fbpx
Veja a lista com os melhores picos de surf no Brasil, com destinos no Sul, no Sudeste e no Nordeste e escolha em qual praia surfar

Você sabia que o litoral brasileiro tem mais de 7.300 quilômetros? Tão longo assim, não faltam excelentes praias para surf.

Maresias, por exemplo, despertou mais atenção depois que Gabriel Medina foi campeão mundial, e se tornou um dos principais destinos de surfistas na região Sudeste. É possível encontrar também excelentes picos de surf tanto no Sul quanto no Nordeste. 

Se você busca um bom lugar para pegar ondas, vamos te ajudar com a lista das melhores praias do Brasil para surfar.

Venha com a gente e confira 11 destinos!

Melhores praias para surfar no Brasil

  • Maresias – São Sebastião-SP
  • Cacimba do Padre – Fernando de Noronha-PE
  • Boca da Barra – Itacaré-BA
  • Praia de Joaquina – Florianópolis-SC
  • Itacoatiara – Niterói-RJ
  • Itamambuca – Ubatuba-SP
  • Praia da Silveira – Garopaba-SC
  • Praia do Rosa – Imbituba-SC
  • Praia de Itaúna – Saquarema-RJ
  • Praia de Pipa – Tibau do Sul-RN
  • Praia de Maracaípe – Ipojuca-PE

Maresias – São Sebastião-SP

Praia de Maresias

A praia de Maresias, em São Sebastião-SP, ficou mundialmente conhecida quando Gabriel Medina se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de surf. Foi lá, aos 9 anos, que ele pegou suas primeiras ondas.

Com quase 5km de extensão, a praia é um dos melhores picos de surf do Brasil durante praticamente todo o ano, especialmente entre março e maio e também entre agosto e outubro.

Surfistas inexperientes precisam ter atenção especial ao pegar ondas em Maresias. Por lá, as ondas são fortes e tubulares, o que exige habilidade.

Atualmente, Maresias é considerada uma das melhores praias para surf em todo o mundo, sendo local de diversos campeonatos.

Cacimba do Padre – Fernando de Noronha-PE

Cacimba do Padre Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é, mundialmente, conhecida como uma ilha de paisagens paradisíacas. Para os surfistas, é também um dos melhores picos de surf no Brasil.

Especificamente em Cacimba do Padre, os surfistas mais experientes e de nível avançado podem pegar ondas de até 5 metros. 

Os grandes tubos com água cristalina se destacam entre os meses de dezembro e abril. 

Conhecida como “Hawaii Brasileiro”, Cacimba do Padre tem vista para o Morro Dois Irmãos!

Você ama outros esportes além do Surf? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Boca da Barra – Itacaré-BA

Boca da Barra Itacaré

No litoral Sul da Bahia, Boca da Barra, em Itacaré, é um dos picos de surf do Brasil conhecidos por longas ondas. 

As correntezas são fortes e perigosas para iniciantes, já que demandam muita habilidade para evitar o risco de ser jogado para mar aberto.

O melhor período para aproveitar as ondas da Boca da Barra é durante o inverno.

Praia de Joaquina – Florianópolis-SC

Praia de Joaquina Florianópolis

A Praia da Joaquina, em Florianópolis, tem ondas constantes durante todo o ano, sendo um dos picos de surf mais atrativos do Brasil.

Carinhosamente chamada de “Praia da Joaca”, é recomendada para surfistas de todos os níveis no verão e nível avançado durante o outono e inverno.

As ondas da praia catarinense variam entre meio metro e 2 metros, com boa formação para as duas direções (esquerda e direita).

Itacoatiara – Niterói-RJ

Praia de Itacoatiara

Em Niterói, está uma das melhores praias para surfar no Brasil. Itacoatiara é delimitada por mata atlântica e rochedos, com água cristalina e fundo arenoso.

Durante a primavera e o outono, as ondas são mais fortes. Nessa época, Itacoatiara recebe muitos surfistas, não sendo um local recomendável para iniciantes.

