Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic iniciaram uma hegemonia no tênis desde o início dos anos 2000. São raras as vezes em que um deles não leva um Grand Slam. Uma nova geração tenta agora ameaçar o sucesso dos três geniais tenistas. E o austríaco Dominic Thiem é um dos principais nomes dessa lista de sucessores do Big 3.
Thiem chegou ao momento mais glorioso de sua carreira no US Open de 2020, ao ser campeão com uma espetacular virada sobre Alexander Zverev em cinco sets.
O austríaco já havia disputado três finais de Grand Slam. Ele não conseguiu superar o rei do saibro Rafael Nadal em Roland Garros, tampouco bater o maior vencedor do Australian Open, Novak Djokovic, na decisão de 2020.
O austríaco tem lutado para ser mais competitivo nos principais torneios do circuito da ATP e ficar mais perto do topo do ranking. Por enquanto, sua melhor colocação foi o 3º lugar.
Fique com a gente para conhecer mais sobre a história de Dominic Thiem e saber quais torneios ele já venceu!
Quem é Dominic Thiem?
Dominic Thiem é um tenista profissional nascido em 3 de setembro de 1993, em Wiener Neustadt, na Áustria. Em março de 2020, ele atingiu seu melhor ranking na ATP e se tornou número 3 do mundo.
Como tenista profissional, Thiem chegou a duas finais de Roland Garros, em 2018 e 2019, mas foi derrotado por Rafael Nadal nas duas oportunidades.
No início de 2020, ele voltou a disputar uma final de Grand Slam. O austríaco chegou a estar vencendo a decisão do Australian Open por 2 a 1, mas foi derrotado por Novak Djokovic de virada em 5 sets.
Uma nova chance de título em Grand Slams veio no US Open de 2020. Desta vez, Dominic Thiem se tornou campeão ao vencer Alexander Zverev por 3 a 2, de virada. O austríaco saiu perdendo por 2 a 0.
Até a conquista do Aberto dos Estados Unidos, o torneio mais importante já vencido por Dominic Thiem era o Masters 1000 de Indian Wells, em 2018. Na final, ele derrotou Roger Federer, de virada.
Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Quando e como Dominic Thiem começou no tênis?
Dominic Thiem começou a praticar tênis ainda quando era criança na Áustria. Até os 9 anos, foi treinado pelo austríaco Günther Bresnik. Como tenista juvenil, ele chegou a ser número 2 do mundo.
Em 2011, Thiem alcançou a final do torneio de juniores de Roland Garros, mas foi derrotado pelo norte-americano Bjorn Fratangelo. Ainda naquele ano, o tenista austríaco se tornou profissional.
A primeira vitória de Dominic Thiem no circuito da ATP foi sobre seu compatriota e ex-número 1 do mundo Thomas Muster, em Viena, em 2011.
Já o primeiro título de Thiem como tenista profissional foi conquistado em 2015, no torneio de Nice, na França, superando o argentino Leonardo Mayer na final.
Ainda em 2015, Thiem venceu mais dois torneios, encerrando a temporada no top 20.
Em junho de 2016, o austríaco figurou pela primeira vez entre os 10 melhores tenistas do mundo, depois de fazer a semifinal de Roland Garros. Thiem perdeu a disputa por um lugar na final para Novak Djokovic.
Desde então, Dominic Thiem sempre se manteve no top 10 da ATP. Sua melhor colocação no ranking foi o 3° lugar, alcançado pela primeira vez em março de 2020.
Confira, a seguir, quantos títulos Thiem já conquistou ao longo de sua carreira!
Quantas vezes Dominic Thiem foi campeão?
Como tenista profissional, o austríaco Dominic Thiem conquistou 17 títulos em torneios da ATP. Sua principal conquista foi o US Open de 2020, ao derrotar Alexander Zverev na final em cinco sets. Ele também foi campeão do Masters 1000 de Indian Wells em 2019, com vitória sobre Roger Federer na final.
Além de um Grand Slam e um Masters 1000, Thiem conquistou 10 torneios ATPs 250 e cinco ATPs 500.
Em Grand Slams, Thiem já chegou duas vezes à final de Roland Garros, mas foi derrotado por Rafael Nadal nas decisões de 2018 e 2019.
Em 2020, ele perdeu para Novak Djokovic na final do Australian Open, depois de eliminar Nadal nas quartas e Alexander Zverev nas semifinais.
Zverev foi também seu adversário na final do US Open de 2020. Ambos buscavam o primeiro título de Grand Slam da carreira. O alemão abriu 2 a 0, mas Dominic Thiem conseguiu a virada e foi campeão no tie-break do quinto set.
Em Wimbledon, Thiem nunca foi além das oitavas de final. Até o título no US Open, sua melhor campanha havia sido as quartas de final em 2018, quando perdeu para Nadal.
Dominic Thiem também já foi vice-campeão do ATP Finals por duas vezes.
Para chegar à final em 2019, ele venceu Federer e Djokovic na fase inicial, além de ter derrotado Alexander Zverev na semifinal. Na decisão, entretanto, perdeu para Stefanos Tsitsipas por 2 a 1, no tie-break do terceiro set.
Já no ATP Finals de 2020, Thiem venceu Tsistispas e Nadal na fase inicial. Nas semifinais, derrotou o número 1 do mundo Novak Djokovic. Mas, na final, perdeu para Daniil Medvedev por 2 a 1, de virada.
Confira, a seguir, todos os títulos de Dominic Thiem ao longo de sua trajetória como tenista profissional!
Títulos de Dominic Thiem
- 2020
- US Open
- 2019
- Viena
- Kitzbühel
- Barcelona
- Masters 1000 de Indian Wells
- Pequim
- 2018
- São Petersburgo
- Lyon
- Buenos Aires
- 2017
- Rio de Janeiro
- 2016
- Stuttgart
- Nice
- Acapulco
- Buenos Aires
- 2015
- Gstaad
- Umag
- Nice
Finais de Dominic Thiem em Grand Slams
- Roland Garros de 2018: Rafael Nadal 3 x 0 Dominic Thiem (6-4, 6-3, 6-2)
- Roland Garros de 2019: Rafael Nadal 3 x 1 Dominic Thiem (6-3, 5-7, 6-1, 6-1)
- Australian Open de 2020: Novak Djokovic 3 x 2 Dominic Thiem (6-4, 4-6, 2-6, 6-3, 6-4)
- US Open de 2020: Dominic Thiem 3 x 2 Alexander Zverev (2-6, 4-6, 6-4, 6-3, 7-6)
Maiores rivais de Dominic Thiem
Dominic Thiem ainda não estabeleceu grandes rivalidades no circuito da ATP. Porém, os duelos com Rafael Nadal e Novak Djokovic foram marcantes para a carreira do tenista austríaco.
Por duas vezes, Thiem chegou a uma final de Grand Slam e encontrou com Nadal. Em 2018 e 2019, ele decidiu o título de Roland Garros com o espanhol, mas não conseguiu superar o rei da saibro em nenhum dos dois confrontos.
Em Roland Garros, Rafael Nadal já havia sido o algoz de Dominic Thiem na semifinal de 2017 e na primeira rodada de 2014.
O espanhol e o austríaco fizeram outras duas finais, com vitória de Nadal: Barcelona e Masters 1000 de Madri, ambas em 2017.
Em 2020, Thiem teve importante vitória sobre Nadal nas quartas de final do Australian Open. O austríaco venceu o então número 1 do mundo por 3 sets a 1. Eles se reencontraram também na primeira fase do ATP Finals, com nova vitória de Thiem.
Já Novak Djokovic foi o responsável por evitar que Thiem chegasse à final do Aberto da França de 2016. Além de ter eliminado o austríaco nas semifinais daquela edição, o sérvio foi vitorioso em duas semifinais de Masters 1000 (Roma em 2017 e Madri em 2019).
Em contrapartida, Dominic Thiem superou Novak Djokovic na semifinal de Roland Garros, em 2019, com 3 sets a 2, e também na primeira fase do ATP Finals de 2019 e nas semifinais do ATP Finals de 2020.
Outro encontro entre Thiem e Djokovic aconteceu na final do Australian Open de 2020. O sérvio levou a melhor, com vitória por 3 a 2.
Nos duelos de Thiem com Roger Federer, o mais marcante foi a final do Masters 1000 de Indian Wells de 2019, com vitória do austríaco de virada. Outra vitória expressiva do austríaco foi na fase de grupos do ATP Finals de 2019.
Vá além do mundo do Tênis! Confira também nossos outros conteúdos:
- Red Bull Racing: títulos, pilotos e história da equipe da F1
- Chicago Bulls: títulos, maiores jogadores, recordes e elenco
- Rugby e Futebol Americano: diferenças e semelhanças [com imagens]
- História do vôlei: quando surgiu, quem criou e a chegada ao Brasil
- Eurocopa: história, maiores campeões, artilheiros e recordes
Frases famosas de Dominic Thiem
- “É incrível como é difícil ganhar um Grand Slam”
- “Simplesmente, não sinto o espírito olímpico”
- “Você sempre tem que continuar trabalhando, porque todo mundo está. Depois que você parar, os outros o ultrapassarão”
- “Nos juniores, você é uma espécie de estrela, mas só porque você é um bom juniores não significa que você será um bom profissional”
- “A velocidade, você não pode treiná-la. Você tem que ser rápido desde o seu nascimento. Existem outras coisas que você pode praticar, como flexibilidade ou os pequenos passos necessários para se manter bem na bola, mas ser rápido é um dom que você recebe”
- “Sou jogador ou sou uma pessoa que precisa treinar muito; caso contrário, não jogo bem”
- “Eu acho que você precisa melhorar um pouco todos os dias para não ter um dia em que algo importante venha”
- “Eu nunca fui a pessoa que surgiu de alguma forma. Eu trabalhei lenta e consistentemente, subindo no ranking, então não houve um momento especial”
- “Prefiro jogar torneios ATP e a Copa Davis em vez de Jogos Olímpicos”
- “Contra Novak, é realmente difícil para mim, porque ele não me dá tempo. Eu realmente não gosto de jogar contra ele, porque ele tem um estilo de jogo que não combina comigo”
Dominic Thiem mostrou ao mundo que é capaz de ir além dos títulos de Masters 1000 e conquistou seu primeiro Grand Slam no US Open de 2020. Será que o austríaco conseguirá superar os grandes tenistas do circuito mundial e chegar ao topo do ranking da ATP?
Enquanto aguardamos pelos próximos passos de Thiem, aproveite para saber mais detalhes da trajetória de outros grandes tenistas:
- Andy Murray
- Daniil Medvedev
- Serena Williams
- Ashleigh Barty
- Simona Halep
- Naomi Osaka
- Karolina Pliskova
- Kei Nishikori
- Fernando Meligeni
- Maria Esther Bueno
- Gustavo Kuerten
- Pete Sampras
*Última atualização em 06 de junho de 2024