Gabriel Medina é o maior campeão brasileiro no circuito da World Surf League. Além de 18 títulos em etapas, o paulista também é tricampeão mundial.
De fato, nesta sexta-feira (22) de dezembro, Medina completa três décadas no mundo. Dessa forma, vamos conferir grandes feitos do astro em sua vitoriosa carreira.
7 grandes feitos de Gabriel Medina
O brasileiro mais jovem na elite mundial
No longínquo ano de 2011, Gabriel Medina ingressou no circuito mundial com apenas 17 anos. E o brasileiro já mostrou que era diferente, vencendo duas etapas da temporada.
Entrando no circuito ainda menor de idade, Medina foi o mais jovem brasileiro a conseguir esse feito e também superou Kelly Slater, que conseguiu sua vaga com 18 anos.
Primeiro campeão mundial brasileiro
Três anos depois de chegar à elite do circuito mundial, Gabriel Medina fazia história novamente. O paulista conseguiu conquistar o título mundial inédito para o Brasil na temporada de 2014.
Mais jovem campeão mundial
Em idade, esse é um feito que Gabriel Medina divide com Kelly Slater. Ambos conquistaram o primeiro título mundial com apenas 20 anos.
Primeiro brasileiro campeão da tríplice coroa havaiana
A tríplice coroa havaiana era a junção de resultados das competições do Havaí. Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro a conquistar essa honraria, na temporada de 2015.
Primeiro surfista a executar um backflip em competições oficiais
Na temporada de 2016, Gabriel Medina chocou o mundo ao executar um backflip na etapa do Rio de Janeiro. O paulista foi o primeiro a conseguir concluir essa manobra em competições.
Medina ainda repetiu a manobra no WSL Finals de 2021, quando derrotou Filipe Toledo.
Maior campeão brasileiro de eventos da World Surf League
O último título de Gabriel Medina aconteceu em maio de 2023, o brasileiro conquistou o evento de Margaret River. Essa foi sua décima oitava conquista no circuito.
Esse número garante a Gabriel o posto de maior vencedor de eventos do circuito mundial com 18; Filipe Toledo vem no seu encalço com 17.
Além disso, dos surfistas em atividade, Medina é o maior vencedor de etapas, somente atrás de Kelly Slater e seu número surreal de 56 títulos.
Tricampeão mundial assim como Senna e Fanning
O primeiro tricampeão mundial do Brasil, Gabriel Medina realizou seu sonho ao alcançar seus grandes ídolos, Mick Fanning e Ayrton Senna, ambos com três títulos em seus respectivos esportes.
Ver essa foto no Instagram
Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:
- “Vai ficar sinistro quando Medina, Italo e Filipe pararem”, Caio Ibelli faz previsão para o surf brasileiro
- Kanoa Igarashi é sincerão sobre seu ano na WSL: “Perdi de gente que ninguém conhece”
- Kelly Slater questiona organização do surf nas Olimpíadas: “Não faz sentido”
- Sophia Medina defende Carissa Moore e critica formato do Finals: “É injusto por que…”
- Decisão na justiça! Campeonato Brasileiro de surf vive imbróglio na etapa final
- Australiano desbanca a Brazilian Storm e ganha prêmio de melhor estilo no surf mundial
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.