Você sabe quais os surfistas brasileiros com mais títulos na elite do surf? De fato, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Italo Ferreira são os principais nomes da tempestade brasileira que vem dominando o surf mundial.

No entanto, muitos outros atletas também já venceram evento na elite do surf e colocaram a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio.

Dessa forma, o Esportelândia vai te trazer uma lista completa com os surfistas brasileiros com mais títulos na história e todos que já venceram pelo menos uma vez na elite do esporte!.

Gabriel Medina – 17 vitórias

Quais os surfistas brasileiros com mais títulos na elite do surf?
WSL/Cait Miers.

Primeiramente, é preciso ser dito que nessa lista os eventos da WSL Finals não entram. Dessa forma, o brasileiro com mais títulos dentro do tour é o tricampeão mundial Gabriel Medina, com 17 conquistas.

A lista de vitórias de Gabriel Medina é extensa e começou logo no seu primeiro ano no tour em 2011 quando venceu na França. Depois disso o local de Maresias conquistou o mundo por três vezes e fez história abrindo caminho para os títulos do Brasil.

Filipe Toledo – 15 vitórias

Quais os surfistas brasileiros com mais títulos na elite do surf?
Filipe Toledo derrotou Ethan Ewing na final e, J-Bay. WSL/Beatriz Ryder

Logo atrás de Gabriel Medina aparece o atual campeão mundial Filipe Toledo. O local de Ubatuba conquistou seu primeiro troféu na elite do surf na temporada de 2015 na Gold Coast australiana.

Na mesma temporada, Toledo conquistou mais dois títulos e terminou como quarto melhor surfista. Desde então, o brasileiro se consolidou como uma das maiores forças dentro do tour e finalmente foi campeão mundial em 2022.

Italo Ferreira – 7 vitórias

Quais os surfistas brasileiros com mais títulos na elite do surf?
WSL/Poullenot.

Entre os surfistas brasileiros com mais títulos, temos um empate duplo na terceira colocação com Italo Ferreira e Adriano de Souza o Mineirinho.

Italo Ferreira venceu seu primeiro evento em 2018, em uma final épica diante do tricampeão mundial Mick Fanning em Bells Beach. Assim como Toledo, o potiguar levantou três troféus naquela mesma temporada em que abriu a porteira dos títulos.

No ano seguinte, Italo venceria novamente três etapas, incluindo a derradeira em Pipeline diante de Gabriel Medina, garantindo assim seu título mundial. Em 2021, o Brabo foi além e se tornou o primeiro medalhista olímpico da história do surf.

Adriano de Souza – 7 vitórias

Foto Destaque: Adriano de Souza vitória em Bells Beach/WSL
ASP/WSL/Kirstin

Fechando o top-4 dos surfistas brasileiros com mais títulos na elite, não podemos esquecer dele, o lendário capitão da tempestade brasileira por tantos anos, Adriano de Souza o Mineirinho sempre foi um exemplo de esforço e garra desde o início de sua carreira.

Adriano foi campeão dentro da elite do surf pela primeira vez em 2009, na etapa de Mundaka. Depois disso, Mineirinho ainda conquistaria o mundo em 2015, vencendo dois eventos naquele ano, incluindo o PipeMasters.

Confira a lista completa dos surfistas brasileiros com mais títulos na elite

Agora que você já conhece o top-4 dos surfistas brasileiros com mais títulos na elite da modalidade, vamos trazer a lista completa dos atletas do nosso país que já triunfaram em pelo menos um evento.

  1. Gabriel Medina – 17 títulos
  2. Filipe Toledo – 15 títulos
  3. Italo Ferreira e Adriano de Souza – 7 títulos
  4. Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima e Fábio Gouveia – 4 títulos
  5. Flávio Padaratz, Neco Padaratz e Jacqueline Silva – 2 títulos
  6. Pepê Lopes, Daniel Friedman, Ricardo Tatuí, Victor Ribas, Peterson Rosa, Andrea Lopes, Bruno Santos, Jadson André, William Cardoso, Miguel Pupo, João Chianca, Yago Dora – 1 títulos.

No total, 22 brasileiros já venceram etapas na elite do surf mundial.