fbpx
Veja quais são todos os tipos de pranchas de surf, entenda quando cada uma delas deve ser usada e confira tipos de rabeta e quilhas

Não importa se você é iniciante ou se já tem mais experiência, para ter sucesso na arte de pegar ondas, é preciso escolher uma boa prancha.

Essa escolha não é tão simples. Há diferentes tipos de prancha disponíveis e nem sempre fica claro quais critérios adotar para não errar.

Por isso, fizemos um guia sobre os tipos de prancha de surf para te ajudar na escolha certa.

Venha com a gente!

Tipos de pranchas de surf

  • Funboard
  • Evolution
  • Fish e Retro Fish
  • Mini Malibu
  • Longboard
  • Shortboard
  • Gun
  • Performance, Mini models ou Pranchinhas
  • Stand Up Paddle Board

Funboard

Prancha de surf funboard

Entre os tipos de pranchas de surf para iniciantes, a funboard tende a ser mais indicada, pois se adapta a mais situações que longboard, sem perder flutuabilidade e estabilidade.

Um pouco menor que a longboard, a funboard tem entre 7 e 9 pés de comprimento, com bico redondo e outline reto. 

Para quem quer começar a encarar as ondas, a funboard é escolha certa!

Compre sua prancha funboard usando este link!

Evolution

Prancha Evolution

As pranchas de surf evolution são uma versão “mais radical” do que a funboard, mas também são indicadas para iniciantes, já que são estáveis e fáceis de virar. 

Elas são intermediárias entre shortboard e mini malibu, com uma parte traseira parecida com uma shortboard e uma parte dianteira parecida com uma mini malibu, são estáveis e fáceis de virar.

Em comparação com as pranchas shortboard, a evolution oferece mais flutuabilidade e estabilidade. Sua ponta arredondada favorece a remada.

Ainda que sejam indicadas para iniciantes, as pranchas evolution também pode ser uma boa opção para surfistas de nível mais avançado que gostam de rodopiar sobre as ondas.

Fish e Retro Fish

Prancha Fish

Se você prefere surfar ondas pequenas ou as praias que frequenta não proporcionam grandes ondas, esta é a opção indicada!

Mais largas e mais grossas, as pranchas de surf fish são ideais para ondas pequenas. Geralmente, têm um swallow tail, ou cauda de andorinha, com uma configuração de quilhas em twin fin, tri fin, ou quad fin.

As Retro se movem bem nas ondas pequenas ou médias com pouca força, mas não são adequadas para ondas grandes ou muito ocas.

Na comparação com as shortboard, as pranchas do tipo fish são mais grossas, o que facilita ao remar e manobrar. 

Para comprar uma prancha do tipo fish, basta usar este link!

Mini Malibu

Prancha de surf Mini Malibu

Para quem curte pranchas longboard, mas gostaria de ter mais facilidade nas manobras, as pranchas mini malibu são uma ótima opção.

Além da facilidade de ficar em pé, o tamanho mais curto (entre 7 e 8 pés) da mini malibu ajuda na mobilidade e torna fácil o transporte fora d’água.

Longboard

Prancha de surf longboard

As pranchas de surf longboard são as que foram usadas no início da expansão do esporte. Elas são réplicas modernas das primeiras pranchas de surf e permitem que o surfista pegue, praticamente, qualquer tipo de onda. 

Em geral, as pranchas longboard são considerada polivalentes. São ideais para ondas pequenas e médias, mas também podem ser usadas para ondas grandes caso o surfista tenha mais experiência.

Surfistas de nível mais avançado usam esse modelo em ondas menores para conseguir um estilo de surf mais suave.

A longboard é uma prancha bem grande, com no mínimo 9 pés de comprimento. Ela tem um bico redondo e um outline retilíneo, também tem um volume elevado, o que é facilita a flutuação e a remada. 

Este tipo de prancha tem movimentos próprios, como Hang Five, Hang Ten e Drop Knee.

Compre a sua prancha longboard neste link!

Shortboard

Prancha de surf shotboard

Você sabe qual é o tipo de pranchas de surf mais comum e mais usado? É a prancha shortboard.

Shortboards são pranchas desenhadas para realizar manobras rápidas. Com design considerado mais evoluído, são pranchas versáteis adequadas para todas as condições de ondas, pois oferecem um bom equilíbrio entre velocidade e manobrabilidade. 

Quer saber para quem ela é indicada? A Shortboard é o tipo de prancha de surf mais técnico, o que exige um nível médio de surf para poder usufruir de todas as suas possibilidades. 

Embora ofereça maior margem de manobra, ela é instável e tem menor índice de flutuação. Por isso, não é um tipo de prancha recomendado para iniciantes.

O comprimento da shortboard é de 5 a 6,5 pés, com um bico pontudo e baixo volume. 

Gun

Prancha Tipo Gun

A prancha do tipo gun é um modelo criado no Havaí, com tamanho grande, mas com menor contato com a água do que a longboard. Tem bastante mobilidade e é bastante manobrável.

O shape é mais esticado, segue uma linha paralela, o que resulta em bico e rabeta mais estreitos e finos.

A prancha gun é indicada para quem pretende mandar manobras em ondas grandes.

Performance, Mini models ou Pranchinhas

Prancha de surf Mini Model

As pranchinhas são usadas para ondas pequenas, tanto por surfistas profissionais quanto por amadores que já possuem um bom preparo físico e uma maior agilidade. 