No extremo esquerdo da praia, predominam as esquerdas. Já o meio possui ondas para as duas direções, enquanto a extrema direita da praia reserva excelentes direitas para manobras.

Itamambuca – Ubatuba-SP

Itamambuca Ubatuba

Itamambuca é uma das melhores praias para surfar no litoral Norte de São Paulo. Por lá, acontecem campeonatos nacionais e internacionais de surf.

A praia em Ubatuba oferece ondas tanto para surfistas iniciantes quanto para aqueles de nível mais avançado. 

As ondas em Itamambuca são constantes e as longas direitas oferecem oportunidades para excelentes manobras. Geralmente, as melhores épocas são no outono e na primavera.

Praia da Silveira – Garopaba-SC

Praia da Silveira Garopaba

Para quem gosta de surfar em uma praia quase deserta, a Praia da Silveira é uma excelente opção. Localizada em Garopaba-SC, a 90km de Florianópolis, ela não tem quiosques ou bares e é cercada por muito verde.

Entre os quase 2km de extensão, o canto direito da Praia da Silveira oferece as melhores ondas. Com fundo pedregoso, são formadas ondas fortes e tubulares.

A praia catarinense tem areia fofa e grossa, com resquício de conchas.

Praia do Rosa – Imbituba-SC

Praia do Rosa

A Praia do Rosa, em Imbituba-SC, é conhecida por sua beleza e águas azuis. Os surfistas podem aproveitar para pegar ondas em um dos melhores picos de surf no Brasil e ainda curtir a paisagem. 

A melhor época para surfar na Praia do Rosa é entre abril e outubro para surfistas intermediários. Mais especificamente em julho, as ondas estão mais altas. 

Já para iniciantes, o verão é a melhor época para pegar ondas. Há diversas escolas de surf para ajudar quem está começando.

Vá além do mundo do Surf! Confira também nossos outros conteúdos:

Praia de Itaúna – Saquarema-RJ

Praia de Itaúna Saquarema

Entre os melhores picos de surf do Brasil, Itaúna, em Saquarema, se destaca por ser local de uma das etapas do Campeonato Mundial de Surf, o WSL (World Surf League). 

As ondas em Itaúna atingem quase 3 metros, sendo muito atraentes para surfistas de nível intermediário e profissionais. A praia recebe também muitos praticantes de bodyboard.

As melhores épocas de surf em Saquarema costumam ser durante a primavera e o outono.

Praia de Pipa – Tibau do Sul-RN

Praia de Pipa

A 85 km de Natal, Pipa é um dos principais de surf no nordeste do Brasil. Com fundo de corais, as ondas são constantes e perfeitas, chegando a pouco mais de 2 metros.

A região tem diversas alternativas para os surfistas. Em Lajinha, as ondas são fortes, curtas, tubulares e melhores na direita, enquanto Cacimbinhas tem boas ondas nas duas direções. 

O surf na Praia de Pipa é uma excelente pedida para quem quer surfar em uma praia tranquila e preservada.

Praia de Maracaípe – Ipojuca-PE

Praia de Maracaípe PE

Embora fique no município de Ipojuca, a Praia de Maracaípe é uma extensão do litoral de Porto de Galinhas. 

Conhecida por ser uma praia rica em reservas ambientais, é um dos mais famosos destinos de surf do Nordeste, inclusive para iniciantes.

O pico funciona com qualquer tamanho e direção de swell, até mesmo nos dias com mais ventos e mar agitado.

Com Maracaípe, fechamos a lista das melhores praias para surfar no Brasil? Sentiu falta de algum pico nessa relação? Conte para a gente nos comentários!

Aproveite para alimentar sua paixão pelo surf, com mais conteúdos:

Ficha Técnica
Título
As 11 melhores praias para surfar no Brasil
Resumo
Veja a lista com os melhores picos de surf no Brasil, com destinos no Sul, no Sudeste e no Nordeste e escolha em qual praia surfar
Autor

Comentários

Salvar