Italo Ferreira será o representante solitário do Brasil na categoria masculina no WSL Finals. Essa é a primeira vez que a tempestade brasileira não consegue emplacar dois surfistas entre o top-5 em Trestles.
Além disso, Italo tem uma dura missão partindo da quinta colocação do ranking. O potiguar vai precisar vencer todos os adversários para ser bicampeão mundial. No entanto, existem motivos para acreditar no brasileiro.
5 motivos para acreditar no bicampeonato mundial de Italo Ferreira
- Experiência no WSL Finals;
- Preparo físico;
- Previsão de ondas;
- Arsenal de manobras e estratégia;
- Confiança.
Experiência no WSL Finals
Desde que o novo formato com o Finals foi criado, Italo Ferreira foi o surfista que chegou mais perto de vencer o evento, saindo da primeira bateria do dia.
Na temporada de 2022, Italo Ferreira bateu Kanoa Igarashi, Ethan Ewing, Jack Robinson e, só perdeu a decisão do título mundial para Filipe Toledo.
Em 2024, o primeiro adversário de Italo será Ethan e em caso de vitória, o próximo é Jack Robinson. O potiguar já enfrentou os dois rivais e venceu.
Além disso, Ferreira tem números superiores a todos os seus adversários no WSL Finals em Trestles. O brasileiro já venceu três baterias em suas participações, superando Ewing, que tem duas vitórias.
Jack Robinson e Griffin Colapinto perderam todos os seus confrontos na história do WSL Finals. Enquanto isso, John John Florence faz sua estreia no evento e ainda não tem números nessa decisão.
Preparo físico
Italo já mostrou que é capaz de aguentar a maratona do WSL Finals em 2022. Na ocasião, o surfista competiu machucado e mesmo assim chegou à decisão.
Nesta temporada, Italo voltou seu foco à parte física e isso será novamente importante para outra maratona de baterias que o brasileiro vai precisar enfrentar.
Previsão de ondas
A previsão de ondas em Trestles não é das melhores e devemos ter ondas pequenas. Isso pode favorecer os aéreos de Italo Ferreira, que executa esse tipo de manobra com muita facilidade.
O evento deve ocorrer na sexta-feira (6), primeiro e melhor dia da janela. Confira a previsão completa do WSL Finals aqui.
Arsenal de manobras e estratégia
Como dito anteriormente, Italo Ferreira pode brilhar nos aéreos como fez em 2022. No entanto, o potiguar é capaz de executar outras manobras poderosas e pode tirar notas de ondas para qualquer lado.
Essa deve ser uma estratégia de Italo, que é um atleta que gosta de pegar muitas ondas e dificilmente será marcado ou ficará parado esperando pela boa da série por muito tempo.
Confiança
Após ser campeão olímpico em 2021, Italo passou um longo período sem conquistar nenhuma competição do circuito mundial.
No entanto, o potiguar voltou com tudo em 2024 e venceu dois eventos na temporada, Teahupo'o e Saquarema. As vitórias aumentaram a confiança de Italo, que deve chegar pronto para lutar pelo seu segundo título mundial.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias:
- Onde assistir o WSL Finals 2024 ao vivo e quais os horários do evento?
- Italo Ferreira elege seus principais rivais no WSL Finals: “Os caras diferentes”
- Gabriel Medina fala pela primeira vez sobre cláusula contratual com patrocinadora
- Yago Dora desabafa após ficar fora do Finals: “O surf muitas vezes não é justo”
- Finals em Trestles já contou com tubarão em decisão entre Gabriel Medina e Filipe Toledo
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.