fbpx
Saiba tudo sobre a história de Bianca Andreescu, as conquistas, maiores rivais, frases famosas e curiosidades da tenista canadense

Você já imaginou como seria disputar a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez e já levar o título em uma final contra o tenista recordista de títulos daquele torneio? 

Pois foi justamente isso que Bianca Andreescu fez em 2019, ao ser campeã do US Open.

O título sobre Serena Williams mostrou ao mundo que a tenista canadense será uma das mais fortes candidatas a brigar pelos mais importantes títulos da WTA nos próximos anos.

Fique com a gente para conhecer todos os detalhes da história de Bianca Andreescu!

Quem é Bianca Andreescu?

Tenista Bianca Andreescu
Bianca Andreescu é única tenista da história do Canadá a vencer um Grand Slam em simples

Bianca Andreescu é uma tenista canadense, nascida em Mississauga, Ontario, em 16 de junho de 2000. 

Como tenista profissional, o maior feito de Andreescu até aqui foi ter sido campeã do US Open de 2019, com vitória sobre Serena Williams na final.

Pouco mais de um mês depois de ser campeã do Aberto dos Estados Unidos, Bianca Andreescu atingiu o melhor ranking de sua carreira, ao ocupar o 4º lugar na lista da WTA, em 21 de outubro. Ao fim da temporada 2019, ela perdeu uma posição, ficando em 5º.

Saiba, a seguir, como a tenista canadense iniciou sua trajetória no tênis e quantos títulos ela já conquistou!

Quando e como Bianca Andreescu começou no tênis?

Embora tenha nascido no Canadá, Bianca Andreescu começou a jogar tênis aos 7 anos na Romênia, para onde seus pais haviam se mudado.

Na volta ao Canadá, aos 11 anos, ela passou a integrar a equipe canadense sub-14, em Toronto, entre 2011 e 2012.

Em 2015, Andreescu disputou seu primeiro torneio da Federação Internacional de Tênis (ITF), no Canadá. No ano seguinte, ela ganhou um torneio de simples e outro de duplas da ITF.

Também em 2016, Bianca Andreescu disputou o seu primeiro qualifying de um torneio da WTA, em Montreal.

Em 2017, a tenista canadense conquistou mais dois torneios de simples e um de duplas da ITF. Na sua primeira participação em uma chave principal de Grand Slam, caiu na primeira rodada de Wimbledon, diante de Kristína Kucova.

Seu primeiro resultado expressivo na WTA foi a vitória sobre Kristina Mladenovic, então número 13 do mundo, em Washington. Com aquele triunfo, Andreescu tornou-se a primeira tenista nascida no século 21 a derrotar uma integrante do Top 20 da WTA.

Na temporada 2018, Bianca Andreescu caiu no qualifying de todos os Grand Slams. Em torneios da ITF, conquistou duas competições de simples e uma de duplas.

O primeiro título em torneios da WTA veio em 2019, quando ela começou a mostrar ao mundo todo o seu talento. 

Confira, a seguir, quais títulos Bianca Andreescu já conquistou ao longo de sua trajetória no circuito da WTA!

Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quantas vezes Bianca Andreescu foi campeã?

Bianca Andreescu campeã US Open 2019
Bianca Andreescu foi campeã do US Open logo na primeira participação na chave principal

Bianca Andreescu tem 3 títulos em sua carreira como tenista profissional, todos eles conquistados na temporada 2019. O mais importante foi o US Open. Logo em sua primeira final de Grand Slams, aos 19 anos, ela derrotou a multicampeã Serena Williams por por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5).

Curiosamente, Andreescu nem sequer tinha nascido quando Serena conquistou o primeiro US Open de sua brilhante carreira, em 2000.

Com o título do Aberto dos Estados Unidos, Bianca Andreescu tornou-se a primeira jogadora a ganhar o US Open logo no ano de sua estreia na chave principal do torneio. Ela também foi a primeira canadense a conquistar o título em Nova York.

Um mês antes de alcançar seu primeiro Grand Slam, Bianca Andreescu havia superado Serena Williams em outra final. Na decisão do WTA de Toronto, a norte-americana abandonou a decisão por sentir dores nas costas quando perdia por 3 a 1 no primeiro set.

Antes de ser campeã por duas vezes em finais contra Serena, Andreescu havia levado o título de Indian Wells, ao derrotar a alemã Angelique Kerber, ex-número 1 do mundo, por 2 sets a 1 (6/4, 3/6, 6/4). 

Na campanha em Indian Wells, a canadense já havia eliminado a também ex-número 1 do mundo Garbiñe Muguruza nas quartas de final, além de ter superado Elina Svitolina, número 6 da WTA, nas semifinais.

Títulos de Bianca Andreescu

  • Indian Wells 2019
  • Toronto 2019
  • US Open 2019

Recordes e curiosidades de Bianca Andreescu

  • Primeira canadense (entre mulheres e homens) a vencer um torneio de Grand Slam em simples.
  • Campeã do US Open no ano de estreia na chave principal do torneio.
  • Primeira tenista nascida no século 21 a derrotar uma integrante do Top 20 da WTA (com vitória sobre Kristina Mladenovic, então número 13 do mundo, em Washington, em 2017).
  • Embora canadense, começou a jogar tênis na Romênia, onde viveu com seus pais na infância.

Vá além do Tênis! Confira também outros conteúdos da Esportelândia:

Maiores rivais de Bianca Andreescu

Bianca Andreescu e Serena Williams na final de Toronto
Bianca Andreescu consolou Serena Williams após abandono na final de Toronto

Ainda nos primeiros passos de sua carreira, Bianca Andreescu não estabeleceu grandes rivais no circuito da WTA. Porém, os confrontos com Serena Williams têm sido os mais marcantes.

Em 2019, Andreescu conquistou dois títulos em finais disputadas contra Serena. Na primeira delas, em Toronto, a norte-americana abandonou o jogo ainda no primeiro set, por causa de dores nas costas, chorou em quadra e foi consolada pela canadense.

“Esta não era a maneira que eu esperava ganhar e vendo você deixar a quadra. Eu te vi jogando tantas vezes, você é uma verdadeira campeã dentro e fora das quadras”, afirmou Bianca Andreescu.

Um mês depois, as duas tenistas voltaram a se encontrar em uma final. Em busca de se tornar a maior vencedora da história do US Open, Serena Williams foi derrotada por 2 a 0 por Andreescu. A norte-americana ainda tentava igualar o recorde de Margaret Court com mais conquistas em Grand Slams, com 24 títulos.

Diante da multicampeã Serena, Bianca Andreescu faturou o seu primeiro título de Grand Slam logo no ano em que disputou pela primeira vez a chave principal do US Open.

Famosas famosas de Bianca Andreescu

  • “Definitivamente, o público… Eu sei que vocês queriam que Serena vencesse, então desculpas”
  • “Sonhei com esse momento (vencer um Grand Slam) por muito tempo”
  • “Esta não era a maneira que eu esperava ganhar e vendo você deixar a quadra. Eu te vi jogando tantas vezes, você (Serena Williams) é uma verdadeira campeã dentro e fora das quadras”
  • “Vencendo ou perdendo, sempre aprendo algo”
  • “Eu acredito em mim mesma, pois acredito que tudo é possível”
  • “Para mim, o céu é o limite”
  • “Quero mudar o esporte para melhor, fazer muito pelo tênis feminino”
  • “Quero ser uma inspiração para quantas pessoas for possível”
  • “Quando medito, eu me visualizo ao fim da partida como a vencedora”

Depois de vencer o US Open de 2019 e fazer história no tênis, Bianca Andreescu se credencia para ser um dos principais nomes do circuito da WTA nos próximos anos.

Enquanto aguarda pelos próximo feitos da tenista canadense, aproveite para conferir sobre a trajetória de outros grandes tenistas:

*Última atualização em 27 de novembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Bianca Andreescu: biografia, títulos, melhor ranking e recordes
Resumo
Saiba tudo sobre a história de Bianca Andreescu, as conquistas, maiores rivais, frases famosas e curiosidades da tenista canadense
Autor

Comentários

Salvar