Sabe aquela atleta que marcou uma geração inteira que assistia vôlei feminino? Se a resposta foi Jaqueline Carvalho, acertou!

Uma das maiores jogadoras de vôlei da história do Brasil é a Jaqueline Maria Pereira de Carvalho Endres ou Jaqueline Carvalho. A jogadora marcou época nos clubes em que passou e na Seleção Brasileira.

A ponteira conseguiu sair vitoriosa desde a base até o profissional, com passagens marcantes durante a carreira. Conheça um pouco mais dessa histórica jogadora que volta as quadras agora em 2023!

Quem é Jaqueline Carvalho?

Jaqueline Carvalho é uma jogadora de vôlei, que jogou por anos na Seleção Brasileira feminina. Pelo Brasil, faturou duas medalhas de ouro em Olimpíadas. É uma das principais atletas do esporte brasileiro. Ainda conquistou ouro no Pan-Americano, Copa dos Campeões, Grand Prix, Sul-Americano e muitos outros títulos.

Por clubes, Jaqueline tem quatro títulos da Superliga Feminina, com o Osasco e um com o Rio de Janeiro, um Mundial de Clubes, quatro Sul-Americano de Clubes, cinco Campeonatos Paulista e dois troféus do Campeonato Carioca. Além dos títulos espanhol e italiano.

Conheça detalhes da história de Jaqueline Carvalho a seguir!

Biografia de Jaqueline Carvalho

Jaqueline Carvalho nasceu em 31 de dezembro de 1983, em Recife, no estado de Pernambuco. O início de sua trajetória no vôlei foi no ano de 1994, quando tinha 11 anos, como jogadora do Sport Club Recife.

A atleta foi ponteira em clubes grandes do Brasil, como Osasco e Rio de Janeiro, e ainda jogou no voleibol italiano e espanhol. Em 2001, com apenas 17 anos, foi convocada para defender a Seleção Brasileira Juvenil e foi eleita a melhor no Mundial da categoria e vista como uma das grandes promessas do país no vôlei feminino.

No mesmo ano de 2001, foi convocada para representar a Seleção Brasileira principal e começou um caminho vitorioso na elite do voleibol brasileiro e mundial.

Times em que Jaqueline Carvalho atuou

  • Sport Club Recife
  • Finasa/Osasco
  • Rexona/Ades
  • Monte Schiavo Banca Marche Jesi
  • Grupo Murcia 2005
  • Scavolini/Pesaro
  • Osasco/Nestlé
  • Camponesa/Minas
  • Sesi-SP
  • Barueri Volleyball Club

A carreira de Jaqueline como atleta começou em 1994 e teve uma parada em março de 2021, que foi anunciado como uma aposentadoria por motivos de seguir projetos pessoais. Entretanto, no dia 20 de julho de 2023, Jaque anunciou a volta as quadras para defender o Campinas.

A atleta saiu de Recife com 16 anos para defender o Osasco, clube de São Paulo com muita tradição no vôlei nacional e depois de alguns anos foi para o Rio de Janeiro.

Em 2006, já firmada como um das melhores na posição, foi se aventurar no vôlei internacional, na Itália e Espanha.

Após a experiência fora do país, retornou para o Osasco na temporada de 2009. O caminho de atleta até 2021 foi entre equipes de São Paulo e uma de Minas.

Um pouco antes, em 2018, Jaqueline Carvalho anunciou aposentadoria da Seleção Brasileira de vôlei feminino.

Trajetória de Jaqueline Carvalho na Seleção Feminina de Vôlei

Em 2001, com 17 anos, estreou em grande estilo na Seleção Brasileira Juvenil, foi eleita a melhor da competição e apontada pelas pessoas envolvidas no esporte como uma das promessas do vôlei brasileiro. Estando no auge, no início de 2002, Jaque sofreu uma contratura no joelho, que levou a atleta para a cirurgia.

Jaqueline ficou seis meses se recuperando da contusão, após voltou a treinar e no segundo dia torceu novamente o mesmo joelho e mais uma vez foi submetida a uma cirurgia. Jaqueline também teve complicações com a circulação sanguínea de sua mão (uma trombose com chance de amputar o braço), ficou fora das quadras, e acabou não disputando o Mundial de 2002, os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003) e dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004).

Em 2005, no Grand Prix, foi considerada a estrela da seleção de José Roberto Guimarães, sendo a peça essencial na Seleção feminina. No ano de 2006, Jaqueline conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial, sendo eleita pela crítica, a melhor brasileira do campeonato.

Em 2008, Jaqueline retornou à Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, participando da conquista do Grand Prix daquele ano e da medalha inédita de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na disputa pela medalha de ouro, o Brasil levou a melhor e venceu a equipe da Seleção Estadunidense, terminando a competição sem disputar nenhum tie-break, perdendo apenas um set, exatamente na final.

Jaqueline Carvalho: história, títulos, equipes
Jaqueline campeã com a Seleção Brasileira em 2008, nas Olimpíadas – Divulgação/ FIVB

Esse foi um dos momentos mais marcantes da carreira de Jaqueline Carvalho e abriu o caminho para o país, já que foi a primeira conquista de ouro no voleibol feminino.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a Seleção Brasileira de vôlei feminino defendia o título olímpico e após altos e baixos, se sagrou novamente campeão.

O time comandado por José Roberto Guimarães até passou aperto na primeira fase, passando na quarta colocação, com apenas 3 vitórias em 5 jogos.

Nas quartas de final, em duelo com o nível alto, o Brasil bateu a Rússia por 3 a 2. Já nas semifinais, a vaga veio de forma tranquila, com triunfo por 3 a 0 sobre o Japão.

O segundo ouro olímpico do vôlei feminino brasileiro veio com vitória sobre os Estados Unidos, por 3 a 1.

As atletas: Fabi, Fabiana, Sheilla, Paula Pequeno, Jaqueline e Thaísa comemoraram seu bicampeonato olímpico, enquanto Dani Lins, Adenízia, Natália, Fê Garay, Tandara e Fernanda subiram ao pódio pela primeira vez.

Jaqueline Carvalho: história, títulos, equipes
Em 2012, o Brasil conquistou o bicampeonato olímpico em Londres – Divulgação/ FIVB

Jaqueline ainda continuou o caminho dourado pelo Brasil, conquistando o décimo título durante no Grand Prix de Voleibol de 2014 e o bronze no Campeonato Mundial de Voleibol Feminino de 2014 ocorrido na Itália, ambos como jogadora titular.

A decepção ocorreu nas Olimpíadas do Rio 2016, na qual, o Brasil chegou como favorito e caiu nas quartas de final para a China. O time vinha embalado com cinco triunfos, uma torcida animada e jogadoras experientes.

Lista de títulos de Jaqueline Carvalho na seleção feminina de vôlei

  • Campeonato Mundial Infanto-Juvenil 1999
  • Campeonato Mundial Juvenil: 2001
  • Campeonato Sul-Americano de Voleibol Feminino 2005
  • Campeonato Sul-Americano de Voleibol Feminino 2011
  • Montreux Volley Masters 2005
  • Montreux Volley Masters 2006
  • Campeã Grand Prix de Voleibol 2005
  • Campeã Grand Prix de Voleibo 2006
  • Campeã Grand Prix de Voleibol 2008
  • Campeã Grand Prix de Voleibol 2014
  • Campeã Grand Prix de Voleibol 2016
  • Torneio de Coumayer 2005
  • Torneio de Coumayer 2006
  • Campeã Copa dos Campeões de Voleibol Feminino 2005
  • Prata no Campeonato Mundial de Voleibol Feminino 2006
  • Prata no Campeonato Mundial de Voleibol Feminino 2010
  • Bronze no Campeonato Mundial de Voleibol Feminino 2014
  • Prata na Copa do Mundo de Voleibol Feminino 2007
  • Campeã no Torneio de Voleibol Final Four 2008
  • Campeã nos Jogos Olímpicos de Verão 2008
  • Campeã  nos Jogos Olímpicos de Verão 2012
  • Campeã nos Jogos Pan-Americanos de 2011
  • Prata nos Jogos Pan-Americanos de 2015

Trajetória de Jaqueline Carvalho por clubes

Jaqueline começou no esporte em 1994, com apenas 11 anos. O primeiro time foi o Sport Club Recife, em Pernambuco, sua cidade natal. Foi os primeiros anos na base e isso amadureceu a atleta, mesmo que não tenha conseguido nenhum título neste tempo na equipe.
Em 1999, ela chegou no Osasco e foi onde tudo começou a mudar na vida de Jaqueline. Por lá, ela ganhou muitos títulos e teve a chance de alcançar a Seleção Brasileira. No time paulista, a jogadora faturou duas Superliga Feminina e três Campeonatos Paulistas. Isso foi na primeira passagem, já que ela teve mais duas pelo time.
Em 2006, a ponteira chegou ao Rexona/Ades, do Rio de Janeiro e em apenas dois anos ganhou o carinho do público carioca. Assim, ganhou uma Superliga e dois Campeonatos Cariocas.
De 2006 até 2009 ela se aventurou na carreira internacional. Com isso, Jaqueline teve passagens pela Itália e Espanha, faturando um título nacional e uma Copa em cada país.
O retorno para o Brasil aconteceu em 2009, o caminho foi para a sua casa, o Osasco. Nessa segunda passagem, foi de 2009 até 2013. Jaqueline levantou muitas taças, foram duas Superliga, quatro Sul-Americano de Clubes, um Mundial de Clubes e um Paulista.
Logo após, teve uma temporada no Minas, uma no SESI-SP e mais outra no Minas. Mas sem grandes feitos nos times. Em 2017, acertou com o Barueri por uma temporada e também não ocorreram muitos destaques para a atleta.
Em 2019, Jaqueline acertou o retorno para o clube que ela teve maior sucesso, o Osasco. Na terceira passagem, que durou até 2021, a atleta faturou um Paulista. No final acabou anunciando a aposentadoria do esporte.
Mas em 2023, um novo projeto surgiu no vôlei feminino no Brasil. O Campinas montou um time para disputar a Superliga C e o Paulista. Uma das estrelas do elenco é Jaqueline Carvalho, com 39 anos.

Volta da Jaqueline para o vôlei e estreia no Campinas

Depois de dois anos de aposentadoria, no dia 20 de julho de 2023, Jaqueline anunciou sua volta às quadras. Ela assinou com o Campinas, novo clube do cenário nacional. Desta forma, ela vai disputar a Superliga C e o Campeonato Paulista em 2023.

A estreia oficial acontece no dia 15 de setembro de 2023, contra o Barueri valendo uma vaga na semifinal do Campeonato Paulista, às 21h (horário de Brasília).

Agora que você já sabe sobre a história de Jaqueline, aproveite para conferir mais detalhes da trajetória de outros ídolos do esporte nacional: