Matthew McGillivray é um dos surfistas mais promissores de sua geração na África do Sul, nascido no dia 26 de março de 1997, o regular é local da Baía de Jeffreys Bay, um dos picos mais famosos do mundo.

De fato, Matthew McGillivray vem se consolidando como um dos melhores surfistas do mundo, concluindo seu terceiro ano no circuito mundial, com vaga já garantida para 2024.

Sendo assim, o Esportelândia vai trazer nesse texto a biografia completa do sul-africano.

Quem é Matthew McGillivray

Matthew McGillivray: biografia e curiosidades no surf
Reprodução/Instagram

Local de uma das ondas mais difíceis e adoradas do mundo, Matthew McGillivray cresceu em Jeffreys Bay e começou a ganhar destaque no cenário internacional do surfe por sua abordagem versátil e estilo suave que combina velocidade, potência e fluidez.

McGillivray chamou a atenção ao competir em diversos eventos do Qualifying Series (QS) da WSL, onde buscava acumular pontos para se qualificar para o circuito mundial. Seu estilo fluído e ousado lhe rendeu elogios e algumas vitórias.

Trajetória até o circuito mundial

Matthew McGillivray: biografia e curiosidades no surf
WSL/Poullenot.

Matthew McGillivray começou a competir pela WSL em 2014, na categoria Júnior da entidade, o sul-africano começou a correr o QS logo na temporada seguinte em 2015.

No ano de 2016, Matt obteve uma segunda colocação no Taiti, sendo esse seu melhor resultado. Na temporada de 2017, McGillivray fez mais uma final, dessa vez no Corona Durban Surf Pro, perdendo para Michael February na decisão.

A temporada de 2018 foi especial para Matthew McGillivray, o jovem fez sua estreia no tour principal, competindo em casa na etapa de Jeffreys Bay.

Além disso, Matt venceu seus dois primeiros eventos no QS, o Seat Pro Netanya e o Vans Surf Pro Classic, porém, os resultados não foram suficientes para garantir o sul-africano no circuito mundial.

Em 2019, Matthew seguiu crescendo e mesmo sem vencer nenhuma etapa, conseguiu ótimos resultados em eventos com pontos valiosos. Dessa forma, o surfista conseguiu finalmente sua vaga para o circuito mundial, terminando na quarta colocação do ranking do QS.

Confira outras biografias de surfistas

Matthew McGillivray no circuito mundial

Matthew McGillivray: biografia e curiosidades no surf
Reprodução/Instagram.

Matt garantiu sua vaga no tour em 2019, mas acabou disputando seu primeiro ano somente em 2021, por conta do cancelamento da temporada 2020, devido ao COVID-19.

Dessa forma, Matthew mostrou uma boa regularidade para seu ano de estreia no circuito mundial e conseguiu como seu melhor resultado uma semifinal em Margaret River, perdendo para o campeão do evento, Filipe Toledo.

Já na temporada seguinte, Matthew obteve novamente uma semifinal em Margaret River como seu melhor resultado no ano. O sul-africano terminou como décimo terceiro melhor surfista do mundo em 2022.

Em 2023, Matthew McGillivray foi mais uma vez regular e conseguiu passar o corte na metade da temporada. Seus melhores resultados foram nos eventos de Sunset e Bells Beach, perdendo para João Chianca e Ethan Ewing.

Além disso, Matthew conseguiu garantir sua vaga para disputar os jogos olímpicos de 2024, que ocorrem em Teahupo’o.

Características do surf de Matthew McGillivray

Matthew McGillivray: biografia e curiosidades no surf
Reprodução/Instagram.

Matthew McGillivray é um surfista regular de point break, o sul-africano tem um estilo muito bonito, consegue executar alguns aéreos e também é um exímio pegador de tubos, já tendo em seu histórico uma nota 10 em Teahupo’o.

Matthew e o Base Jumper

Matthew McGillivray: biografia e curiosidades no surf
Reprodução/Instagram

Matthew McGillivray sempre costuma roubar a cena com seu perfil radical, o surfista gosta de praticar base jumper e segundo o próprio esse estilo de vida é de família:

Isto é algo que surge naturalmente da minha família. Tenho um pai que nos levava, a mim e aos meus dois irmãos mais velhos, para as montanhas ou para velejar no oceano desde uma idade jovem. Naturalmente, isso me transformou em alguém que procura essas experiências de se sentir pequeno na natureza. É assim que me sinto vivo”, afirmou Matthew em entrevista exclusiva ao Esportelândia.

Título de Matthew McGillivray

Até o momento, Matthew McGillivray já conquistou dois títulos, ambos no QS, porém o surfista vem evoluindo e pode aumentar sua prateleira em breve.

  • 2018 – Seat Pro Netanya pres by Reef/QS
  • 2018 – Vans Surf Pro Classic/QS

Confira outros textos sobre surf