João Chianca retornou ao circuito mundial após seu acidente para disputar a etapa de El Salvador. O brasileiro foi o quarto melhor surfista do mundo na temporada de 2023.

No entanto, Chumbinho sofreu um gravíssimo acidente enquanto treinava para o primeiro evento do ano em Pipeline. Após longa recuperação, o jovem finalmente conseguiu retornar para as competições.

João Chianca derruba Griffin Colapinto em bateria polêmica

Bateria polêmica? João Chianca derruba favorito ao título em El Salvador
Aaron Hughes/WSL

Após vencer na repescagem o havaiano Barron Mamiya, João Chianca tinha uma grande missão pela frente, superar o atual vice-campeão e favorito do evento em El Salvador, Griffin Colapinto.

Logo no começo do confronto, uma interferência mudou a história da bateria. Griff cometeu um erro ao impedir João de remar em uma onda e acabou sofrendo a punição.

Apesar disso, Colapinto não se abalou e seguiu pegando ondas e tentando construir um somatório sem a metade de sua segunda onda. O confronto ficou com poucas chances no começo, mas pegou fogo no fim.

Chumbinho encaixou um 6.50 com fortes manobras. Minutos depois, Griffin arrancou para uma onda incrível com dois aéreos e garantiu a melhor nota do campeonato, 9.43.

João mostrou consistência para aumentar sua média com duas notas, 7.00 e 7.50. Essas ondas foram fundamentais, já que Colapinto estava impossível. O norte-americano fez outra perfomance desafiadora e fez 8.10.

Com a interferência, a nota ficou cortada pela metade e virou um 4.05. Dessa forma, João Chianca venceu a bateria e avançou para as quartas de final. Na próxima fase, o jovem vai enfrentar Gabriel Medina.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: