogadoras da Superliga Feminina é, na verdade, diminuí-la. “Lenda do vôlei brasileiro” é mais adequado.

A jogadora, afinal, esteve presente em ambas as campanhas de ouro olímpico da Seleção Brasileira, em 2008 e em 2012.

Nesse período, era facilmente a melhor ponteira do mundo, colecionando premiações individuais.

Macris

Macris em atuação pelo Minas
(Orlando Bento/MTC))

Macris Carneiro não tem um grande histórico com a Seleção Brasileira, mas é uma das maiores campeãs da Superliga. Em seu auge físico e técnico, a levantadora foi considerada a melhor da posição da Liga das Nações de 2019 e passou a ganhar mais moral com José Roberto Guimarães.

Enquanto isso, nas quadras brasileiras, Macris é simplesmente dominante. Conquistou 4 títulos da Superliga, com o Minas (2017/2018, 2018/2019, 2020/2021, 2021/2022), foi eleita a melhor levantadora em várias edições que disputou. Foi inclusive a MVP do ano em que foi campeã (2018/2019 e 2021/2022).

Mari

Mari em atuação na Superliga
(Guilherme Cirino/Divulgação)

Central brasileira na conquista do ouro nas Olimpíadas de Pequim, Mari voltou às quadras depois de um período recuperando-se de lesão e de um flerte com o vôlei de praia.

Com última passagem pelo Fluminense, Mari é considerada uma das melhores, além de ter conquistado cinco Superligas.

Tandara

Saque de vôlei Tandara

Tandara é tanto uma das principais jogadoras da Superliga Feminina como uma das melhores opostos do mundo. Campeã olímpica em 2012, ela empilha títulos com a Seleção Brasileira, entre Grand Prix e Copas Internacionais.

Em solo nacional, tem apenas um título da Superliga, o de 2011/2012. Nada, porém, que impeça Tandara de ser uma das maiores da história da competição.

Thaisa

Imagem de Thaisa durante aquecimento na Superliga
(Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Taí outra lenda do vôlei e de todo o esporte brasileiro. Bicampeã olímpica e octacampeã da Superliga, Thaisa voltou de uma lesão que quase encerrou sua carreira para retomar o posto como uma das principais centrais do Brasil e do mundo.

Depois de conhecer as melhores jogadoras da Superliga atualmente, aproveite para conferir mais conteúdos sobre Vôlei: