Antes de mais nada, Evonne Goolagong é uma ex-tenista australiana, que já alcançou o topo da lista de melhores tenistas do mundo.  Sendo assim, a época que ganhou a atenção do mundo aconteceu entre os anos 1970 e 1980. Ou seja, nesse período, ela se consolidou como uma das principais atletas femininas do Tênis. Enfim, até os dias atuais, ela é considerada como uma das principais da história

Aliás, a jornada de Goolagong começou bastante cedo. Pois, com apenas 19 anos, a jovem conquistara o French Open. Por certo, esse seria o primeiro de muitos que venceria por toda sua carreira. Afinal, ao todo, a tenista possui 14 títulos de Grand Slam. Além disso, representou o seu país, a Austrália, em três competições da Fed Cup, sendo a capitã em todas.

Dessa forma, após o fim de sua carreira, Evonne Goolagong participou de diversos eventos de Tênis e investiu numa sua marca de roupas: a Go Goolagong. Mas, atualmente, ela está cada vez mais reconhecida por seus méritos do passado. Em suma, nos últimos anos, a ex-atleta recebeu três prêmios e honrarias pelo seus sucessos. Certamente, incluindo o importante Prêmio Philippe Chatrier em 2018.

Por fim, Goolagong está viva até hoje, com seus 70 anos de idade. Aliás, os feitos das atletas foram reproduzidos na sétima arte. Pois, antes da pandemia de Covid-19, estrearia o filme dela, chamado Sunshine Super Girl. Dessa forma, o seu legado pode ser reconhecido por muitas outras pessoas.

Prêmios de Evonne Goolagong

Antes de mais nada, ao longo de sua carreira, foram diversos títulos conquistados. Certamente, um dos pontos que mais chamam atenção é a variedade de seus troféus. Afinal, venceu jogando sozinha e com parceiros, tanto homem quanto mulher. Sobretudo, com diferentes parceiros e parceiras com o passar dos anos.

Portanto, é possível notar que a época mais rica em títulos da sua carreira foi a década de 1970. Pois, entre 1971 e 1980, Evonne Goolagong conquistou todos os seus 14 Grand Slam. Além disso, ela buscou manter esse sucesso nos anos 1980, mas constantemente sofria derrotas antes mesmo das semifinais. Sobretudo, no ano de 1983, falhou em chegar nas quartas de final de todos os eventos daquele ano.

  • Grand Slam (7)
  • Grand Slam de duplas (6)
  • WTA Finals (2)
  • Grand Slam de duplas mistas (1)

Lista de títulos

Simples (9)

Ano Torneio Superfície Adversária na final Escore
1. 1971 Roland Garros Saibro Helen Gourlay (Austrália) 6–3, 7–5
2. 1971 Wimbledon Grama Margaret Court (Austrália) 6–4, 6–1
3. 1974 Australian Open Grama Chris Evert (EUA) 7–6(7–5), 4–6, 6–0
4. 1974 WTA Finals Carpete Chris Evert (EUA) 6–3, 6–4
5. 1975 Australian Open Grama Martina Navratilova (República Tcheca) 6–3, 6–2
6. 1976 Australian Open Grama Renáta Tomanová (República Tcheca) 6–2, 6–2
7. 1976 WTA Finals Carpete Chris Evert (EUA) 6–3, 5–7, 6–3
8. 1977 Australian Open Grama Helen Gourlay Cawley (Austrália) 6–3, 6–0
9. 1980 Wimbledon Grama Chris Evert (EUA) 6–1, 7–6(7–4)

Duplas (6)

Ano Torneio Superfície Parceira Adversárias na final Escore
1. 1971 Australian Open Grama Margaret Court (Austrália) Joy Emerson e
Lesley Hunt (Austrália)
6–0, 6–0
2. 1974 Australian Open Grama Peggy Michel (EUA) Helen Gourlay e
Karen Krantzcke (Austrália)
7–5, 6–3
3. 1974 Wimbledon Grama Peggy Michel (EUA) Helen Gourlay e
Karen Krantzcke (Austrália)
2–6, 6–4, 6–3
4. 1975 Australian Open Grama Peggy Michel (EUA) Margaret Court (Austrália) e
Olga Morozova (China)
7–6, 7–6
5. 1976 Australian Open Grama Helen Gourlay (Austrália) Renáta Tomanová (República Tcheca) e
Lesley Turner Bowrey (Austrália)
8–1
6. 1977 Australian Open Grama Helen Gourlay Cawley (Austrália) Mona Guerrant (EUA) e Kerry Melville Reid (Austrália) Não houve devido a chuva.

Duplas mistas (1)

Ano Torneio Superfície Parceiro Adversários na final Escore
1. 1972 Roland Garros Saibro Kim Warwick (Austrália) Rosemary Casals (EUA) e Ilie Năstase (Romênia) 6–4, 6–4

Prêmios profissionais

  • Australiana do Ano: 1971
  • Prêmio Espírito Esportivo da WTA: 1978 e 1980

Reconhecimento

  • Virou Membra da Ordem do Império Britânico
  • Em 1982, virou Oficial da Ordem da Austrália
  • Certamente, introduzida no Hall da Fama Internacional do Tênis em 1988
  • Recebeu o Prêmio Philippe Chatrier, o qual, aliás, é um dos maiores prêmios do Tênis, pela a ITF

Ganhos de Evonne Goolagong

Surpreendentemente, mesmo após tantos feitos em sua carreira, Evoone Goolagong faturou US$ 1,399,431 milhão. Certamente, a quantia aumentou com outros trabalhos que ela fez, como publicidades para o KFC, Geritol e Sears. Além disso, a sua própria marca de roupas esportivas, a Go Goolagong, também aumentou suas finanças

No entanto, vale ressaltar que o valor conquistado é muito diferente dos homens. Afinal, tenistas masculinos, como Andre Agassi, faturaram mais de US$ 30,000,000 milhões apenas com o esporte. Ou seja, ainda falamos de uma época com pagamentos muito diferentes entre homens e mulheres.

Curiosidades de Evonne Goolagong

Antes de mais nada, durante o ano de 1976, ela descobriu que estava grávida nas finais do US Open. No entanto, ela terminou os campeonatos daquele ano. Afinal, o evento nos EUA aconteceu entre agosto e setembro. Como resultado, Evonne não conseguiu bater sua adversária, Chris Evert. Todavia, 1976 havia sido incrível para ela, pois conquistara o Australian Open, Wimbledon e WTA Finals.

Entretanto, na sua vida pessoal, Goolagong passou por alguns momentos mais complicados. Sobretudo, na época em que o seu treinador, Victor Edwards, virou o guardião dela. Ou seja, ele tinha o controle da vida financeira e profissional. Além disso, nessa mesma época, em 1974, o seu pai morreu num acidente de carro. Contudo, Evonne queria comprar um carro novo para sua família antes do acidente acontecer, mas Edwards não concordou.

Certamente, essa situação não passou em branco e tudo começou a mudar. Por certo, as questões começaram a mudar quando a tenista se envolveu romanticamente com o ex-tenista Roger Cawley. Afinal, depois do casamento, Edwards perdeu o título de guardião e o marido novo de Evonne, começou a cuidar da sua carreira e dos seus treinos.

Não só o casamento melhorou a vida de Evonne Goolagong, como também seus filhos nasceram. Primeiramente,  Kelly, que estava na barriga da mãe durante o US Open de 1976, ajuda a comandar os acampamentos de Tênis. Por fim, Morgan Cawley jogou pela NSL, segunda liga de futebol dos EUA. Além disso, a ex-tenista é tia-avó do jogador de Rúgbi Latrell Mitchell.

Foto destaque: Reprodução / Press Association