João Chianca fez uma grande temporada no ano de 2023, após cair no corte em 2022. O carioca voltou ao tour com todas as forças e teve um forte início, com direito ao seu primeiro título no WCT, quando venceu em Portugal.
No entanto, os resultados de Chianca após o corte não foram dos melhores, caindo na fase de quartas de final no Surf Ranch e nas oitavas de final em El Salvador, Saquarema e J-Bay.
João Chianca perde para local em Teahupo’o
De fato, João Chianca só precisava vencer uma bateria em Teahupo'o para garantir sua vaga na WSL Finals. Após perder na rodada de abertura diante de Jordy Smith, Chumbinho caiu na repescagem com um adversário duro, Kauli Vaast.
Vaast foi o vice-campeão da temporada de 2022 no Taiti e mostrou ser um dos melhores do mundo em Teahupo'o.
Dessa forma, o confronto começou com Kauli tomando a iniciativa e fazendo valer seu conhecimento do local para abrir uma boa vantagem, com dois bons tubos que renderam um 7.00 e um 6.00.
Enquanto isso, João encontrou dificuldades para conseguir boas ondas e com 10 minutos para o fim, tinha apenas uma nota 3.33 e outra 1.57, precisando de 9.67 para virar a bateria.
A situação se manteve a mesma até o final da bateria, que acabou com o brasileiro eliminado.
JOÃO CHIANCA ELIMINADO!!!https://t.co/rJI0cfHxR8 pic.twitter.com/HQxC7MPPRL
— Surf News Brasil 🌊 (@SurfNewsBrasil) August 15, 2023
Derrota coloca João Chianca em perigo contra Yago Dora, Gabriel Medina e John John Florence
O resultado negativo diante de Kauli Vaast colocou Chumbinho em uma posição onde o jovem passou a depender dos resultados de três surfistas: Yago Dora, Gabriel Medina e John John Florence.
Os cenários são os seguintes: se Yago Dora chegar à final em Teahupo'o contra Gabriel Medina ou John John Florence, e um dos dois últimos vencer o evento, João Chianca fica de fora da WSL Finals. No entanto, se Yago vencer a etapa, Chumbinho garante sua vaga.
Vale lembrar que Yago Dora está de um lado das chaves de oitavas de final e Gabriel Medina e John John Florence do outro. Sendo assim, é possível o cenário descrito acima.
Vá além do mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- Damian Lillard: biografia, estatísticas e prêmios na NBA
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Posições do futebol [2023]: as funções de cada jogador em campo
Jornalista e aficionado por esportes, entre eles minhas maiores paixões são: futebol, surf e basquete, principalmente a NBA.