Começando com tudo a temporada do tênis, a Copa Davis 2024 promete movimentar o calendário nesse início de ano. A competição inicia com o pé direito, entre os dias 1 e 4 de fevereiro, 70 países vão entrar em quadra para disputar a qualificação em busca da próxima fase do torneio.
Considerada a principal competição masculina de tênis por equipes, a Copa Davis conta com inúmeros atletas talentosos espalhados pelo mundo. Distribuída ao longo do ano, a competição é ‘dividida' em três partes: Grupo Mundial, Grupo I e Grupo II.
Calendário do tênis 2024: Copa Davis
- 1, 2, 3 e 4 de fevereiro – partidas de qualificação e eliminatórias
- 10, 11, 12, 13, 14 e 15 de setembro – fase de grupos
- 21, 22, 23, 24, 25 e 26 de novembro – fases eliminatórias, semifinal e final
Estados Unidos são os maiores campeões da Copa Davis
Com 32 títulos conquistados na Copa Davis, os Estados Unidos possuem uma enorme tradição no torneio. Na vice-liderança, a Austrália também aparece entre os principais países da competição, levantando a taça em 28 oportunidades diferentes.
Fechando os primeiros lugares, na 3ª posição temos França e a Grã-Bretanha, com 10 títulos conquistados cada. Atual campeã da Copa Davis, a Itália levantou a taça apenas duas vezes na história. Mostrando o enorme equilíbrio da competição, podemos afirmar que o torneio será muito bem disputado pelos 70 países.
Últimos 10 campeões da Copa Davis
- 2013 – República Tcheca (vice-campeã Sérvia)
- 2014 – Suíça (vice-campeã França)
- 2015 – Grã-Bretanha (vice-campeã Bélgica)
- 2016 – Argentina (vice-campeã Croácia)
- 2017 – França (vice-campeã Bélgica)
- 2018 – Croácia (vice-campeã França)
- 2019 – Espanha (vice-campeão Canadá)
- 2020-21 – Rússia (vice-campeão Croácia)
- 2022 – Canadá (vice-campeão Austrália)
- 2023 – Itália (vice-campeão Austrália)
Ver essa foto no Instagram
Os favoritos na Copa Davis 2024
Nesse início da Copa Davis 2024, podemos apontar alguns países como os principais favoritos ao título no momento. Defendendo a taça, a Itália vem forte para conquistar o tricampeonato do torneio. Querendo apagar o vice-campeonato nas duas edições anteriores, a Austrália também pode surpreender.
Além dos italianos e australianos, podemos destacar também o Canadá, a Espanha e os Estados Unidos. Buscando voltar a vencer a Copa Davis, os americanos não conquistam o título desde 2007. Correndo por fora, os canadenses esperam fazer história na competição, assim como em 2022.
Chance do Brasil na Copa Davis 2024
Querendo fazer história na Copa Davis 2024, o Brasil irá disputar a fase final do principal torneio masculino de tênis por equipe. Comandada pelo capitão Jaime Oncins, Thiago Wild, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Gustavo Heide e Rafael Matos foram os atletas definidos pela Confederação Brasileira de Tênis (CBTênis).
Com jogadores talentosos para defender o Brasil em quadra, a equipe brasileira pretende surpreender na competição. Mesmo sem grandes chances de conquistar o título da Copa Davis, o objetivo dos atletas e da comissão técnica é chegar o mais longe possível nesta primeira experiência na fase final após mudança do formato em disputa.
Entrando em quadra em setembro deste ano de 2024, o Brasil se prepara para os confrontos que podem colocar o tênis brasileiro em mais um degrau acima na sua promissora história.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- Wimbledon: história, maiores campeões e resultados
- Torneio de Roland-Garros: maiores campeões e história
- US Open de Tênis: história e campeões [masculino e feminino]
- Australian Open: história, maiores campeões e recordes
- Rio Open [2024]: história e maiores campeões
- ATP Finals: Maiores campeões, premiações e como funciona
- WTA 1000: história, torneios e as maiores campeãs
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Rafael Nadal: biografia, títulos, recordes e frases famosas
- Roger Federer: história, títulos, recordes, livro e frases
- João Fonseca: história, títulos e curiosidades
Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.