A final Wimbledon 2022 chegou ao fim de sua 135ª edição com mais um grande sucesso que você acompanhou aqui no Esportelândia.

Final masculina Wimbledon 2022

Primeiramente, a final masculina Wimbledon 2022 aconteceu após a desistência do espanhol Rafael Nadal contra o australiano Nick Kyrgios, dando W.O. ao rival, que avançou direto a final. Em contrapartida, o australiano, que se livrou da lenda espanhola, duelou com a lenda sérvio Novak Djokovic, que bateu o britânico Cameron Norrie por 3 x 1. Portanto, às 10h (horário de Brasília), Djoko venceu o rival por 3 x 1 e garantiu o título de Wimbledon 2022.

Final feminina Wimbledon 2022

A final feminina Wimbledon 2022 aconteceu antes da masculina, no sábado (9), às 10h (horário de Brasília), e teve uma campeã inédita. Antes de tudo, a cazaque Elena Rybakina, que havia caído na oitavas de final em 2021, enfrentou a tunisiana Ons Jabeur, que caiu nas quartas. Coincidentemente, ambas perderam para a bielorrussa Aryna Sabalenka (número #6 do mundo e semifinalista em 2021), que ficou de fora por conta de sua nacionalidade (envolvida na Guerra da Ucrânia). Portanto, na decisão de 2022, Elena Rybakina venceu Ons Jabeur por 2 x 1 e se tornou campeã de Wimbledon 2022 no simples feminino pela primeira vez.

Final Wimbledon 2022 duplas masculinas

Já a final Wimbledon 2022 duplas masculinas aconteceu no mesmo sábado (9) que a final de Wimbledon feminina e no mesmo horário: 10h (horário de Brasília). A saber, os croatas Nikola Mektić Mate Pavić entraram como favoritos no confronto, afinal, eram os atuais campeões de Wimbledon. Então, a final Wimbledon 2022 foi um desafio ainda maior para os australianos Matthew EbdenMax Purcellque chegam sem pressão, mas com a mesma vontade de fazer história e assim fizeram. Com um 3 x 2 em um jogo super disputado, os australianos foram campeões de Wimbledon 2022.

Final Wimbledon 2022 duplas femininas

Na final Wimbledon 2022 duplas femininas o duelo decisivo acontece no domingo (10), na quadra central, às 13h20 (horário de Brasília). Dessa forma, as tchecas Kateřina Siniaková e Barbora Krejčíková venceram a belga Elise Mertens e a chinesa Zhang Shuai por 2 x 0.

Final Wimbledon 2022 duplas mistas

A única final de Wimbledon já encerrada é a de duplas mistas. Na ocasião, os australianos Matthew EbdenSamantha Stosur foram derrotados pela americana Desirae Krawczyk e pelo britânico Neal Skupski. Assim, venceram a final Wimbledon 2022 duplas mistas por 2 x 0 ( 6 x 4 e 6 x 3) e conquistaram o bicampeonato, pois já haviam vencido o torneio em 2021.

Onde assistir a final de Wimbledon 2022?

De antemão, serão dois dias de finais para acompanhar. Primeiramente, no sábado (9), às 10h (horário de Brasília), acontecem as finais de simples feminino e duplas masculinas. Já no domingo (10), as finais de simples masculino e duplas femininas fecham o torneio de Wimbledon 2022. Para saber como assistir à final Wimbledon 2022 clique aqui!

Como funciona Wimbledon?

O torneio de tênis mais antigo do mundo e amplamente considerado o mais prestigiado, acontece em Londres desde 1877 e é jogado em quadras de grama ao ar livre, com tetos retráteis sobre as duas quadras principais desde 2019. A premiação de Wimbledon é de £ 40.35 milhões (cerca de 259 milhões de reais) ao campeão.

Wimbledon é um dos quatro torneios de tênis do Grand Slam, sendo os outros o Australian Open, o Roland-Garros e o US Open. Mas Wimbledon é o único grande ainda jogado na grama, que é a superfície tradicional de jogo de tênis. Além disso, é o único Grand Slam que não realiza partidas noturnas, impondo um toque de recolher noturno.

Tradicionalmente o evento acontece ao longo de duas semanas no final de junho e início de julho, começando na última segunda-feira de junho e se encerrando com as finais de simples femininos e masculinos, marcadas para o sábado e domingo no final da segunda semana. Ademais, por tradição, os atletas seguem um rigoroso código de vestimenta todo branco para os competidores e patrocínio real, com a publicidade sendo mínima e discreta.

A saber, vence quem chegar a três sets primeiro. A final Wimbledon 2022 tinha tudo para ser uma reedição da final de Roland-Garros entre o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic. Entretanto, Nadal desistiu de disputar às semifinais devido a uma lesão em seu abdome. Portanto, não houve um reencontro e Djokovic garantiu mais um título. Nas finais de simples feminina, haverá uma campeã inédita. Veja aqui os resultados de Wimbledon 2022.

Quando acontece a final Wimbledon 2022?

Em primeiro lugar, no sábado (9), também às 10h (horário de Brasília), acontecem a final feminina Wimbledon 2022. Assim, Elena Rybakina venceu Ons Jabeur por 2 x 1 e tornou-se campeã de Wimbledon pela primeira vez. No mesmo horário aconteceu a final Wimbledon 2022 duplas masculinas, com Matthew EbdenMax Purcell venceram os então campeões, Nikola Mektić Mate Pavić por 3 x 2.

Por outro lado, neste domingo (10), às 10h (horário de Brasília), aconteceu a final masculina Wimbledon 2022. O australiano Nick Kyrgios foi derrotado pelo sérvio Novak Djokovic na grande final Wimbledon 2022 na chave masculina por 3 x 1. Bem como, às 13h20 (horáriodeBrasília), aconteceu a final Wimbledon 2022 duplas femininas. As tchecas Kateřina Siniaková e Barbora Krejčíková venceram por 2 x 0 a belga Elise Mertens e a chinesa Zhang Shuai.

Como foram os brasileiros em Wimbledon 2022?

Simples Masculino

  • Em primeiro lugar, João Menezes venceu por 2 x 0 o italiano Stefano Travaglia na fase classificatória, mas na segunda fase caiu para o também italiano Andrea Vavassori por 2 x 0;
  • Matheus Pucinelli de Almeida derrotou o argentino Genaro Alberto Olivieri por 2 x 0 também na fase classificatória. Contudo, perdeu para o húngaro Zsombor Piros na segunda fase por 2 x 0 e foi eliminado;
  • Thiago Seyboth Wild perdeu por 2 x 0 para o tcheco Lukáš Rosol na fase classificatória;
  • Thiago Monteiro caiu na 1ª rodada de Wimbledon 2022 após ser derrotado pelo espanhol Jaume Antoni Munar Clar por 3 x 0, encerrando assim a participação brasileiras no simples masculino.

Simples Feminino

  • Primeiramente, Gabriela Cé perdeu por 2 x 1 para a francesa Leolia Jeanjean na fase classificatória;
  • Bem como sua compatriota Carolina Meligeni Alves caiu para a americana Danielle Lao por 2 x 0 na mesma fase;
  • Já na 1ª rodada de Wimbledon 2022, a brasileira Bia Haddad Maia caiu por 3 x 1 para a eslovena Kaja Juven por 3 x 1;
  • De fato, o mesmo aconteceu com Laura Pigossi, sendo derrotada pela eslovaca Kristína Kučová por 2 x 0 na 1ª rodada, encerrando a participação feminina brasileira no simples feminino de Wimbledon 2022.

Duplas masculinas

  • Bruno Soares e o britânico Jamie Murray começaram a 1ª rodada com pé direito vencendo os franceses Benjamin BonziArthur Rinderknech. A dupla venceu por 3 x 0 o italiano Andrea Vavassori e o sérvio Nikola Ćaćić na rodada seguinte. Mas deram adeus à Wimbledon 2022 após um 3 x 1 para o australiano John Peers e o eslovaco Filip Polášek nas oitavas de final.
  • Rafael Matos e o espanhol David Vega Hernández se saíram na 1ª rodada e bateram os ingleses Jay Clarke Liam Broady por 4 x 1. Já na 2ª rodada venceram por 2 x 1 o cazaque Aleksandr Nedovyesov e o paquistanês Aisam-ul-Haq Qureshi. Por fim, caíram nas oitavas de final por 3 x 1 para a dupla número #1, o americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury.
  • Marcelo Melo e o sul-africano Raven Klaasen também garantiram vitória na rodada inicial com um duro 3 x 2 sobre o australiano Michael Venus e o alemão Tim Puetz, onde começaram perdendo. Contudo, caíram na 2ª rodada para os britânicos Ken Skupski Jonny O'Mara.

Duplas femininas

  • A brasileira Bia Haddad Maia, juntamente com a polonesa Magdalena Fręch, bateram a tcheca Lucie Hradecká e a indiana Sania Mirza por 2 x 1 na 1ª rodada. Avançaram também na rodada seguinte ao venceram por 2 x 1 a eslovaca Viktória Kužmová e a holandesa Arantxa Rus. Entretanto, caíram nas oitavas de final para a australiana Ellen Perez e a americana Nicole Melichar-Martinez por 2 x 0, parciais de 6 x 1.

As duplas mistas

  • As duplas mistas teriam, obrigatoriamente, um brasileiro dando adeus à competição logo de cara. Isso porque Rafael Matos e a ucraniana Lyudmyla Kichenok enfrentaram a dupla 100% brasileira Bia Haddad MaiaBruno Soares. Então, melhor para quem é totalmente verde-amarelo, que venceu por 2 x 0  na 2ª rodada. Em conclusão, a dupla não conseguiu seguir forte na competição ao serem eliminados pelo australiano John Peers e a canadense Gabriela Dabrowski.