O Australian Open 2022 é o evento que dá a largada para os campeonatos de tênis durante o ano de 2022. A competição começou na última segunda-feira, 17, e vai seguir até o último domingo do mês, 30, quando vai acontecer a grande final da modalidade simples masculina.

australian open

O Australian Open 2022 vai ser o primeiro Grand Slam da temporada, e como tal, promete uma competição cheia de fortes emoções no famoso Melbourne Park. O evento conta com transmissão completa através de diversos canais, e você vai poder acompanhá-lo tanto na ESPN quanto na plataforma Star Plus. Além desses canais, o streaming Dafabet também pode ser uma boa opção para você.

Onde assistir o Australian Open 2022

No Brasil, os amantes do esporte vão poder acompanhar de perto toda a competição por meio do canal da ESPN, presente na rede Disney. O canal vai estar disponível também em operadoras que oferecem serviço por assinatura, mas quem preferir também poderá aproveitar a competição no Star Plus, o serviço de transmissão da ESPN.

Streaming Dafabet: uma alternativa acessível

Agora, se você quer uma forma de assistir ao campeonato de maneira alternativa, uma boa ideia é procurar pelo serviço streaming Dafabet. Por mais que estejamos falando aqui de um site de apostas, as transmissões são feitas com alta qualidade, e você também vai poder acompanhar tudo ao vivo de maneira prática e mais barata.

Assistir Australian Open no Dafabet >>

Categorias disputadas no Australian Open

A competição vai apresentar categorias do tipo simples feminino e masculino, duplas masculina e feminina, categorias mistas, junior, cadeirantes, cadeira de roda quadrupla, e também a categoria de lendas feminino e masculino. Cada uma dessas categorias tem o seu próprio modelo de competição e número de participantes pré-definido.

Cabeças de chave masculinos e femininos

O Australian Open 2022 é o primeiro dos Grand Slams da temporada, e a sua etapa qualificatória já aconteceu entre os dias 10 e 14 deste mês. 32 atletas, por categoria, vão ser cabeças de chave, sendo considerados os mais fortes. Os nomes já foram anunciados pela competição, e isso é feito para que eles não acabem se encontrando logo nas primeiras rodadas.

Por exemplo, o primeiro e o segundo colocado vão ser alocados sempre em extremos opostos, para que os jogadores com maior renome não acabem se encontrando antes da grande final. Confira agora quais são os cabeças de chave masculinos e femininos.

Masculino Feminino

1. Daniil Medvedev

1. Ashleigh Barty

2. Alexander Zverev

2. Aryna Sabalenka

3. Stefanos Tsitsipas

3. Garbiñe Muguruza

4. Andrey Rublev

4. Barbora Krejcikova

5. Rafael Nadal

5. Maria Sakkari

6. Matteo Berrettini

6. Anett Kontaveit

7. Casper Ruud

7. Iga Swiatek

8. Felix Auger-Aliassime

8. Paula Badosa

9. Hubert Hurkacz

9. Ons Jabeur

10. Jannik Sinner

10. Anastasia Pavlyuchenkova

11. Cameron Norrie

11. Sofia Kenin

12. Diego Schwartzman

12. Elena Rybakina

13. Denis Shapovalov

13. Naomi Osaka

14. Roberto Bautista Agut

14. Simona Halep

15. Cristian Garin

15. Elina Svitolina

16. Gael Monfils

16. Angelique Kerber

17. Aslan Karatsev

17. Emma Raducanu

18. Pablo Carreno Busta

18. Coco Gauff

19. Taylor Fritz

19. Elise Mertens

20. Nikoloz Basilashvili

20. Petra Kvitova

21. John Isner

21. Jessica Pegula

22. Reilly Opelka

22. Belinda Bencic

23. Daniel Evans

23. Leylah Fernandez

24. Lorenzo Sonego

24. Victoria Azarenka

25. Grigor Dimitrov

25. Daria Kasatkina

26. Marin Cilic

26. Jelena Ostapenko

27. Karen Khachanov

27. Danielle Collins

28. Ugo Humbert

28. Veronika Kudermetova

29. Lloyd Harris

29. Tamara Zidansek

30. Carlos Alcaraz

30. Camila Giorgi

31. Alex de Minaur

31. Marketa Vondrousova

32. Salvatore Caruso

32. Sara Sorribes Tormo

Quem é o favorito para ganhar?

Sem a presença de Djokovic durante o Australian Open 2022, o favoritismo do campeonato acabou sendo transferido para Denil Medvedev, e também para o alemão Alexander Zverev. Um dos pontos muito fortes para essas indicações é o fato de que, caso algum deles consiga o título, vão poder se aproximar da até então inédita liderança dentro do ranking internacional de tenistas.

Atualmente, eles são o segundo e o terceiro colocados no ranking, respectivamente, e conquistaram três dos troféus mais importantes do segundo semestre do ano passado. O alemão acabou conquistando o Campeonato Olímpico, enquanto o russo conquistou o seu primeiro título de um Slam num jogo contra o todo-poderoso Djokovic durante o US Open.