Para quem já tem uma boa noção no surf e quer mais agilidade e manobras, esta é uma boa escolha.

Stand Up Paddle Board

prancha de stand up paddle

Para quem quer praticar Stand Up Paddle, há ainda um outro tipo de prancha mais indicado.

A Stand Up Paddle Board é a maior prancha de surf. Ela tem tamanho, largura e espessura que suportam a estabilidade do peso de uma pessoa de pé em qualquer circunstância, seja sobre a onda ou fora dela.

Além da prancha, no Stand Up Paddle, o surfista carrega um remo flexível para o impulso e manobra na onda. Essa é uma boa opção para dias com ondas pequenas e pouca força.

Para comprar uma prancha de Stand Up Paddle, basta usar este link!

Você ama outros esportes além do surf? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Tipos de rabeta de prancha de surf

  • Squash
  • Square
  • Round Squash
  • Round Pin
  • Swallow
  • Round Swallow
  • Pin Tail
  • Fish
  • Diamond

Tipos de rabeta de pranchas

A rabeta nada mais é que a traseira da prancha. Há pelo menos nove tipos diferentes para oferecer estabilidade e ajudar os surfistas nos movimentos que cada onda pede.

Todos os tipos de tail, ou rabeta, têm a sua razão de ser. Cada um é mais recomendado para um tipo de onda. Entenda mais a seguir.

Squash

A rabeta do tipo squash é a mais usada no surf. Ela se adapta bem a ondas menores, oferecendo boa sustentação e garante que não haja perda de velocidade para finalizar manobras longas e fortes.

Square

A rabeta square rem pontas mais quadradas, o que é recomendado para ondas que quebram verticalmente. Possibilita equilíbrio e mobilidade na parede da onda, mas tem falhas em manobras com muita curva. 

Round Squash

Essa rabeta é muito semelhante à squash e deixa as pranchas com bastante pressão e velocidade fazendo um surf menos partido. 

É considerada a rabeta mais clássica entre surfistas de todas as idades e a mais indicada para o surf de ondas pequenas e médias. 

Round Pin

A rabeta round pin é perfeita para pranchas pequenas e médias, já que possibilita manobras mais limpas e redondas. Geralmente, é usada por surfistas que buscam diminuir a largura da rabeta de pranchinhas largas, gerando mais estabilidade.

Swallow

A rabeta swallow foi desenvolvida para quebrar a linha da manobra mais facilmente e retornar a onda com a mesma facilidade, tendo uma resposta rápida. É indicada para realizar manobras mais ágeis.

Round Swallow

A rabeta round swallow é bastante semelhante aos modelos swallow e swallow fish, sendo difícil distingui-la das outras duas dentro do mar. Seu desenho proporciona a mesma facilidade em manobras quebradas.

Pin Tail

A rabeta pin é ideal para as ondas de tamanho e pesadas, já que mantém a prancha firme e proporciona mais segurança dentro de grandes tubos.

Fish

A rabeta fish também pode ser utilizada em qualquer tipo de prancha, proporcionando agilidade nas manobras e nos retornos. Um pouco mais larga que a swallow, normalmente é usada em modelos biquilhas, largos e pequenos. 

Diamond

A rabeta diamond tem o mesmo objetivo da squash: velocidade, manobras longas e pesadas, em ondas de pequeno a médio tamanho. Porém, tende a dar mais segurança nas curvas.

Vá além do surf! Confira também outros conteúdos do Esportelândia:

Uso das quilhas nas pranchas de surf

As quilhas determinam a velocidade e a estabilidade da prancha ao surfar. Um surfista pode optar desde usar somente uma quilha até colocar quatro quilhas em sua prancha.

Monoquilhas

Prancha monoquilha
Pranchas do tipo monoquilha não são tão comuns atualmente

A maioria das monoquilhas são usadas em pranchas mais antigas ou também em longboards. 

Twins ou biquilhas

Prancha Twin
Pranchas Twin têm apenas duas quilhas

As twins, ou biquilhas, são muito vistas em pranchas do tipo fish.

Com o uso de duas quilhas, o surfista ganha em velocidade, mas perde em aderência. 

Three fins ou triquilhas

Gabriel Medina surfando em prancha com 3 quilhas
Prancha do surfista brasileiro Gabriel Medina tem 3 quilhas

O modelo mais usado no surf é o three fins ou triquilhas. Entre os adeptos das três quilhas está o bicampeão mundial Gabriel Medina.

Ela são as mais precisas nas cavadas e apresentam grande velocidade. 

Quads ou quadriquilhas

Kelly Slater quads
O astro norte-americano Kelly Slater é adepto das pranchas quads

O modelo com quatro quilhas é o preferido do multicampeão Kelly Slater.

Essas pranchas têm ótima aderência, mas, principalmente, muita aceleração, sendo as mais rápidas.

Você não precisa ter o talento e a experiência de Gabriel Medina ou Kelly Slater para identificar qual prancha deveria escolher.

Procure analisar a descrição de todos os tipos de prancha de surf, compare com seu estilo e preferências e fique mais perto da escolha certa!

Enquanto aguarda pelas próximas ondas, aproveite para conhecer mais sobre outros esportes:

Ficha Técnica
Título
Tipos de pranchas de surf: saiba como fazer a escolha certa
Resumo
Veja quais são todos os tipos de pranchas de surf, entenda quando cada uma delas deve ser usada e confira tipos de rabeta e quilhas
Autor

Comentários

Salvar