Conheça a história de Denis Shapovalov: início da carreira, principais títulos, melhor ranking na ATP e curiosidades do tenista

Nos últimos anos, novas promessas surgiram no mundo do tênis. Uma delas é Denis Shapovalov.

O canadense está no circuito desde 2014, quando ainda disputava competições juvenis. Desde o juvenil, já ganhava bastante destaque, chegando à posição número 1 no ranking da categoria.

Como ainda é muito jovem, Denis Shapovalov tem todo um futuro pela frente, mas já “incomoda” os gigantes do esporte.

Se você quer conhecer mais sobre a trajetória de Denis Shapovalov, aqui é o lugar certo! Confira!

Quem é Denis Shapovalov?

Denis Shapovalov. jogador de tênis

Denis Shapovalov é um tenista profissional, nascido em 15 de abril de 1999. Ele é uma das grandes promessas do circuito mundial do tênis na atualidade.

O tenista nasceu na cidade de Tel Aviv, localizada em Israel. Filho de pais russos, Shapovalov pouco viveu na sua cidade natal, já que, antes de completar 1 ano, seus pais se mudaram para o Canadá, onde obteve a cidadania. É no mesmo país que Shapovalov mora e pratica o esporte atualmente. 

Desde 2015, ele começou a disputar torneios da ITF Futures e, rapidamente, a conquistar  títulos, garantindo a ele boas premiações e seus primeiros pontos no ranking da ATP.

Como Denis Shapovalov começou no tênis?

Denis Shapovalov. jogador de tênis

Denis Shapovalov começou a aprender tênis ainda muito novo, com apenas 5 anos de idade. Buscando incentivar o filho, sua mãe, que jogava tênis na antiga União Soviética, inaugurou, inclusive, um clube chamado TessaTenis, localizado na cidade de Vaughan, no Canadá.

Talentoso e habilidoso com a mão esquerda, Shapovalov começou a disputar torneios das categorias inferiores ainda na adolescência. Quando tinha apenas 14 anos, conquistou seu primeiro troféu na categoria. 

No ano seguinte, em 2014, Shapovalov obteve mais algumas conquistas que o credenciaram para a disputa do seu primeiro Grand Slam da categoria juvenil, em 2015.

Nos Grand Slams juvenis, suas campanhas de maior destaque foram nos torneios de duplas. No US Open, conquistou o título de duplas jogando ao lado do canadense Félix Auger-Aliassime

Ainda em 2015, conquistou seu primeiro título de duplas dos torneios ITF Futures. No individual, sua primeira conquista foi no ano seguinte, em 2016, no Future de Weston, derrotando o tenista brasileiro Pedro Sakamoto na final.

Grandes confrontos e campanhas

Primeiro título da ATP de Shapovalov

Denis Shapovalov. jogador de tênis Apesar de muito jovem, Denis Shapovalov já fez grandes campanhas em torneios importantes e já travou disputas intensas com tenistas consagrados do circuito mundial de tênis.

Com um backhand potente na sua canhota, Shapovalov conquistou seu primeiro torneio ATP em 2019, quando se sagrou campeão do ATP 250 de Estocolmo, batendo na final o sérvio Filip Krajinovic.

No mesmo ano, chegou à sua primeira final de Masters 1000, no Master de Paris. Sua trajetória até a disputa do título foi intensa, passando por grandes jogadores como Alexander Zverev e Gael Monfils.

Na semifinal, jogaria contra o gigante Rafael Nadal, mas o espanhol acabou abandonando a competição e não entrou em quadra naquela ocasião.

Na decisão, Shapovalov enfrentou o número 1 do mundo, Novak Djokovic. O sérvio não teve muitas dificuldades e venceu o confronto por 2 a 0, em 1 hora e 8 minutos.

Melhor campanha em Grand Slams de Denis Shapovalov

Denis Shapovalov. jogador de tênis

Já em 2020, Denis Shapovalov conseguiu sua melhor campanha em Grand Slam. Após o período em que as competições estavam paradas por conta da pandemia do Covid-19, os torneios retornaram e, junto a eles, os Grand Slam da França e dos Estados Unidos.

Foi justamente no US Open, o Aberto do EUA, que Shapovalov conseguiu sua melhor campanha em Grand Slam. O canadense conseguiu avançar até as quartas de final, em que foi eliminado pelo espanhol Pablo Carreño Busta.