Onde Nadal se encaixa nisso tudo?

Por mais que Novak Djokovic não possa entrar na briga para tentar bater o recorde masculino de troféus, Rafael Nadal, que está devidamente vacinado, terá essa oportunidade. Ambos os tenistas possuem 20 Grand Slams em sua carreira, e tudo indica que Rafael Nadal vai se esforçar para bater esse recorde.

Nadal jogou durante apenas um dos torneios do segundo semestre do ano passado e, aos seus 35 anos, volta às quadras para disputar o Australian Open 2022. O problema é que a temporada do ano passado foi muito complicada para o espanhol, principalmente por conta de diversas lesões crônicas em seu pé.

Onde Nadal se encaixa nisso tudo

Dito isso, Nadal vai chegar com bastante força no Australian Open 2022, e não vai poder ser descartado como um dos possíveis campeões. O problema é que esse torneio australiano é o Slam no qual ele sempre teve mais dificuldade. O Australian Open 2022 é o único de todos os quatro eventos principais do tênis no qual ele conseguiu vencer apenas uma vez.

Osaka pode ganhar o seu quinto Slam

Tendo conquistado quatro títulos para o Grand Slam durante sua carreira, dois deles no Australian Open, Naomi Osaka, de 24 anos, já chegou na Austrália como uma das favoritas. Esse favoritismo foi criado pelo fato de que , durante o Australian Open do ano passado, ela perdeu apenas um set, o que surpreendeu muita gente e criou uma grande expectativa.

Turbulências na carreira

O problema foi que o restante de sua temporada de 2021, Naomi Osaka acabou sendo marcada por diversas turbulências. Depois de ter um desempenho ruim durante as Olimpíadas, Naomi decidiu dar um tempo das quadras, e só voltou a jogar durante um campeonato preparatório para o Australian Open 2022, onde jogou durante três partidas e depois parou. Entretanto, ela ainda assim é considerada como uma das principais favoritas para o título.

Osaka pode ganhar o seu quinto Slam

A polêmica de Djokovic

Durante os últimos dias, Djokovic, o tenista número 1 do planeta, acabou tendo que ver seu nome nas manchetes de jornais do mundo inteiro por um motivo bem ruim. O tenista ficou detido ao ter o seu visto suspenso pelo governo da Austrália.

O número 1 ficou detido durante o período de 12 horas dentro de um aeroporto, em Melbourne. Toda a história aconteceu porque Djokovic aparentemente estava sem o comprovante de vacinação em mãos, uma exigência para entrar na Austrália.

Protocolos de segurança para o Australian Open 2022

Como ainda estamos em uma época muito delicada, diversos protocolos de segurança serão aplicados para garantir a saúde dos esportistas. Confira agora como será a competição e como a organização está se preparando para lidar com as possíveis ameaças de contaminação.

Lista de protocolos:

  1. Os jogadores que estiverem fazendo parte da chave simples, assim como os top 10 das chaves de duplas, terão direito a levar dois acompanhantes, que geralmente serão o técnico e outro integrante de sua equipe.
  2. A competição vai manter uma ordem muito rígida de horários, sendo necessário fazer um período de isolamento de 14 dias após a chegada no país.
  3. Durante todo o torneio, os tenistas terão direito a ficar no máximo cinco horas diárias fora do hotel.
  4. Dentro dessas cinco horas, o jogador tem direito de até duas horas gastas em atividades na quadra, e mais uma hora e meia dentro da academia do Melbourne Park.

Além desses protocolos, ainda existem outras regras de higiene, que devem ser respeitadas para diminuir ao máximo as chances de contaminação. Alguns jogadores estão insatisfeitos com esses protocolos, mas essa foi a decisão da organização do Australian Open 2022, prezando pela segurança de todos.

Público reduzido nas partidas

Por mais que o Australian Open 2022 esteja preparado para receber um grande público, o número de espectadores para cada um dos jogos será limitado. A capacidade do famoso Melbourne Park está bem reduzida, e isso, na verdade, acaba sendo um grande problema para quem está querendo acompanhar a competição de perto.

Público reduzido nas partidas

Por exemplo, na edição de 2020, o Australian Open reuniu mais de 812 mil pessoas durante o período da competição. Entretanto, ainda assim são esperados pelo menos 400 mil espectadores durante o período do Australian Open 2022.

Imunização é obrigatória

Tudo porque para participar do Australian Open 2022, é necessário estar 100% imunizado. O governo australiano definiu que apenas atletas, árbitros, funcionários e torcedores imunizados vão poder participar da grande festividade esportiva.

Até mesmo o ministro de relações exteriores sérvio pediu para o governo australiano a liberação do tenista, mas a solicitação foi negada. Depois de toda essa história, o visto de Djokovic foi totalmente cancelado e ele não vai poder participar do torneio. Ruim para ele, mas excelente para Salvatore Caruso, que vai assumir a vaga deixada pelo sérvio.

A competição dá início a toda a temporada 2022 de tênis, e podemos esperar muito desse evento, que já começou cheio de polêmicas e notícias bombásticas!