Gabriel Medina é o maior surfista da história do Brasil. Três títulos mundiais em sua conta garantem esse posto, tendo o primeiro deles completando nove anos nesta terça-feira (19).
Medina não sabia, mas sua conquista mudaria o rumo do circuito mundial, que já estava inclinado para o Brasil; precisava apenas de uma faísca, e Gabriel era puro fogo.
Gabriel Medina e seu primeiro título mundial mudam o rumo do Brasil
É óbvio que o Brasil sempre teve grandes surfistas no circuito mundial, desde Fábio Gouveia, Pepê Lopes, Teco e Neco Padaratz até Victor Ribas, o terceiro melhor do mundo em 1999.
No entanto, apesar do talento das gerações anteriores, faltava um título mundial, que chegou com um garoto de apenas 20 anos em 2014.
O ano mágico de Gabriel Medina começou com uma vitória na Gold Coast; durante a temporada, o brasileiro ainda venceu mais dois eventos, curiosamente de ondas tubulares em Fiji e Teahupo'o.
Medina chegou no último evento em Pipeline dependendo apenas de seus resultados e, após a derrota de Mick Fanning para Alejo Muniz, Gabriel comemorou dentro do mar seu primeiro título juntamente com Filipe Toledo.
Gabriel Medina ainda chegou na grande final do evento de Pipeline naquela temporada e, mesmo com uma nota 10 no seu somatório, acabou superado por um de seus maiores rivais, Julian Wilson.
No entanto, o título já estava conquistado, história feita e uma mudança de chave para os brasileiros, que começaram a acreditar que ser campeão mundial era possível.
Ver essa foto no Instagram
Nos anos seguintes, o Brasil dominou o circuito mundial, com mais dois títulos de Gabriel Medina (2018 e 2021), Filipe Toledo (2022 e 2023) e um de Adriano de Souza (2015) e Italo Ferreira (2019).
Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- “Vai ficar sinistro quando Medina, Italo e Filipe pararem”, Caio Ibelli faz previsão para o surf brasileiro
- Kanoa Igarashi é sincerão sobre seu ano na WSL: “Perdi de gente que ninguém conhece”
- Kelly Slater questiona organização do surf nas Olimpíadas: “Não faz sentido”
- Sophia Medina defende Carissa Moore e critica formato do Finals: “É injusto por que…”
- Decisão na justiça! Campeonato Brasileiro de surf vive imbróglio na etapa final
- Australiano desbanca a Brazilian Storm e ganha prêmio de melhor estilo no surf mundial
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.