A maior e melhor lista de Livros de Surf já feita. Manuais, biografias e histórias imperdíveis. Veja nossas análises e boa leitura

Mais do que um esporte a ser praticado, o surf é uma verdadeira paixão para todos que curtem pegar ondas. Não à toa é motivação para excelentes histórias.

Listamos 22 livros de surf, com biografias, relatos históricos e até guias para quem aprender mais sobre as técnicas do esporte.

Então, não perca tempo e confira os melhores livros de surf! Relacionamos tanto obras em português quanto em inglês 😉

Os melhores livros de surf

  • Gabriel Medina
  • Carlos Burle – Profissão: Surfista
  • Como se tornar um campeão – História de Adriano de Souza
  • Surf Like a Girl
  • O Código do Surfista
  • Surf Odyssey: The Culture of Wave Riding
  • Guia Prático de Surf
  • Surfe por sua vida: Mick Fanning
  • Dias Bárbaros: uma vida no surfe
  • A História da Rip Curl
  • Pipe Dreams: A Surfer’s Journey
  • Pelo Amor
  • Fifty Places to Surf Before You Die
  • The California Surf Project
  • Surfing: 1778 – 2015
  • Bad Karma
  • Surf Science
  • Eddie Would Go
  • Ghost Wave
  • Surf Mama
  • LeRoy Grannis: Surf Photography of the 1960s and 1970s
  • A Grande História do Surf Brasileiro

Gabriel Medina

  • Autor: Túlio Brandão

Gabriel Medina é o primeiro brasileiro campeão mundial de surf. Quer conhecer a história do surfista e saber como ele chegou a essa conquista? Eis sua chance.

Em Gabriel Medina, o autor Túlio Brandão relata a trajetória do surfista paulista desde suas primeiras ondas em Maresias, a relação com seu padrasto, que se tornou seu treinador, e as primeiras competições.

O livro também descreve como foram as etapas das WSL que levaram Medina ao tão sonhado título mundial.

Conheça a história de mais um ídolo do esporte brasileiro!

Para comprar o livro Gabriel Medina, use este link!

Carlos Burle – Profissão: Surfista

  • Autor: André Viana

Você já se imaginou surfando em ondas gigantes? É essa, atualmente, a especialidade do surfista brasileiro Carlos Burle.

“O surfe de ondas grandes é o ser humano enfrentando a natureza no grau mais elevado de seu poder físico e psicológico. Existem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, mas só alguns desses seres são capazes de fazer o que fazemos”, analisa Burle.

Ao autor André Viana, o surfista conta tudo sobre suas décadas de dedicação ao esporte, do anonimato ao estrelato, sempre tentando desmistificar a imagem dos homens e mulheres que encaram ondas de 20, 30 metros por prazer – mas também por profissão. 

Conheça mais sobre Carlos Burle e os surfistas de ondas gigantes!

Para comprar o livro Carlos Burle – Profissão: Surfista, basta usar este link!

Como se tornar um campeão – História de Adriano de Souza, o Mineirinho

  • Autora: Márcia Vieira

Gabriel Medina foi o primeiro campeão mundial de surf, mas ele não está sozinho. Adriano de Souza, o Mineirinho, também levou o Brasil ao posto mais alto do esporte.

Como se tornar um campeão relata a história de Adriano desde o seu nascimento em um barraco de madeira numa favela do litoral paulista. 

Sua vida mudou completamente quando descobriu a alegria de brincar com uma prancha de surf nas ondas do Guarujá. Baixinho, malnutrido, criado na pobreza, Mineirinho, como ficou conhecido, conseguiu superar suas limitações, colecionar títulos dentro e fora do Brasil e conquistar o campeonato mundial do esporte.

Não perca tempo e conheça mais sobre a história de um dos principais nomes da Brazilian Storm!

Compre o livro Como se tornar um campeão usando este link!

Surf Like a Girl

  • Autor: Carolina Amell

Se você acha que o surf é um esporte dominado por homens, está na hora de rever seus conceitos. 

As trinta mulheres surfistas retratadas nesta coleção emocionante podem rasgar uma onda perfeitamente. Atletas de diferentes origens ao redor do mundo, cada surfista é destaque em fotografias espetaculares e com suas próprias palavras inspiradoras. 

O livro traz o relato da surfista profissional americana Lindsay Steinriede sobre como a morte de seu pai inspirou sua carreira. A francesa Valerie Duprat descreve como ela começou a “esculpir espuma”. Conchita Rossler, fundadora do Mooana Retreat em Portugal, conta como é conectar mente, corpo e espírito. E a fotógrafa australiana Cait Miers fala sobre o empoderamento das mulheres. 

Você também encontrará surfistas com mais de sessenta anos, que surfam durante a gravidez, que comandam barcos, ensinam ioga e fazem filmes. 

A fotografia de tirar o fôlego captura essas mulheres de todos os ângulos, dentro e fora das ondas, em alguns dos locais mais impressionantes do mundo. 

Compre Surf Like a Girl usando este link!

O Código do Surfista

  • Autores: Shaun Tomson e Patrick Moser

Por muitos anos, Shaun Tomson foi o único surfista não nascido na Austrália a ser campeão mundial. Vencedor do circuito em 1977, o sul-africano compartilha experiências e aprendizados em O Código do Surfista.

Shaun Tomson recorre à força das lições aprendidas desde a infância, na África do Sul, durante os tempos do apartheid, até as competições nas ondas mais perigosas do mundo, e nos oferece um relato inspirador de como encarar os desafios mais difíceis da vida mantendo o olhar na direção da luz que brilha adiante. 

O ex-campeão mundial estava no auge de sua vida profissional e pessoal – um ex-campeão mundial de surfe, um empresário bem-sucedido à frente de marcas de roupa multimilionárias e um requisitado palestrante motivacional – quando passa por uma perda terrível e, posteriormente, por um renascimento milagroso.

Para comprar o Código do Surfista, basta usar este link!

Surf Odyssey: The Culture of Wave Riding

  • Autor: Andrew Groves

Mais do que um esporte, surf é uma cultura. Surf Odyssey documenta o culto moderno ao surf como sua própria subcultura e modo de vida.

Este é um livro sobre o mundo do surf hoje e aqueles que nele vivem. Esta comunidade é composta pelos próprios surfistas, além de fotógrafos e designers de pranchas que também estão difundindo seu espírito distinto em outros campos criativos. 

Comparável ao novo movimento ao ar livre, o surf de hoje é sobre uma atitude em relação à vida, um desejo de aventura e um amor pela natureza que só podemos encontrar longe de locais estabelecidos. 

Surf Odyssey apresenta os lugares, pessoas, histórias e marcas dessa cena. Sua impressionante fotografia certamente inspirará muitas outras explorações de surf.

Compre o livro Surf Odyssey usando este link!

Guia Prático de Surf

  • Autor: John Conway

Quer aprender todas as técnicas de surf e ter total domínio da prancha? Leia este livro de surf.

O Guia Prático de Surf foi produzido para tornar a prática do esporte mais acessível tanto aos iniciantes quanto aos que já pegam ondas há mais tempo. 

Os principiantes encontrarão as técnicas básicas, enquanto aqueles que detêm já alguma experiência descobrirão neste guia indicações para chegar aos níveis mais avançados, incluindo o de competição. 

O livro de John Conway fala sobre a segurança nas praias, o equipamento básico de surf, as disciplinas básicas, o surf de competição ou o surf de viagem. Traz ainda um glossário e mais de 50 fotografias ilustrativas.

Para comprar o Guia Prático de Surf, basta usar este link!

Você ama outros esportes além do Surf? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Surfe por sua vida: Mick Fanning

  • Autores: Mick Fanning e Tim Baker

Mick Fanning é um dos poucos surfistas da história a ter conquistado três títulos mundiais. O australiano foi campeão em 2007, 2009 e 2013.

Em Surfe por sua vida, ele conta suas aventuras e dá dicas de como conseguir praticar o surf em um patamar mais alto. 

O livro relata desde a infância de Mick, lembrando os ensinamentos e os incentivos dos pais, além de curiosidades de sua vida e carreira, como a paixão pelo futebol e o início nas competições de surfe quase por acaso.

Conheça mais sobre a história do tricampeão mundial de surf!

Compre Surfe por sua vida usando este link! 

Dias Bárbaros: uma vida no surfe

  • Autor: William Finnegan

Em autobiografia vencedora do Prêmio Pulitzer, William Finnegan, jornalista da revista The New Yorker, apresenta o surfe em uma perspectiva extremamente pessoal, original e surpreendente.

Finnegan viveu a infância na Califórnia e no Havaí, e aprendeu cedo a surfar. Ao longo da vida, viajou o mundo em busca das melhores ondas. 

Neste livro de surf, ele conta, através de sua trajetória no surfe, as histórias da época em que pertencia a uma gangue de meninos brancos em Honolulu, a loucura que impregnou jovens e adultos na década de 1960, sua vivência das ondas mais famosas do mundo e tudo o que aprendeu com elas. 

O autor relata desde o pesar de ter usado LSD para desbravar a baía de Honolua, em Maui, à satisfação intensa de atravessar os recifes da Polinésia de mapa em punho para descobrir uma das maiores ondas que existem.

Para comprar Dias Bárbaros, basta usar este link!

A História da Rip Curl

Desde que nasceu na Austrália, a Rip Curl se tornou uma das principais marcas de surf no mundo.

A História da Rip Curl conta a impressionante jornada dos jovens surfistas Brian Singer e Doug “Claw” Warbrick, que perseguiram o sonho de ganhar a vida na busca pela onda perfeita.

A marca que eles construíram não apenas satisfez a própria vontade de viver do surfe, mas também inspirou muitas outras pessoas, surfando na onda da revolução global da juventude, com o estopim no final dos anos 60.

Conheça os detalhes da história de uma das mais importantes marcas de surfwear!

Compre A História da Rip Curl usando este link!

Pipe Dreams: A Surfer’s Journey

  • Autor: Kelly Slater

Pipe Dreams é um dos primeiros livros de autoria de Kelly Slater, o maior surfista de todos os tempos.

Mais brilhante estrela do surf, o norte-americano continua a mudar a mente das pessoas sobre o que pode e o que não pode ser feito em uma prancha de surf. 

Neste livro, ele conta sua história de fama, fortuna, relacionamentos com modelos e tudo o que envolve o espírito de um grande ícone do esporte.

Para comprar Pipe Dreams basta usar este link!

Pelo Amor

  • Autor: Kelly Slater

Pelo Amor é a história de Kelly Slater nas suas próprias palavras. 

Phil Jarratt entrevistou o maior surfista de todos os tempos e dezenas dos seus amigos para captar histórias, memórias e momentos, assim como os pensamentos de Kelly Slater sobre política, música, design de pranchas, altos e baixos da competição, e a sensação de estar dentro de um tubo.

O livro traz também centenas de fotos nunca antes publicadas que capturam as maiores vitórias e os momentos mais calmos da mesma forma.

Para comprar Pelo Amor, use este link!

Fifty Places to Surf Before You Die

  • Autor: Chris Santella

Quais são os melhores lugares do mundo para surfar? Descubra os picos mais incríveis com essa lista elaborada por experts em ondas.

Este guia ilustrado traz os destinos de surf mais emocionantes do mundo, incluindo picos conhecidos como North Shore, Gold Coast e Malibu, além de rotas inesperadas como a Amazônia e o Golfo do Alasca. 

Das águas geladas da Península de Reykjanes, na Islândia, até Nazaré, em Portugal, Fifty Places to Surf leva os leitores a uma aventura abrangente, divulgando os detalhes que torne cada local único.

Para comprar Fifty Places to Surf Before You Die, basta usar este link!

The California Surf Project

  • Autor: Eric Soderquist e Chris Burkard

Largue seu emprego, pegue suas pranchas e parta por uma viagem pela costa da Califórnia…

The California Surf Project é um diário de viagem totalmente ilustrado de dois surfistas que fizeram essa viagem da vida. 

Chris Burkard, um talentoso fotógrafo, e Eric Soderquist, um surfista profissional, foram desde a fronteira do Oregon até os Tijuana Sloughs e descobriram tudo o que o lendário litoral do Golden State tem a oferecer. 

Reviva sua incrível aventura de surfar ondas perfeitas, compartilhando fogueiras com estranhos e mantendo um ônibus rodando com fita adesiva e orações em mais de 200 fotografias maravilhosas, texto emotivo, além de um DVD de trinta minutos produzido profissionalmente.

Para comprar The California Surf Project, use este link!

Surfing: 1778 – 2015

  • Autor: Jim Heimann

Surfing: 1778-2015, com 600 páginas recheadas de fotos impressionantes, descreve como o surf, a partir da Polinésia, conquistou o mundo e se tornou um instrumento de marketing e desenvolveu sua própria cultura.

São cinco capítulos em que o autor descreve as diferentes fases históricas do surf, em um paralelo com o movimento hippie e a resistência contra o sistema

O livro traz entrevistas com experts em surf e renomados fotógrafos para contar a história de séculos do esporte.

Compre o livro Surfing usando este link!

Bad Karma: The True Story of a Mexican Surf Trip from Hell 

  • Autor: Paul Wilson

No verão de 1978, Paul Wilson, aos 21 anos, aproveita a oportunidade para se juntar a dois ícones locais em uma viagem de surf dos sonhos ao México continental, sem saber que seu destino final está no coração do país do cartel de drogas. 

Não tendo ideia de onde conseguirá o dinheiro para pagar sua parte e determinado a provar sua coragem, ele faz a única coisa em que consegue pensar: ele assalta um supermercado. 

E, se o karma ainda não tinha motivos suficientes para condenar a viagem, ele logo descobre que um de seus companheiros é um assassino condenado em fuga e o outro bastante inescrupuloso. Assim, a mera sobrevivência tem precedência sobre o surf.

Conheça essa impressionante história em Bad Karma!

Para comprar este livro de surf, use este link!

Surf Science: An Introduction to Waves for Surfing

  • Autores: Tony Butt, Paula Russell e Rick Grigg

Você já se perguntou de onde vêm as ondas? O que leva um dia a ter um mar agitado e outro bastante tranquilo?

Surf Science é o primeiro livro a falar em profundidade sobre a ciência das ondas do ponto de vista de um surfista e ajuda a aprender a prever o surf. 

Você não precisa de um conhecimento científico para lê-lo: apenas curiosidade e fascínio por ondas.

Para comprar Surf Sciente, basta usar este link!

Vá além do mundo do Surf! Confira também nossos outros conteúdos:

Eddie Would Go

  • Autor: Stuart Holmes Coleman

Na década de 1970, uma década antes de adesivos e camisetas com a frase Eddie Would Go começarem a aparecer em todas as ilhas do Havaí e em todo o mundo do surf, Eddie Aikau estava provando o que significava ser um “waterman”. 

Como um surfista destemido e talentoso, ele surfou nas maiores ondas do mundo. Como o primeiro e mais famoso salva-vidas da baía de Waimea, salvou centenas de vidas de suas águas traiçoeiras. E como havaiano orgulhoso, sacrificou sua vida para salvar a tripulação a bordo da canoa Hokule’a.

Eddie Would Go é a história convincente da lenda Eddie Aikau. Conheça mais sobre esse personagem extraordinário do surf.

Para comprar o livro Eddie Would Go na versão em português, basta usar este link!

Ghost Wave

  • Autor: Chris Dixon

Se você tem interesse por ondas gigantes, leia Ghost Wave: The True Story of the Biggest Wave on Earth and the Men Who Challenged It!

Nascendo das profundezas do Pacífico, encontra-se uma ilha lendária, agora submersa logo abaixo da superfície do oceano. 

Rumores e avisos sobre Cortes Bank são abundantes, mas, entre os surfistas de ondas grandes, este pico é famoso por uma razão simples: é o lar da maior onda “surfável” na face da terra. 

Neste livro de surf, o jornalista Chris Dixon desvenda os segredos de Cortes Bank e atrai os leitores para o mundo angustiante do surf de ondas gigantes e seus perigos.

Para comprar o livro Ghost Wave, use este link!

Surf Mama

  • Autora: Wilma Johnson

Wilma Johnson morava na costa oeste da Irlanda com sua família, equilibrando os desafios de ser artista, esposa e mãe, até que, nos seus quarenta anos, foi tomada por um profundo desejo de aproveitar o dia e mudou-se para Biarritz para se tornar uma surfista.

O plano atingiu águas turbulentas quando ela chegou à França com seu casamento sob ameaça e os três filhos que não falam francês. 

Suas primeiras tentativas no surf são desastrosas, resultando em contusões, ossos quebrados e um ego danificado. Porém, quando ela experimenta a sensação eufórica de pegar sua primeira onda e criar o Mamas Surf Club, tudo vale a pena.

Compre o livro Surf Mama usando este link!

LeRoy Grannis: Surf Photography of the 1960s and 1970s

  • Autores: Jim Heimann, LeRoy Grannis e Steve Barilotti

LeRoy Grannis foi pioneiro em fotografia no surf, começando nos anos 60. Esta coleção reúne suas mais vibrantes imagens do esporte. 

A importância de Grannis é tão expressiva que ele recebeu o apelido de Padrinho do Surf. Afinal, é fundador de revistas especializadas como Surfer, Reef e Surfing Illustrated.

Para comprar o livro de LeRoy Grannis, use este link!

A Grande História do Surf Brasileiro

  • Autor: Reinaldo Andraus

A Grande História do Surf Brasileiro não é apenas um livro, mas sim um projeto. São cinco volumes que contam toda a trajetória do esporte no país.

Foram cinco anos de pesquisas, mais de uma centena de entrevistas, viagens por todo o litoral, para contar as raízes do surf no Brasil no primeiro volume.

Entenda a construção da história do esporte por aqui, até a formação de uma geração de grandes atletas, como Gabriel Medina, Adriano de Souza, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo.

Compre o volume 1 de A Grande História do Surf Brasileiro usando este link!

Depois de conferir esta relação, ainda sentiu falta de algum livro nesta lista? Conte para a gente nos comentários!

Agora que você já viu os melhores livros de surf da história, veja também nossa lista para outros esportes:

Ficha Técnica
Título
Livros de surf: veja a lista dos 22 melhores (com resumos)
Resumo
A maior e melhor lista de Livros de Surf já feita. Manuais, biografias e histórias imperdíveis. Veja nossas análises e boa leitura
Autor

Comentários

Salvar