Vitória sobre Nadal

Shapovalov e Nadal

O momento mais memorável da carreira de Denis Shapovalov aconteceu ainda em 2017, quando o tenista tinha apenas 18 anos e dava seus primeiros passos nos principais torneios da ATP.

Foi então, no Masters 1000 de Montreal, jogando em casa, que Shapovalov conseguiu uma vitória gigantesca nas oitavas de final do torneio.

O jovem enfrentou o espanhol Rafael Nadal, que buscava a conquista do título para assumir a 1ª colocação do ranking da ATP. Porém, o canadense, número 143 do ranking à época, surpreendeu a todos e bateu o espanhol.

O confronto foi emocionante. Era a sua primeira partida contra um top 10 e, mesmo assim, Shapovalov se impôs. No final, vitória por 2 a 1, parciais de 3/6, 6/4 e 7/6.

Não fique apenas no tênis! Venha ver conteúdos de esportes diversos:

Quantas vezes Denis Shapovalov foi campeão?

Denis Shapovalov conquistou, ao todo, 7 títulos na sua carreira, sendo 2 do ATP Challenger Tour, 4 dos torneios organizados pela ITF e apenas 1 do circuito principal da ATP. 

Confira a lista detalhada com todos os títulos de Denis Shapovalov no circuito de Tênis:

ITF Futures

  • Weston F5, 2016
  • Memphis F12, 2016
  • Orange Park F14, 2016
  • Gatineau F1, 2017

ATP Challenger Tour

  • Challenger de Drummondville, 2017
  • Gatineau, 2017

ATP 

  • Aberto de Estocolmo, 2019

Estatísticas de Denis Shapovalov

Sacando
Aces 1,435
Dupla Falta 886
Primeiro serviço 59%
Pontos ganhos no primeiro serviço 76%
Pontos ganhos no segundo serviço 52%
Break Points enfrentados 1,076
Break Points salvos 64%
Jogos disputados sacando 2,272
Jogos ganhos sacando 83%
Total de pontos ganhos sacando 66%

 

Recebendo
Pontos ganhos recebendo no 1° serviço 28%
Pontos ganhos recebendo no 2° serviço 48%
Oportunidades em Break Point 1,168
Break Points convertidos 37%
Jogos recebendo saque 2,262
Jogos ganhos recebendo saque 19%
Pontos ganhos recebendo saque 36%
Pontos totais ganhos 51%

Melhor ranking de Denis Shapovalov

Desde o começo de 2018, Denis Shapovalov é top 50 do ranking da ATP. Sua melhor colocação até o fim da temporada de 2020, foi o 10° lugar, obtido em setembro desse mesmo ano.

Biografia de Denis Shapovalov

  • Nome completo: Denis Shapovalov
  • Data de nascimento: 15 de Abril de 1999
  • Local de nascimento: Tel Aviv, Israel
  • Altura: 1,85 m
  • Mão: canhoto
  • Prize Money: US$ 5,7 milhões

Curiosidades sobre Denis Shapovalov

Mãe tenista

Muitas pessoas buscam seguir a carreira de seus pais e trabalhar no mesmo emprego que eles, e esse foi também o caso de Denis Shapovalov.

Sua mãe, Tessa Shapovalova, era uma grande tenista juvenil na antiga União Soviética. Coincidentemente, ela enfrentava a mãe de outras duas grandes promessas do tenis atual, Zverev e Tsitsipas.

Dessa forma, a mãe de Shapovalov foi a grande incentivadora do jogador e segue sendo a treinadora do tenista.

Bolada no juiz

A carreira meteórica de Denis Shapovalov também já teve suas fases problemáticas. Em 2017, quando o canadense tinha apenas 17 anos, ele passou por um dos momentos mais difíceis da sua carreira.

Em um confronto válido pela Copa Davis, Shapovalov se irritou após errar uma jogada e bateu na bola com muita força sem um direcionamento correto enquanto o jogo estava parado.

O destino da bola foi o rosto do juiz principal do confronto. A velocidade e a força da raquetada causaram uma fratura facial no juiz, que teve que ser submetido a uma cirurgia posteriormente.

Shapovalov foi eliminado, já que, como prevê o regulamento dos torneios de tênis, acertar um juiz fora de lance do jogo é motivo de eliminação na hora. Além disso, o canadense teve que pagar uma multa equivalente a R$ 21.780,00. 

Agora que você já conhece a história de Denis Shapovalov, fique por dentro de ouras histórias do tênis!

*Última atualização em 20 de novembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin