Saiba tudo sobre a carreira de Maria Sharapova: finais de Grand Slams, maiores rivais, premiações, recordes, doping, livro e frases

Somente 10 atletas na história do tênis feminino podem se vangloriar de terem conquistado o Career Grand Slam. Maria Sharapova é uma delas.

Campeã de todos os quatro principais torneios de tênis do circuito mundial, a russa anunciou sua aposentadoria em 26 de fevereiro de 2020. Essa data marca o fim da carreira de uma das mais brilhantes tenistas deste século.

Vitoriosa dentro das quadras e também bem-sucedida nos negócios fora delas, Maria Sharapova terá seu nome para sempre marcado na história do esporte. 

Fique conosco para relembrar todos os feitos da tenista russa! 

Quem é Maria Sharapova?

Quem é Maria Sharapova
Ex-número 1 do mundo, Maria Sharapova se aposentou aos 32 anos

Maria Sharapova é uma ex-tenista profissional, que conquistou 5 títulos de Grand Slam ao longo de sua carreira e foi número 1 do mundo no ranking da WTA por 21 semanas.

Ela nasceu nasceu em 19 de abril de 1987, em Nyagan, na Rússia. Aos 6 anos, aconselhada pela lenda Martina Navratilova, a jovem tenista se mudou para os Estados Unidos ao lado de seu pai.

Radicada na Flórida, Sharapova pôde desenvolver um tênis de alto nível e se tornar uma das tenistas mais vitoriosas em todos os tempos.

Entre as principais conquistas, estão títulos em todos os quatro Grand Slams, uma conquista no WTA Finals e um título da Fed Cup, com a equipe da Rússia.

Além disso, Maria Sharapova conquistou a medalha de prata no torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Saiba, a seguir, como toda a história de sucesso no tênis começou!

Quando e como Maria Sharapova começou a jogar tênis?

Biografia de Maria Sharapova
Maria Sharapova se estabeleceu como uma promissora tenista ainda na adolescência

Nascida em Nyagan, Maria Sharapova passou a jogar tênis aos 4 anos, já quando morava em Sochi. Sua primeira raquete foi dada por Aleksandr Kafelnikov, pai de Yevgeny Kafelnikov, ex-número 1 do mundo.

Aleksandr era amigo do pai da tenista russa, que foi responsável por orientar os primeiros treinamentos de Maria Sharapova em Sochi. 

Pouco depois de ela começar a se destacar, a multicampeã Martina Navratilova convenceu o pai de Maria a se mudar para os Estados Unidos, onde ela poderia se preparar melhor para buscar uma carreira no esporte. 

A jovem tenista chegou ao novo país aos 6 anos, sem ainda saber falar inglês, assim como seu pai Yuri. Já sua mãe, Yelena, teve de esperar por dois anos para se mudar para os Estados Unidos, pois não conseguiu o visto para acompanhar o marido e a filha.

Na Flórida, Maria Sharapova passou a treinar na IMG Academy, mesmo local por onde haviam passado Andre Agassi, Monica Seles e Anna Kournikova. 

Sharapova se profissionalizou em 2001, quando ainda tinha 14 anos. Em 2002, ela fez sua estreia em torneios da WTA no Pacific Life Open.

Ainda em 2002, a tenista russa chegou às finais das chaves juvenis do Australian Open e de Wimbledon.

O primeiro título de Maria Sharapova como tenista profissional foi conquistado em Tóquio, em 2003. Naquela temporada, ela alcançou as oitavas de final de Wimbledon e passou a figurar pela primeira vez entre as 50 melhores do mundo no ranking da WTA.

Ao fim de 2003, Sharapova recebeu o prêmio de melhor novata do ano.

O primeiro de seus cinco títulos de Grand Slam veio no ano seguinte. Relembre todas as principais conquistas da tenista russa logo abaixo!

Quantos títulos Maria Sharapova conquistou?

Maria Sharapova
Maria Sharapova conquistou 36 títulos de simples na carreira, sendo 5 de Grand Slams

Maria Sharapova encerrou sua carreira depois de ter conquistado 36 títulos da WTA em torneios de simples. Ela foi campeã ainda de três torneios de duplas.

Entre as maiores conquistas de Sharapova, estão 5 títulos de Grand Slams. O primeiro deles veio em 2004, quando ela tinha apenas 17 anos e derrotou Serena Williams na final de Wimbledon. 

Dois anos depois, Sharapova foi campeã também do US Open, com vitória na decisão sobre a belga Justine Henin.

Em 2008, foi a vez de a russa conquistar o título do Australian Open. Na final, a adversária foi a sérvia Ana Ivanovic.

Maria Sharapova completou o Career Grand Slam em 2012, ao ser campeã de Roland Garros pela primeira vez, com vitória sobre a italiana Sara Errani.

Em 2014, Sharapova foi bicampeã de Roland Garros, ao superar Simona Halep na final.

Além dos 5 títulos de Grand Slams, a tenista russa foi vice-campeã por 5 vezes dos principais torneios do circuito. Ela perdeu a final do Australian Open em três oportunidades, uma em Wimbledon e outra em Roland Garros.

Sharapova conquistou ainda a medalha de prata na Olimpíada de Londres, depois de perder a final para Serena Williams. 

A galeria de troféus da russa conta também com uma conquista do WTA Finals em 2004 e da Fed Cup em 2008, com a equipe de seu país. 

Principais títulos de Maria Sharapova

  • Wimbledon em 2004
  • US Open em 2006
  • Australian Open em 2008
  • Roland Garros em 2012 e 2014
  • WTA Finals em 2004
  • Fed Cup em 2008
  • Medalha de Prata na Olimpíada de Londres em 2012

Todas as finais de Grand Slam de Maria Sharapova

  • Wimbledon, 2004 – Maria Sharapova 2 x 0 Serena Williams
  • US Open, 2006 – Maria Sharapova 2 x 0 Justine Henin
  • Australian Open, 2007 – Serena Williams 2 x 0 Maria Sharapova
  • Australian Open, 2008 – Maria Sharapova 2 x 0 Ana Ivanovic
  • Wimbledon, 2011 – Petra Kvitova 2 x 0 Maria Sharapova
  • Australian Open, 2012 – Victoria Azarenka 2 x 0 Maria Sharapova
  • Roland Garros, 2012 – Maria Sharapova 2 x 0 Sara Errani
  • Roland Garros, 2013 – Serena Williams 2 x 0 Maria Sharapova
  • Roland Garros, 2014 – Maria Sharapova 2 x 1 Simona Halep
  • Australian Open, 2015 – Serena Williams 2 x 0 Maria Sharapova

Estatísticas de Maria Sharapova

  • Melhor ranking: 1º (22 de agosto de 2005, pela primeira de cinco vezes)
  • Semanas como líder do ranking da WTA: 21
  • Títulos de simples: 36
  • Histórico em simples: 645 vitórias e 171 derrotas
  • Títulos em duplas: 3
  • Histórico em duplas: 23 vitórias e 17 derrotas
  • Melhor ranking em duplas: 41º (14 de junho de 2004)
  • Prêmios acumulados na carreira: US$ 38,7 milhões

Maiores rivais de Maria Sharapova

Maria Sharapova e Serena Williams
Serena Williams se tornou a maior rival e algoz de Maria Sharapova no tênis mundial

Em toda a sua carreira no circuito da WTA, Maria Sharapova teve Serena Williams como sua grande rival. As duas tenistas se enfrentaram em quatro finais de Grand Slams, com vitória para a russa apenas no primeiro duelo, em Wimbledon, em 2004.

Posteriormente, Serena Williams venceu Maria Sharapova em duas finais do Australian Open, em 2007 e 2015, e também na final de Roland Garros em 2013.

Sharapova e Serena também se encontraram na final do torneio de tênis da Olimpíada de Londres, em 2012. A norte-americana ficou com a medalha de ouro ao vencer por 2 a 0, com parciais de 6/0 e 6/1.

Outros dois importantes confrontos entre as duas tenistas aconteceram em decisões do WTA Finals. Sharapova levou a melhor em 2004, mas perdeu para Serena em 2012.

No retrospecto geral, Maria Sharapova impôs apenas duas derrotas em 22 duelos com Serena Williams.

Vá além do Tênis! Confira também:

Doping de Maria Sharapova

Doping de Maria Sharapova
Maria Sharapova anunciou que havia sido pega no exame antidoping em 2016

A carreira de glórias de Maria Sharapova sofreu um grande abalo em 2016. A tenista russa foi suspensa por dois anos. Um exame realizado no Australian Open daquele ano detectou a substância Meldonium em seu organismo.

“Eu assumo total responsabilidade. É importante dizer que a substância não estava na lista de banidas até o ano passado. Eu tomei legalmente pelos últimos 10 anos. Em janeiro, as regras mudaram, a substância foi proibida e eu não sabia. É o meu corpo. É o que eu coloco dentro dele”, anunciou a própria tenista.

A Wada (Agência Mundial Antidoping) incluiu o Meldonium na sua lista de substâncias proibidas no início de 2016 como “modulador metabólico”.

O doping acabou atrasando os planos de aposentadoria de Maria Sharapova. Ela queria encerrar a carreira depois da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, mas a suspensão foi um duro golpe para o seu planejamento.

A punição de Sharapova foi, posteriormente, reduzida para 15 meses. Ela ainda jogou por dois anos, até que as constantes dores no ombro foram apontadas como o motivo de sua aposentadoria.

Curiosidades sobre Maria Sharapova

  • Maria Sharapova é dona de uma marca de doces, chamada Sugarpova. A empresa foi criada em 2013.
  • Entre 2006 e 2016, Sharapova foi a mulher mais bem paga do mundo entre todas as atletas, segundo a revista Forbes. A maior parte do valor recebido por ela veio de premiações e patrocínios.
  • A conta oficial da tenista no Instagram, @mariasharapova tem mais de 3,8 milhões de seguidores.

Livro de Maria Sharapova

Livro de Maria Sharapova

  • Imparável: Minha Vida Até Aqui

Muito mais que mais uma musa do circuito mundial, Maria Sharapova se consolidou como uma das grandes tenistas deste século, com títulos de 5 Grand Slams — ela já foi bicampeã de Roland Garros, além de ter vencido US Open, Australian Open e Wimbledon.

Mas quem completa a carreira da tenista russa não imagina os diversos obstáculos que ela teve até chegar ao topo do ranking da ATP.

Em sua autobiografia, podemos ir às raízes da vida e da carreira de Sharapova e descobrir o que esteve por trás de sua trajetória no tênis: suas decepções, polêmicas, tropeços e, sobretudo, as voltas por cima.

Para comprar o livro “Imparável: Minha Vida Até Aqui” basta clicar neste link!

Frases famosas de Maria Sharapova

Frases de Maria Sharapova

  • “Estou focada em sair todos os dias e fazer o meu melhor”
  • “Eu, definitivamente, me sinto russa por dentro. Mesmo quando estou nos Estados Unidos, eu me sinto russa”
  • “Se o acidente de Chernobyl não tivesse acontecido, minha vida teria sido completamente diferente. Talvez eu nunca tivesse virado tenista”
  • “Se você é capaz de ajudar algumas pessoas e fazê-las perceber que a vida é boa, então isso vale muito mais do que comprar um par de sapatos”
  • “O tênis não é a minha vida, mas sim a minha carreira. Jogar tênis é o que eu tenho feito desde criança e, obviamente, é assim que ganho dinheiro. Mas não é a minha vida, digo isso com segurança. Há coisas muito mais importantes, como a família e a saúde. O tênis ocupa o final desta lista”
  • “Quando eu atravesso pelo portão da quadra, esse é o meu escape. Eu bloqueio tudo, bom e ruim”

A brilhante trajetória de Maria Sharapova no tênis se encerrou depois de 28 anos de dedicação ao esporte. 

A russa deixa as quadras como uma das mais vitoriosas tenistas deste século. Depois de conhecer tudo sobre Sharapova, aproveite para saber mais sobre outras talentosas atletas do circuito mundial:

*Última atualização em 26 de fevereiro de 2020

Comentários

Salvar