Após mais de um dia do WSL Finals, o onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, apareceu para parabenizar John John Florence e Caitlin Simmers.

O norte-americano usou suas redes sociais para dizer que Florence deveria ser tetra ou pentacampeão se não fossem suas lesões. Consequentemente, o havaiano teria mais títulos que Gabriel Medina.

Kelly Slater parabeniza John John Florence e Caitlin Simmers

Em sua rede social, Kelly Slater postou um storie para enaltecer cada um dos surfistas. Sobre Caitlin Simmers, o GOAT destacou que a jovem se tornou a campeã mundial mais jovem da história do surf:

Caity Simmers está apenas começando a incendiar o mundo com seu 1º título mundial, agora se tornando a mais jovem campeã mundial de surfe profissional da história.

Apenas o início de muitos outros, se ela assim quiser, tenho certeza. Excelente surfe este ano. Você realmente elevou o surf feminino a outro nível.

Já no post para John John, Kelly comentou que o havaiano já deveria ter sido tetra ou pentacampeão mundial se não fossem suas lesões:

Grande parabéns para John Iohn Florence pelo seu 3º título mundial. Provavelmente já deveria ter sido o 4º ou 5º, mas lesões interromperam algumas performances gigantescas por alguns anos. Parabéns, amigo!

Kelly Slater acredita que John John deveria ter mais títulos que Gabriel Medina
Kelly Slater parabenizou Caitlin Simmers e John John Florence [Reprodução]
Com seu terceiro título mundial, Florence empatou com Gabriel Medina. Porém, no discurso de Slater, o havaiano já deveria ter mais troféus que o brasileiro se não tivesse passado por tantas lesões.

John John Florence poderia ter mais títulos que Gabriel Medina sem as lesões?

É difícil pensar no se para qualquer esporte. No entanto, avaliando algumas temporadas, é possível traçar um panorama.

John John Florence era bicampeão mundial em 2016 e 2017 e poderia buscar o título de 2018 até sua grave lesão no joelho. Depois disso, o havaiano não conseguiu retornar.

2018 foi a temporada em que Medina voltou ao topo do mundo com uma arrancada na segunda metade da temporada, já sem John na disputa.

No ano seguinte, Florence liderava o ranking mais uma vez até outra grave lesão, dessa vez no Rio de Janeiro. Nessa temporada, Italo e Gabriel lutaram até a última bateria pelo título, que acabou com o potiguar.

Após a pandemia, o circuito retornou no final de 2020 já valendo para 2021. John John venceu o primeiro evento em Pipeline diante de Medina e teve mais um bom começo, que acabou atrapalhado por outra lesão e cirurgia.

Em 2022, Florence não conseguiu bons resultados e também não participou do restante da temporada. O havaiano só voltou a conseguir um ano inteiro saudável em 2023, quando terminou na oitava colocação.

Relembrando essa trajetória, fica óbvio que John John Florence poderia ter sim mais títulos em sua carreira, mas será que Gabriel Medina também não deveria ter mais alguns?

Gabriel conquistou seu tricampeonato mundial em 2021 e poderia muito bem ter vencido novamente em 2022, caso não tivesse decidido descansar e cuidar de sua saúde.

Kelly Slater acredita que John John deveria ter mais títulos que Gabriel Medina
Gabriel Medina tricampeão mundial [WSL/Pat Nolan]
Isso sem comentar alguns resultados polêmicos que acompanharam Medina durante toda sua carreira e o prejudicaram na luta por mais títulos.

No fim, o empate entre os tricampeões com três títulos para cada parece justo. Veremos se alguém vai desempatar essa disputa em 2025.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias: