Nesta semana, entre os dias 7 e 13 de agosto, acontece o WTA 1000 de Montreal. O torneio canadense é o primeiro da classe 1000, que serve de preparação para as atletas que vão disputar o US Open, último Grand Slam do ano. A saber, os WTA's 1000 só perdem para os Majors em termos de importância no circuito.

Neste sentido, um dos acontecimentos que mais tem chamado a atenção no WTA 1000 de Montreal é o fato de Iga Swiatek, número um do mundo, estar jogando com a boca vedada. Confira o motivo!

A semana de Iga Swiatek

A polonesa briga diretamente com Aryna Sabalenka pela ponta do ranking da WTA. Dessa maneira, após vencer o WTA 250 de Vársóvia, na semana passada, Swiatek vai buscar o 5º título no ano e o segundo seguido. Na disputa do ano passado, a tenista foi eliminada nas oitavas de final, após perder, por 2 x 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5, para Bia Haddad Maia. A título de curiosidade, na edição de 2022, o torneio foi jogado em Toronto, visto que o WTA 1000 do Canadá alterna entre Montreal e Toronto.

Já neste ano, em sua estreia, Swiatek vai enfrentar Karolina Pliskova, na quarta-feira (8). O jogo não possui horário definido ainda. Se avançar, a polonesa pode encarar Karolina Muchova, contra quem fez a final de Roland-Garros, nas oitavas de final. Nas quartas pode reencontrar Bia Haddad, pois o confronto direto entre as duas está 1 x 1. Já as três últimas rivais podem ser Coco Gauff e Jessica Pegula, nas semifinais, e Aryna Sabalenka, na grande decisão.

Iga Swiatek é silenciada em Montreal

Buscando estrear da melhor maneira possível no WTA 1000 de Montreal, a líder do ranking da WTA está treinando firme durante os primeiros dias do mês de agosto. Com os olhos de todo o mundo voltados para ela e suas atividades, a curiosidade das pessoas foi atiçada depois que a mesma jogou com a boca totalmente vedada.

Silenciada! Swiatek se vê obrigada a jogar de boca tampada
Iga Swiatek com a boca vedada durante seu treinamento. (Foto: Omnium Banque Nationale)

Após o fim das atividades, Iga Swiatek, em coletiva de imprensa do WTA 1000 de Montreal, explicou para os jornalistas a situação e o porquê de estar treinando com a boca totalmente tampada:

É mais difícil respirar quando você está fazendo apenas com o nariz e é mais fácil aumentar minha frequência cardíaca. Não vou te explicar perfeitamente porque não sou especialista. Às vezes não entendo as coisas que me mandam fazer, mas já faço isso há muito tempo, então ficou bem fácil.

O método foi ensinado por seu preparador físico, Maciej Ryszczuk. Assim, mesmo não detalhando a prática completa, Iga Swiatek disse como que realizar o treino com a boca vedada a ajuda nas partidas:

Com certeza você pode ver a diferença em como tudo o que você faz na quadra está ficando cada vez mais difícil com essa fita na boca. Então, acho que é a maneira de trabalhar minha resistência, não me fazendo correr tão rápido e fazer coisas extremas.