O Brasil já assegurou sua participação nos Jogos tanto no masculino quanto no feminino, conquistando as vagas nos pré-olímpicos no final do ano passado. A FIVB anunciou uma nova regra que impactará na convocação dos atletas para Paris 2024. Veja a seguir.

Nova regra da FIVB pode mudar planos de convocação do Brasil para Paris 2024

Seleção Brasileira terá a oportunidade de levar 13 atletas para Paris 2024
Seleção Brasileira terá a oportunidade de levar 13 atletas para Paris 2024

A possibilidade de levar 13 atletas para as Olimpíadas de Paris será uma novidade para as seleções masculina e feminina de vôlei.

O acréscimo de um jogador em cada time, um pedido antigo dos técnicos, foi anunciado pelo Webvôlei.

A decisão da FIVB (entidade que gerencia a modalidade internacionalmente e organiza o torneio olímpico) foi tomada em reunião no dia 4 de dezembro.

Dessa forma, José Roberto Guimarães e Bernardinho, que retorna como técnico da seleção masculina, terão a opção de levar um atleta a mais para a competição em Paris 2024.

Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:

  1. Surf
  2. Fisiculturismo
  3. Automobilismo
  4. Artes marciais
  5. Atletismo
  6. Basquete
  7. Tênis
  8. Vôlei

Tem mais em Paris 2024, mas não pode usar?

Divulgação
Divulgação

De fato, esse 13º nome só poderá participar dos jogos em caso de lesão de um dos outros 12 atletas.

O tema é sensível para os técnicos de vôlei, uma vez que, em todos os outros campeonatos internacionais, as seleções podem inscrever mais do que 12 atletas.

Em Mundiais, por exemplo, são permitidos 14 jogadores, e na Liga das Nações, 18. Portanto, nas Olimpíadas, os treinadores precisam lidar com a restrição de apenas 12, o que gera dramas, principalmente nos cortes feitos para a última convocação.

Cabe dizer que, apesar de o GE também confirmar a informação, a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) afirmou que ainda não foi informada da mudança.

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: