Conheça a história de vida, carreira, Seleção Brasileira de Darlan Ferreira Souza, ou simplesmente Darlan Souza, uma das revelações e um dos grandes nomes do Vôlei Brasileiro, destaque dentro das quadras com a camisa verde e amarela.

Veja aqui no Esportelândia todos os detalhes do jovem de 21 anos, que vem revolucionando o esporte no Brasil.

Highlights: Darlan Souza

Darlan Suza: história

Darlan despontou no cenário do vôlei aos 14 anos, em 2016, nas categorias de base do Sesi-SP. No ano seguinte, aos 15 anos, o jovem talento carioca se transferiu para o São Paulo para atuar nas categorias de base do Sesi-SP.

Em 2018, aos 16 anos, Darlan foi promovido à equipe adulta do Sesi-SP, estreando no Campeonato Paulista de 2019.

Sua ascensão foi meteórica, e aos 18 anos, em 2020, já colecionava conquistas expressivas: vice-campeão da Copa Brasil e campeão da Copa Libertadores.

Seleção Brasileira

No Campeonato Sul-Americano Sub-19 de 2018, Darlan foi campeão e recebeu o prêmio de melhor jogador do torneio.

No ano seguinte, ficou em nono lugar no Campeonato Mundial Sub-19. Dois anos depois, ele foi o sétimo classificado no Campeonato Mundial Sub-21, disputado na Bulgária e Itália.

Em 2022, Darlan foi convocado pela primeira vez para representar a seleção brasileira na Liga das Nações, substituindo seu irmão Alan Souza, que sofreu uma lesão na perna direita durante o torneio.

No seu primeiro campeonato mundial adulto, Darlan conquistou a medalha de bronze com a seleção brasileira ao vencer a Eslovênia por 3 sets a 1.

Já nos Jogos Pan-Americanos, ele conquistou a medalha de ouro ao vencer a Argentina por 3 sets a 0, além de receber os prêmios de melhor oposto e melhor sacador da competição.

Você ama outros esportes além de vôlei? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Naruto

Darlan Souza, o jovem oposto que vem conquistando o Brasil com seu talento no vôlei, também é um grande fã do anime Naruto.

Essa paixão se manifesta de diversas maneiras, desde a comemoração de pontos com jutsus até a utilização de referências do anime em entrevistas.

A paixão por Naruto não se limita apenas às comemorações. Darlan se inspira na força de vontade, na perseverança e no trabalho em equipe dos personagens do anime para superar desafios e alcançar seus objetivos na carreira de vôlei.

A postura de Darlan como fã de Naruto o torna um exemplo para os jovens que também admiram o anime. Ele demonstra que é possível conciliar paixões diferentes e que o esporte e a cultura pop podem coexistir e se inspirar mutuamente.

Títulos e Prêmios individuais

Títulos

SESI
  • Copa Libertadores: 2020
  • Campeonato Brasileiro: 2023–24
Seleção Brasileira
  • Campeonato Sul-Americano Sub-19: 2018

Prêmios individuais

  • 2018: Campeonato Sul-Americano Sub-19 – MVP
  • 2023: Copa Pan-Americana – Melhor oposto e melhor sacador
  • 2023: Jogos Pan-Americanos – Melhor oposto e melhor sacador
  • 2024: Campeonato Brasileiro – MVP e melhor oposto

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: