Antes de tudo, Arantxa Sánchez Vicario é uma ex-tenista espanhola que chegou a ser número #1 do mundo em simples e em dupla. A saber, por seis vezes, foi campeã de duplas femininas do Grand Slam, incluindo o US Open em 1993, onde fez dupla com a tcheca, Helena Suková e Wimbledon em 1995, com também tcheca, Jana Novotná.
Vicário também ganhou quatro títulos de duplas mistas do Grand Slam. Em 1991, ela ajudou a Espanha a ganhar seu primeiro título da Fed Cup e ajudou a Espanha a ganhar mais quatro Fed Cup's, sendo nos anos de 1993, 1994, 1995 e 1998.
Em suma, Sanchez Vicario detém o recorde de mais partidas vencidas por um jogador na competição da Fed Cup ( 72) e para a maioria dos empates (58). Ela foi campeã mundial da ITF em 1994, na modalidade simples.
Além disso, a espanhola também fez parte das seleções da Espanha que venceram a Copa Hopman, em 1990 e 2002. Se aposentou em 2002, mas saiu da aposentadoria em 2004, para jogar em duplas em alguns torneios selecionados.
Como nos Jogos Olímpicos de 2004 , onde ela se tornou a única tenista a jogar em cinco Olimpíadas na história dos Jogos.
Sanchez Vicario chegou a ser o atleta olímpico mais condecorado da história da Espanha com quatro medalhas, sendo duas de prata e duas de bronze. Seu número de medalhas foi ultrapassado por David Cal e Saul Craviotto, com cinco medalhas cada.
Prêmios de Arantxa Sánchez Vicario
Por fim, ao longo de sua carreira, Sánchez Vicario ganhou 29 títulos de simples e 69 títulos de duplas antes de se aposentar em novembro de 2002. Dentre tantos títulos, ela venceu quatro vezes US Open, três vezes Roland Garros, uma vez Wimbledon, duas vezes o WTA Championships e três vezes o Open da Austrália.
Ganhos de Arantxa Sánchez Vicario
Seus últimos ganhos de valores em relação ao tênis, foram cerca de $46 milhões de dólares (R$ 259 milhões ). Esses valores foram entre outubro de 2020 e outubro de 2021.
Curiosidades de Arantxa Sánchez Vicario
Após ter sido condenada por fraude fiscal pelo Tribunal Económico Administrativo da Catalunha em 2001, perdeu o recurso em 2003 e viu o Supremo Tribunal confirmar a pena em 2009, sendo obrigada a pagar 3,5 milhões de euros pelo crime de fraude fiscal entre 1989 e 1993.
Ela se casou com Joan Vehils (jornalista que dirigiu o jornal Sport durante dez anos até 2016) e com José Santacana Blanch.
O ex-marido Santacana, deu entrada com o processo de divórcio, teria ficado com a fortuna de ambos (até alguns troféus do WTA que ela). Pediu a custódia dos dois filhos de ambos, Arantxa e Leo, alegando que a ex-tenista não estava em condições psicológicas para ficar com a guarda das crianças.
Na autobiografia “Arantxa, vamos! Memórias de uma luta, uma vida de uma mulher”, de fevereiro de 2012, a jogadora acusava os pais de terem ficado com todo seu dinheiro. Foi gastando dinheiro e teve de vender as duas vivendas em Formentera e Barcelona e até o iate.
Por fim, Arantxa Sánchez Vicario, é membro do International Tennis Hall of Fame desde 2007.
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.