Começando com tudo a temporada do tênis, a Copa Davis 2024 promete movimentar o calendário nesse início de ano. A competição inicia com o pé direito, entre os dias 1 e 4 de fevereiro, 70 países vão entrar em quadra para disputar a qualificação em busca da próxima fase do torneio.

Considerada a principal competição masculina de tênis por equipes, a Copa Davis conta com inúmeros atletas talentosos espalhados pelo mundo. Distribuída ao longo do ano, a competição é ‘dividida' em três partes: Grupo Mundial, Grupo I e Grupo II.

Calendário do tênis 2024: Copa Davis

  • 1, 2, 3 e 4 de fevereiro – partidas de qualificação e eliminatórias 
  • 10, 11, 12, 13, 14 e 15 de setembro – fase de grupos 
  • 21, 22, 23, 24, 25 e 26 de novembro – fases eliminatórias, semifinal e final 

Estados Unidos são os maiores campeões da Copa Davis

Com 32 títulos conquistados na Copa Davis, os Estados Unidos possuem uma enorme tradição no torneio. Na vice-liderança, a Austrália também aparece entre os principais países da competição, levantando a taça em 28 oportunidades diferentes.

Fechando os primeiros lugares, na 3ª posição temos França e a Grã-Bretanha , com 10 títulos conquistados cada. Atual campeã da Copa Davis, a Itália levantou a taça apenas duas vezes na história. Mostrando o enorme equilíbrio da competição, podemos afirmar que o torneio será muito bem disputado pelos 70 países.

Últimos 10 campeões da Copa Davis

  • 2013 – República Tcheca (vice-campeã Sérvia)
  • 2014 – Suíça (vice-campeã França)
  • 2015 – Grã-Bretanha (vice-campeã Bélgica)
  • 2016 – Argentina (vice-campeã Croácia)
  • 2017 – França (vice-campeã Bélgica)
  • 2018 – Croácia (vice-campeã França)
  • 2019 – Espanha (vice-campeão Canadá)
  • 2020-21 – Rússia (vice-campeão Croácia)
  • 2022 – Canadá (vice-campeão Austrália)
  • 2023 – Itália (vice-campeão Austrália)

Os favoritos na Copa Davis 2024

Nesse início da Copa Davis 2024, podemos apontar alguns países como os principais favoritos ao título no momento. Defendendo a taça, a Itália vem forte para conquistar o tricampeonato do torneio. Querendo apagar o vice-campeonato nas duas edições anteriores, a Austrália também pode surpreender.

Além dos italianos e australianos, podemos destacar também o Canadá, a Espanha e os Estados Unidos. Buscando voltar a vencer a Copa Davis, os americanos não conquistam o título desde 2007. Correndo por fora, os canadenses esperam fazer história na competição, assim como em 2022.

Chance do Brasil na Copa Davis 2024

Querendo fazer história na Copa Davis 2024, o Brasil irá disputar a fase inicial da competição. Comandada pelo capitão Jaime Oncins, Thiago Wild, Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Gustavo Heide e Rafael Matos foram os atletas definidos pela Confederação Brasileira de Tênis (CBTênis).

Com jogadores talentosos para defender o Brasil em quadra, a equipe brasileira pretende surpreender na competição. Mesmo sem grandes chances de conquistar o título da Copa Davis, o objetivo dos atletas e da comissão técnica é buscar uma vaga na fase final do principal torneio masculino de tênis por equipe. 

Entrando em quadra nos dias 2 e 3 de fevereiro para o duelo contra a Suécia, o Brasil está bem preparado para o confronto. Em entrevista divulgada Confederação Brasileira de Tênis (CBTênis), Jaime Oncins, capitão da equipe, abriu o jogo para falar sobre o torneio.

“Alguns jogadores estarão vindo da temporada de quadra dura na Austrália, outros da América do Sul. Todos já reconhecem a importância da Copa Davis e estamos entusiasmados e otimistas para o confronto.”

Gostou do conteúdo sobre a Copa Davis 2024? Continue navegando no assunto pelo Esportelândia