Hoje é o dia de revisitar os momentos épicos das melhores partidas de tênis da história! Inúmeros jogos se destacaram ao longo dos anos, e fizemos uma seleção minuciosa dos top 10.
Concentramo-nos exclusivamente nos confrontos da Era Aberta. Coletamos dados, placares, números, recordes, curiosidades, vídeos e uma abundância de informações úteis.
Com nomes como Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer, entre outros, é hora de embarcar em uma jornada no tempo! Você está pronto para essa viagem?
Melhores partidas de tênis da história
- Nadal vs Federer (Wimbledon 2008)
- Borg vs McEnroe (Wimbledon, 1980)
- Djokovic vs Nadal (Australian, 2012)
- Nalbandian vs Federer (Finals, 2005)
- Federer vs Roddick (Wimbledon, 2009)
- Federer vs Nadal (Australian, 2017)
- Safin vs Federer (Australian, 2005)
- Nadal vs Verdasco (Australian, 2009)
- Wawrinka vs Djokovic (Roland Garros, 2015)
- Sampras vs Agassi (US Open, 2001)
Melhores partidas de tênis: Sampras vs Agassi (10º lugar)
- Tenistas: Pete Sampras (EUA) e Andre Agassi (EUA)
- Torneio: Quartas de final do US Open 2001
- Placar: Sampras 3-1 Agassi (6/7, 7/6, 7/6 e 7/6)
Abrimos a lista de melhores partidas de tênis da história com um dos duelos mais icônicos já protagonizados pelos rivais Pete Sampras e Andre Agassi: quartas de final do US Open 2001. O confronto foi tão parelho que ambos os tenistas não conseguiram quebrar saques.
O jogo também reunia dois estilos diferentes. Enquanto Sampras se destacava nos serviços, Agassi era feroz nas devoluções. É verdade que “Pistol Pete” triunfou por 3-1, mas a vitória foi duríssima. Todos os sets foram para o tiebreak. Três horas de duração.
Sampras deu fim a um jejum de três partidas sem vitória contra o conterrâneo. Além disso, chegou à final do Grand Slam. O problema é que havia um certo australiano do outro lado. Lleyton Hewitt, ainda jovem, faturou o seu primeiro grande título da carreira.
Melhores partidas de tênis: Wawrinka vs Djokovic (9º lugar)
- Tenistas: Stan Wawrinka (SUI) e Novak Djokovic (SER)
- Torneio: Final de Roland Garros 2015
- Placar: Wawrinka 3-1 Djokovic (4/6, 6/4, 6/3 e 6/4)
A temporada 2015 de Roland Garros parecia estar nas mãos de Novak Djokovic, que nunca havia faturado o torneio francês até então. Era o único Grand Slam que faltava ao tenista sérvio. E ele provavelmente sairia campeão da competição.
Isso porque Djoko deixou para trás dois integrantes do Big Four no mata-mata. Nas quartas, derrubou Rafael Nadal. Nas semis, eliminou Andy Murray. Quem lhe aguardava na grande final era Stan Wawrinka – adversário menos badalado do que os citados.
O esporte, entretanto, é uma caixinha de surpresas. O suíço chegou como “underdog”, venceu a série de virada, acabou com a invencibilidade de 28 partidas (e o sonho) de Novak e faturou o segundo Grand Slam de sua carreira.
Melhores partidas de tênis: Nadal vs Verdasco (8º lugar)
- Tenistas: Rafael Nadal (ESP) e Fernando Verdasco (ESP)
- Torneio: Semifinal do Australian Open 2009
- Placar: Nadal 3-2 Verdasco (6/7, 6/4, 7/6, 6/7 e 6/4)
A semifinal entre Rafael Nadal e Fernando Verdasco no Australian Open 2009 é certamente um dos melhores jogos de tênis de todos os tempos. Além do duelo entre compatriotas, o confronto também conta com outros elementos históricos interessantes.
Naquela data, Verdasco era o atual número um do mundo. O tenista estava em uma ascendência absurda e entrava como franco favorito ao título. Do outro lado, Nadal começava a se consolidar como “Rei do Saibro”.
Rafa venceu por 3-2 em partida de três tiebreaks que durou 5h14. O embate se tornou o mais longo da história da competição até 2012 (spoiler: falaremos disso no ranking). Ele avançou à final e se tornou o primeiro espanhol a levantar o aberto da Austrália.
Melhores partidas de tênis: Safin vs Federer (7º lugar)
- Tenistas: Marat Safin (RUS) e Roger Federer (SUI)
- Torneio: Semifinal do Australian Open 2005
- Placar: Safin 3-2 Federer (5/7, 6/4, 5/7, 7/6 e 9/7)
Continuamos a lista de melhores partidas de tênis da história com o confronto épico entre Roger Federer e Marat Safin na semifinal do Australian Open 2005. O suíço reinava soberano com 26 jogos de invencibilidade no circuito ATP, mas acabou sendo derrotado.
A batalha durou cinco sets e vale destacar que Federer se queixou de lesões nas costas durante a reta final. Safin, que nada tinha a ver com isso, chegou a salvar um match point do adversário para a carimbar surpreendente vitória por 3-2.
O russo se classificou para a final e finalmente ergueu o troféu do aberto australiano – ele havia chegado em duas, mas perdeu ambas (uma, inclusive, para Federer).
Melhores partidas de tênis: Federer vs Nadal (6º lugar)
- Tenistas: Roger Federer (SUI) e Rafael Nadal (ESP)
- Torneio: Final do Australian Open 2017
- Placar: Federer 3-2 Nadal (6/4, 3/6, 6/1, 3/6 e 6/3)
Roger Federer vs Rafael Nadal na finalíssima do Australian Open 2017 precisa estar entre os maiores jogos do tênis até hoje realizados. Afinal, o reencontro marcou a ressurreição de dois grandes titãs da história do esporte, que estavam fora do holofotes há algum tempo.
O contexto é ainda mais incrível quando olhamos para a situação do suíço naquela altura do campeonato. Com 35 anos nas costas e jejum de quase cinco anos sem Grand Slams (o último havia sido faturado em 2012), ele ainda se recuperava de uma cirurgia no joelho.
Federer venceu o rival por 3-2 com direito a quinto set de tirar o fôlego. Aquele fora o troféu mais difícil da carreira do europeu, que provou que ainda estava inteiraço.
O mundo da bolinha amarela vai além das melhores partidas de tênis. Leia mais sobre a modalidade:
- Os 8 principais golpes de tênis e como executá-los
- Tudo sobre Beach Tennis: história, regras e fundamentos
- Como jogar tênis: equipamentos, regras e dicas para começar
- Rede de tênis: saiba tudo o que precisa para a escolha ideal
Melhores partidas de tênis: Federer vs Roddick (5º lugar)
- Tenistas: Roger Federer (SUI) e Andy Roddick (EUA)
- Torneio: Final de Wimbledon 2009
- Placar: Federer 3-2 Nadal (5/7, 7/6, 7/6, 6/3 e 16/14)
Historicamente Roger Federer sempre foi um pesadelo para Andy Roddick. O suíço ora ou outra eliminava o rival em playoffs de Grand Slams. Há até quem diga que o norte-americano teria faturado muito mais títulos se não fosse o seu eterno nêmesis.
Em 2009, na final de Wimbledon, a sina se repetiu mais uma vez. Federer bateu Roddick por 3-2, mas o confronto foi apertadíssimo e emocionante até o final. No set de desempate, os rivais ficaram separados por apenas dois pontinhos.
Melhores partidas de tênis: Nalbandian vs Federer (4º lugar)
- Tenistas: David Nalbandian (ARG) e Roger Federer (SUI)
- Torneio: Final do ATP Finals 2005
- Placar: Nalbandian 3-2 Federer (6/7, 6/7, 6/2, 6/1 e 7/6)
Nosso quarto lugar está bem representado com a incrível batalha entre David Nalbandian e Roger Federer na final do Tennis Masters Cup 2005 (atual ATP Finals). Embora não seja um duelo de Grand Slam, o confronto merece destaque. E te explicamos o porquê.
O craque suíço entrou como favorito e abriu dois sets de vantagem. Tudo levava a crer que o 3-0 seria confirmado com certa tranquilidade, mas foi aí que o argentino iniciou a sua remontada. E que virada, meus amigos!
Nalbandian empatou o marcador com dois sets extremamente consistentes. No somatório, perdeu apenas três games. A decisão foi para o desempate e nosso “Hermano” chegou a tomar um 30-0 de Federer no 5-6. Ele conseguiu superar a desvantagem e faturar o título.
Melhores partidas de tênis: Djokovic vs Nadal (3º lugar)
- Tenistas: Novak Djokovic (SER) e Rafael Nadal (ESP)
- Torneio: Final do Australian Open 2012
- Placar: Djokovic 3-2 Nadal (5/7, 6/4, 6/2, 6/7 e 7/5)
A medalha de bronze do nosso ranking de melhores partidas de tênis da história fica com o jogão entre Novak Djokovic e Rafael Nadal na final do Australian Open de 2012. Com 5h33 de duração, foi o confronto mais duradouro do Grand Slam em todos os tempos.
Os rivais eram os dois melhores do mundo naquele momento. Além disso, faziam a terceira final seguida em competições de grande expressão. As expectativas eram grandes e se cumpriram: foram cinco sets jogados em altíssimo nível.
Esgotados, os tenistas se doaram até o final. Djoko, especialmente, já se queixava de dores intensas. Com 6-5 no último set, o sérvio escapou de um break point do adversário e finalmente desabou extasiado no chão. A coroa era dele!
Melhores partidas de tênis: Borg vs McEnroe (2º lugar)
- Tenistas: Björn Borg (SUE) e John McEnroe (EUA)
- Torneio: Final de Wimbledon 1980
- Placar: Borg 3-2 McEnroe (1/6, 7/5, 6/3, 6/7 e 8/6)
No segundo lugar temos a épica epopeia protagonizada por Björn Borg e John McEnroe na final de Wimbledon em 1980. A partida reunia duas personalidades distintas. Um sueco frio e calculista e um norte-americano explosivo e polêmico.
Antes de Nadal e Federer roubarem a cena, eram esses dois que alimentavam a rivalidade mais expressiva e popular do esporte. Relação que até ganhou uma adaptação nas telonas.
Voltando ao jogo, Borg levou a melhor por 3-2 em confronto repleto de reviravoltas, viradas e jogadas incríveis. McEnroe daria o troco no ano seguinte, derrotando o europeu no US Open e em Wimbledon.
Melhores partidas de tênis: Nadal vs Federer (1º lugar)
- Tenistas: Rafael Nadal (ESP) e Roger Federer (SUI)
- Torneio: Final de Wimbledon 2008
- Placar: Nadal 3-2 Federer (6/4, 6/4, 7/6, 7/6 e 97)
Para muita gente, a final entre Rafael Nadal e Roger Federer em Wimbledon 2008 é tão marcante que não é apenas considerada uma das melhores partidas de tênis, mas a maior partida da história do tênis. Portanto, nossa medalha de ouro foi para este jogaço protagonizado pelos maiores atletas que o esporte já viu.
O suíço, conhecido por dominar a grama como ninguém, vinha de cinco títulos ingleses na década e ostentava invencibilidade de 65 jogos por lá. Parecia uma tarefa difícil destronar o rei, mas o espanhol conseguiu reclamar a coroa para si.
Em embate épico de 66 games (recorde de Wimbledon em simples masculinos) e dois tiebreaks, Nadal levou a melhor na frente de 13 mil pessoas. E que torcedores sortudos, hein? Puderam assistir o maior confronto do tênis já realizado.
Vá além das melhores partidas de tênis e amplie seu conhecimento sobre outras modalidades:
- 10 melhores estrangeiros do futebol brasileiro na história
- Melhores goleiros da Espanha: top 10 atual e da história
- Conheça as 10 maiores rivalidades da NBA na história
- Melhores centrais do vôlei: confira o top 10 da história
- Melhores atacantes da Espanha: top 10 atual e da história
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.